conecte-se conosco


Nacional

Cientistas fazem funeral e ‘lápide’ para geleira que derreteu na Islândia

Avatar

Publicado

Planeta

placa arrow-options
Reprodução/Twitter/Gurratan Singh

Cientistas fizeram placa com alerta sobre aquecimento global

Cientistas e ambientalistas se reuniram nesse domingo (18) no topo de geleira Okjökull, na Islândia, para lamentar o desaparecimento da área de gelo, que derreteu por conta do aquecimento global. A geleira foi declarada “morta” em 2014.

Leia também: Círculo Polar Ártico registra recorde de temperatura com 34,8ºC

Um mapa geológico de 1901 estimava que a geleira Okjökull ocupava uma área de 38 quilômetros quadrados. Em 1978, fotografias aéreas mostraram que a geleira havia diminuído para três quilômetros quadrados. Hoje, ela ocupa menos de um quilômetro quadrado.

A foto abaixo mostra a geleira em 1986 e hoje, em 2019. A imagem de 1986 mostra uma área branca sólida, ao norte da cratera cheia de neve. Também é possível ver neve nas bordas da geleira. Em agosto de 2019, restam apenas alguns trechos esparsos de gelo fino. Segundo a Nasa , as pequenas áreas na cor azul são de água derretida pela massa de ar quente que atingiu a Islândia e se moveu da Europa para a Groenlândia no final de julho.

geleira arrow-options
Reprodução/Nasa

A geleira de Okjökull, na Islândia, em 1986 e 2019



Leia também: Cientistas fazem alerta sobre ‘chuva’ de microplástico no Ártico

De acordo com a agência espacial americana, o desaparecimento da geleira não é apenas uma questão de diminuição de área. Os glaciares se formam a partir de neve que se compacta em gelo com o tempo. O gelo então “escorrega” para baixo, por causa de seu próprio peso. A geleira Okjökull ficou tão pouco espessa que ela não tem mais massa para escoar. De acordo com algumas definições, uma geleira estagnada é uma geleira morta.

A geleira de Okjökull, também conhecida apenas por “Ok”, fazia parte do conjunto Langjökull, um dos oito grupos de glaciares da Islândia . O gelo cobre cerca de 10% da superfície da ilha, fazendo dela uma parte integral da paisagem. A perda de gelo pode afetar uma gama de aspectos da vida na Islândia, podendo impactar nos recursos aquáticos, infraestrutura e até na elevação do solo, já que ele vai se apoiar em uma massa mais leve de gelo.

Leia também: Julho de 2019 foi o mês mais quente dos últimos 140 anos, diz agência

Uma placa foi instalada na área onde ficava a geleira com uma “carta para o futuro”. A mensagem diz: “Ok é a primeira geleira a perder esse status na Islândia. Nós próximos 200 anos, todas as nossas geleiras seguirão esse caminho. Esse monumento é para reconhecer que sabemos o que está acontecendo e o que precisa ser feito. Só vocês saberão se fizemos.”

Comentários Facebook

Nacional

Anistia Internacional critica Witzel e põe caso Marielle entre problemas do país

Avatar

Publicado


source
Marielle arrow-options
Agência Brasil

Caso Marielle foi apontado como uma das violações existentes no Brasil

A Anistia Internacional divulgou nesta quinta-feira (27) o relatório anual de como estão os direitos humanos nos 24 países das Américas. O documento critica ações e atitudes do governador, Wilson Witzel, afirmando que a “guerra às drogas” é apenas uma justificativa para as os níveis elevados de violência das forças policiais, além de constituírem “crimes contra o direito internacional e uma violação dos direitos humanos”. Foram abordadas também questões como: a impunidade dos envolvidos no caso Marielle, a crise ambiental na Amazônia e a negligência do governo Bolsonaro com os povos indígenas. As informações são do jornal O Dia .

Leia também: Bolsonaro ataca imprensa e usa “fake news” para explicar vídeo compartilhado

Segundo a Anistia , as mortes de cinco jovens negros, moradores de favelas, em um período de 80 horas, em ações policiais, em agosto do ano passado, são exemplos da violação dos “direitos humanos à vida em consequência da política”. Dados de um estudo do Ministério Público Estadual (MPRJ) apontaram a Polícia Militar do Rio de Janeiro como a que mais mata no Brasil. De janeiro a julho, segundo as estatísticas oficiais,1.249 pessoas foram mortas pela polícia. Segundo o MPE, esse número representou um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2018 (1.075).

Em nota, o governo do Rio de Janeiro respondeu que “há no Rio de Janeiro décadas de descaso com a segurança pública e, hoje, grupos milicianos e quadrilhas de narcotraficantes ainda dominam várias comunidades. É preciso levar o Estado a essas comunidades, retirar esses grupos de criminosos do poder” e frisa que no primeiro ano de gestão o número de vítimas fatais da violência caiu em quase mil pessoas e outros indicadores também diminuíram; “isso é preservar os direitos humanos”, completa. O governo, rebate as crítica: “A alternativa proposta pela Anistia Internacional agravou historicamente o problema e criou mais vítimas”.

A impunidade dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, quase dois anos depois do crime, as autoridades ainda não conseguiram apresentar respostas satisfatórias.

A crise ambiental na Amazônia e o fato de o presidente Jair Bolsonaro não ter tomado medidas efetivas para lidar com a questão das queimadas em largas escala na floresta.

Leia também: Após teste negativo para coronavírus, novo grupo de tripulantes deixa cruzeiro

A questão dos povos indígenas no Brasil. Bolsonaro não só descumpriu suas obrigações de proteger os povos originários do Brasil, mas também, em medidas que ele tomou aumentaram-se os riscos destas pessoas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Sexta-feira será nublada durante o dia todo com garoa e frio

Avatar

Publicado


source

Tempo nublado durante todo o dia marca a previsão do tempo desta sexta-feira (27), na capital paulista. Garoa deve atingir a capital no fim da tarde.A temperatura cai um pouco e fica mais amena. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) divulgou que a mínima será de 15ºC e a máxima de 21ºC.

Leia também: Australiano de 6 anos morre após atropelamento de carreta no Mato Grosso do Sul

A umidade do ar em São Paulo oscila entre 70% e 95%. Tarde deverá ter sol entre nuvens. O dia tem baixa probabilidade de chuva.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana