conecte-se conosco


Cuiabá

Teatro Móvel estaciona na Orla do Porto para inspirar crianças a trabalhar com ciência e tecnologia

Publicado

Gabriel Borghi

Um laboratório de outro tempo, um robô e duas cientistas integrantes de uma rede de mulheres inventoras. Este é o enredo do espetáculo “Uma Janela para o céu”, que chega a Cuiabá nesta segunda (19) e fica até sexta (23), estacionado em seu teatro móvel, na Orla do Porto, com sessões nos períodos matutino e vespertino, todas gratuitas. O projeto, que tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e tecnologia, conta com patrocínio da Uber, apoio do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Nas últimas semanas, a iniciativa passou por Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Belém e Manaus. O grupo de teatro “Cia. Realengo”, que executa o espetáculo e trabalha com criação de histórias autorais ou com contação de obras importantes da literatura brasileira, foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.

A peça conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Depois, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.

Veja Também  Banda Ellus e João Eloy são as atrações da quinta noite da “Rua do Rasqueado” na praça da Mandioca

De acordo com a assessoria do projeto, em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de 4 estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com o apoio das prefeituras municipais de cada cidade visitada, como a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Cuiabá.

SERVIÇO

Cuiabá/MT: 19 a 23 de agosto

Local: Orla do Porto

Endereço: Avenida Manoela José de Arruda

PROGRAMAÇÃO

Segunda: 14h/15h30 (apresentações teatrais)

Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

*com informações da assessoria

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura divulga a lista dos classificados para o Curso Preparatório Comunitário

Publicado

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá finalizou nessa sexta-feira (20) a relação dos classificados para a segunda edição do Curso Preparatório Comunitário (CPC). A lista conta com 1.554 nomes, que irão participar do intensivão em sete polos distribuídos pelas diferentes regiões da cidade. As aulas inician já nesta segunda-feira (23). 

Nos polos para o qual se inscreveram, os aprovados deverão comparecer com uma fotocópia do seu RG, CPF e comprovante de residência, a fim de efetivar a matrícula. Em caso de aluno menor de 18 anos, a matrícula deve ser feita com o acompanhamento de um responsável. Aqueles que no dia estabelecido, não comparecerem para realização do processo perderão o direito à vaga.

O CPC foi Idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O curso pode ser feito por estudantes que já concluíram ou ainda concluirão, até dezembro de 2019, o 3º ano do ensino médio da rede pública ou privada. No segundo caso, é necessário que o aluno seja bolsista e comprove tal condição”, explica o coordenador-geral do CPC, professor Claudio Taques, o Pardal.

Veja Também  Secretaria Municipal de Educação realiza fórum de prevenção e combate ao bullying

Conforme o planejamento da Secretaria de Inovação e Comunicação, pasta responsável pela coordenação do CPC, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Presidente Médici (vespertino/noturno), na Unic — Beira Rio (vespertino), Unic — Barão (vespertino/noturno), Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (vespertino/noturno), Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (vespertino), Espaço Cultural Silva Freire (noturno), e no bairro Bela Vista (noturno).

Confiara abaixo as listas dos aprovados em cada polo 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Mais de mil pessoas serão capacitadas na 2ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300 que começa na segunda-feira (23)

Publicado

José Ferreira

As aulas da 2ª etapa do Programa Qualifica Cuiabá 300 começam na segunda-feira (23), onde foram selecionadas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para a realização dos cursos de formação de Recepcionista, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Mestre de Obras, Pintor de obras, Instalador, operador e montador de computadores, Confeiteiro, Padeiro, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo de informática e Assistente de RH.

Essa é a 2ª edição do Programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro.

As unidades contempladas foram os Cras dos bairros CPA, Osmar Cabral, Dom Aquino, Tijucal, Praieiro, Nova Esperança, Pedra 90, Pedregal, Planalto e no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Norte. As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 2ª etapa, serão capacitadas 1.080 pessoas com término das atividades previstas para o dia 18 de novembro. 

Veja Também  Empresa registra furto do motor da Balsa Ecológica

Os critérios para o acesso ao ensino é possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

“Essa edição está mais completa com o acesso aos cursos voltados também aquelas pessoas que deixaram seus países, por diversas razões, atrás de oportunidade e não podemos fechar os olhos para essa realidade. A marca da nossa gestão é de cuidar das pessoas, pensar nelas e essa edição do Qualifica traduz isso muito bem”, elencou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana