conecte-se conosco


AÇÃO SOCIAL

Mais de 800 pessoas participam de evento cultural no bairro São Matheus em Várzea Grande

Avatar

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Aproximadamente 800 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, da Comunidade do Grande São Matheus, em Várzea Grande, participaram do evento social e cultural de sessão de cinema, realizado na noite de quinta-feira (29.08). A ação foi promovida pela Federação dos Conselhos Comunitários (Feconseg) e pelo projeto “De bem com a vida”,desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil.

Participaram convidados, em sua maioria, do residencial São Benedito, no bairro Parque Sabiá, da região do São Mateus. Foi ministrada uma palestra informativa, cinema e na sequência o show humorístico com os artistas mato-grossenses, Nico e Lau.

O filme exibido na comunidade foi “Bala perdida”, que segundo os humoristas, Nico e Lau têm o propósito de abordar e discutir um tema muito próximo da juventude, utilizando o cinema como ferramenta para alertar os jovens quanto ao risco iminente da crescente violência urbana.

Para passar o filme foi preparado pela Polícia civil, o aparato técnico que contou com a projeção dos equipamentos do projeto “De bem com a vida”, e um caminhão-baú cedido pela Diretoria de Execução Estratégica, o qual serviu de apoio para a tela do cinema.

Na ocasião, o coordenador de Polícia Comunitária da PJC, Ademar Torres, fez um alerta sobre violência contra a mulher e prevenção ao uso e abuso de drogas. O público também assistiu a apresentação do agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que falou sobre tráfico de pessoas, por conta da proximidade da região que é cortada por rodovia de jurisdição federal.

O evento foi promovido pela Feconseg, Polícia Civil e demais parceiros, com objetivo de levar cultura, lazer, aliadas à orientação sobre os riscos do consumo do álcool e outras drogas, visando aumentar os fatores de proteção e redução dos índices de criminalidade na localidade.

O líder comunitário Danillo Moraes e membro da Feconseg relatou que há 14 anos promove esses eventos de cultura e entretenimento com apoio dos grandes parceiros “Nico & Lau”, instituições de segurança pública, além da Polícia Civil que é parceira há mais de 6 anos.

O presidente de bairro, Jonas Barros, agradeceu o trabalho de parceria e relatou que a comunidade é muito carente e nunca havia recebido uma ação envolvendo cinema e show de humor.

Colaboraram para o evento os investigadores de polícia Edmir Soares, Dayane Carvalho, Leonardo Vieira e João Carvalho.

 

Comentários Facebook

AÇÃO SOCIAL

Em “missão especial”, equipe da regional visita crianças que são apaixonadas pela Polícia Civil

Avatar

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Sensibilizados pela admiração de duas crianças à Polícia, na cidade de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), a Polícia Judiciária Civil do município realizou na manhã de quinta-feira (13.02) uma “missão especial”. O gesto simples de gentileza promoveu sentimentos de carinho e amizade, recíprocos entre os envolvidos na ação social.

As crianças de quatro e dois anos, moradoras no bairro Guarujá, receberam a visita surpresa dos policiais civis de Água Boa, que foram até a residência dos garotos para realizar o sonho dos meninos.

A ideia surgiu após chegar ao conhecimento da Delegacia Regional a admiração e paixão dos menores pela polícia, principalmente do menino de quatro anos, que tem autismo. Em contato com a mãe das crianças, ela de imediato apoiou a sugestão da “visita especial”.

Assim, na manhã desta quinta-feira, os policiais civis, acompanhados do delegado Valmon Pereira da Silva, chegaram ao endereço de viatura e vestindo uniformes operacionais, deixando os pequenos com sorrisos largos e cativantes.

Durante o encontro, os irmãos não se contiveram e abraçaram e conversaram com os policiais, além das várias posses feitas para as fotos, dentro e fora do veículo oficial da PJC-MT, que certamente marcará o momento único na vida desses pequenos.

Durante conversa com a mãe dos meninos, ela contou da fascinação dos filhos pela polícia e um pouco sobre sua experiência de vida. Ela também contou sobre o mais velho de quatro anos, que há um ano foi identificado com autismo e desde então vem fazendo acompanhamento.

Para a família, o custo financeiro do tratamento médico é alto, porém, a mãe se desdobra para cuidar dos filhos e trabalhar para conseguir pagar os cuidados especiais, necessários para saúde e bom desenvolvimento do garoto.

O delegado Valmon Pereira observa que a ação social busca chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social, do apoio e incentivo na esperança de um futuro melhor e sem violência.

“Essa é uma das formas de quebrar paradigmas e de aproximar da comunidade. Além do trabalho diário de combate a criminalidade, nos, pessoas públicas atuantes em prol da segurança pública, também somos exemplo e servimos como inspiração para muitas crianças. Esses sentimentos de referência com  toda certeza é grandioso e recompensador”, destacou o delegado regional.

Comentários Facebook
Continue lendo

AÇÃO SOCIAL

Programação de Natal da Arena Encantada termina neste domingo (05)

Avatar

Publicado

Desde a inauguração, em 06 de dezembro, a Arena Encantada tem sido um sucesso de público e crítica. Para quem ainda não visitou o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, ainda há tempo. A programação segue para seu último fim de semana e encerra as atividades de Natal neste domingo (05.01), véspera do Dia de Reis. A entrada por família é um quilo de alimento não perecível.

Aberto à visitação todos os dias da semana, sempre das 18h às 23h, a Arena Encantada, com mais de 4 mil m² de estrutura montada, possui espaços interativos que reúnem várias atrações como a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes.

Além da decoração de Natal, foi montada uma praça de alimentação no entorno da Arena. Lá os visitantes encontrarão diversas opções gastronômicas. O local conta com o apoio da Polícia Militar, que irá reforçar a segurança do evento durante todos os dias de visitação.

Arrecadação de alimentos

Até o encerramento da programação, a Arena Encantada continuará arrecadando alimentos a serem destinados a entidades sociais filantrópicas e associações comunitárias cadastradas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.

Somente na primeira quinzena de dezembro, a Arena Encantada arrecadou quase 35 toneladas de alimentos, já entregues às entidades filantrópicas (veja aqui). Poucos dias antes do Natal, os alimentos recolhidos, até então, foram organizados em milhares de cestas básicas e entregues a famílias em situação de vulnerabilidade. Pelo menos 90 mil pessoas visitaram a Arena Encantada nos primeiros 15 dias.

“A distribuição de alimentos vai se estender até a primeira quinzena de janeiro porque a arrecadação tem sido muito grande e, graças a Deus, nós temos como dar um pouco para cada um”, comemora Rosamaria Carvalho, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania.

A Arena Encantada foi idealizada e coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), que distribuirá os alimentos arrecadados para famílias carentes até meados de janeiro de 2020.

“Só tenho a agradecer. A Arena Encantada foi realmente um sucesso. Peço que continuem visitando e doando alimentos para que possamos, juntos, ajudar aqueles que mais precisam. A todos um feliz ano novo”, deseja a primeira-dama Virgínia Mendes.

Até domingo (05.01) a Arena Encantada segue arrecadando arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, leite, óleo e panetone.

A Arena Encantada é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio da iniciativa privada.

Serviço

O complexo da “Arena Encantada” foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal que está localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá

Período de visitação: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana