Polícia Federal
Polícia Federal deflagra Operação Big Five em combate à exploração de migrantes em São Paulo
Polícia Federal


São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (20/8) a operação Big Five, para desarticular esquema de exploração de migrantes para viagens ilegais aos Estados Unidos, em São Paulo. Policiais federais dão cumprimento a 3 mandados de prisão temporária e 6 mandados de busca e apreensão, no município paulista.
O inquérito policial teve início em julho de 2018, após cooperação policial internacional entre autoridades brasileiras e a agência norte americana de imigração Ice Customs Enforcement. À época foi noticiado à Polícia Federal que estrangeiros domiciliados em São Paulo estariam liderando organização criminosa voltada à prática de migração ilegal de diversas pessoas para os EUA.
Por meio de cooperação jurídica internacional e interceptação telefônica e de e-mails, dentre outras medidas investigativas, apurou-se que o grupo criminoso providenciava passaportes e/ou vistos brasileiros falsos em países da África Oriental, de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo/SP. Aqui eles eram recebidos pela organização criminosa, tinham seus passaportes retidos, realizavam câmbio e permaneciam hospedados em hotel na região central. Depois, seguiam para Rio Branco/AC, de onde atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os EUA.
Os indícios apontam que o grupo que agia em São Paulo centralizava e detinha pleno domínio de toda a rota, por meio de contato com outros integrantes em todos os países e continentes envolvidos. Dentre os migrantes enviados ilegalmente aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo e ora presos nos EUA, tendo eles permanecido dias em São Paulo e no Acre antes de prosseguirem suas jornadas. Também se identificou que um dos membros da organização criminosa detinha na sua página em rede social a divulgação de símbolos e personagens nazistas.
No decorrer da Operação foi identificada uma mesquita nesta Capital, onde um dos investigados assediava migrantes ilegais e, também, um hotel onde os migrantes eram mantidos pela organização criminosa, antes de prosseguirem viagem aos EUA.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), organização criminosa, falsificação de documento público e divulgação do nazismo, com penas de 3 a 8 anos de prisão, sem prejuízo de responderem por outros crimes que possam ser descobertos ao longo da investigação.
Será concedida coletiva de imprensa no auditório da Superintendência Regional de Polícia Federal em São Paulo, às 11h.


Polícia Federal
PF e BPFRON apreendem maconha especial


Guaíra/PR – Na sexta-feira, dia 22/01, durante patrulhamento de rotina, equipe policial observou movimentação suspeita em uma estrada rural da região do Distrito de Oliveira Castro e iniciou aproximação para possível abordagem de fiscalização.
Ao perceber a presença policial, o indivíduo evadiu-se iniciando acompanhamento tático. Na abordagem, os policiais constataram que se tratava de um tipo de maconha gourmet, conhecida como CAPULHO, de alto valor de mercado.
A eficiente ação integrada entre POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e SEOPI/MJSP resultou na apreensão de um veículo, carregado com aproximadamente 21kg de maconha.
Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR, para as diligências de praxe.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON e COE/BOPE da PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, RECEITA FEDERAL, FNSP e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131
Polícia Federal
PF, em ação conjunta, apreende carregamento de cigarros contrabandeados


Terra Roxa/PR – Nesta segunda feira, 25/01, durante patrulhamento de rotina, equipe policial se deparou com um comboio de veículos com as mesmas características dos utilizados nos crimes de contrabando e tráfico.
Após tentativa de abordagem, os veículos iniciaram fuga em alta velocidade. Em seguida, abandonaram dois dos veículos às margens da rodovia e se embrenharam em meio à mata. Os veículos se encontravam totalmente carregados com cigarros oriundos do Paraguai.
Foram apreendidos dois carregados com aproximadamente 200 caixas de cigarros paraguaios. Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR, para as diligências de praxe.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e BOPE da PMPR, TIGRE, COPE e GOA da PCPR, BOPE/PMMS, RECEITA FEDERAL, FNSP e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
Comunicação da Polícia Federal em Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131