conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil de MT debate diferentes temas no 54º Encontro de Chefes de Polícia

Avatar

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso esteve presente no 54º Encontro do Conselho Nacional de Chefe de Polícia Civil (CONCPC), realizado entre os dias 15 e 16 de agosto, no Estado da Bahia, com objetivo de debater diferentes temas de interesse das instituições de todo país.

Entre as pautas abordadas no encontro, estava o fortalecimento e padronização das Polícia Judiciárias, combate a corrupção, instalação do inquérito eletrônico e outras tecnologias e a proteção à criança e ao adolescente.

O evento reuniu todos dos delegados gerais do país e a comissão de Mato Grosso contou com presença do delegado geral Mário Demerval Aravechia de Resende, que também é o vice-presidente do CONCPC região Centro-Oeste, o diretor metropolitano, Douglas Turíbio Schtze, e com o delegado, Daniel Santos Nery, representando a Diretoria de Interior.

Durante os dois dias de evento, foram tratados assuntos relacionados a Polícia Judiciária, através de palestras e troca de opiniões e experiências em que os gestores dos Estados apresentavam boas práticas e ações bem-sucedidas.

Para o delegado geral de Mato Grosso, um dos focos principiais do encontro foi o reforço dos laboratórios de lavagem de dinheiro e a criação da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor),

“A Polícia Civil de Mato Grosso está cumprindo as obrigações impostas, ampliando o efetivo do Laboratório de Lavagem de Dinheiro com mais três policiais e em relação a criação da Deccor, pré-requisito para recebimentos de recursos federais, a minuta já foi aprovada em conselho, visando a criação por decreto da unidade que funcionará no mesmo prédio da Delegacia Fazendária”, disse Mario Resende.

Com o tema “Pacto Nacional pela Implementação da Lei nº 13.431/2017” os participantes debateram ainda a padronização do trabalho das polícias civis em relação ao depoimento especial de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência.

Na ocasião, foi tratado sobre causas relativas a violência doméstica, e se criou um grupo de trabalho de delegadas do Brasil para se discutir boas práticas no combate a esse tipo de violência, além de um grupo de estudo permanente, visando a proteção da criança e do adolescente. “Houve uma grande discussão e a propositura de diversas informações e providências a serem tomadas”, completou Mario.

Outro ponto de destaque abordado, foi a tecnologia utilizadas pelas instituições tendo como ponto evidenciado a implantação do inquérito eletrônico e outros mecanismos, que permitirão que a Polícia Civil desenvolva seus trabalhos com mais celeridade e conexão com outros órgãos e entidades ligados as suas atividades.

“É cada vez mais importante que a Polícia Civil esteja conectada com o mundo e se eletronize, caminhando para o abandono do papel, possibilitando a realização de audiências por vídeo e a certificação digital dos policiais, entre outras diversas ações que alavancarão as ações da instituição nos próximos anos”, destacou o delegado geral.

 

Comentários Facebook

Policial

Servidores da Delegacia Regional de Água Boa fazem doação de sangue

Avatar

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

Servidores da Delegacia Regional de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) realizaram doação de sangue, na manhã desta segunda-feira (13.07), na Unidade de Coleta e Transfusão do município (UCT).

O delegado regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, disse que a iniciativa tem o objetivo de reabastecer o estaque baixo de bolsas de sangue. Três servidores da Delegacia Regional participaram da doação, na manhã desta segunda-feira, e outras devem comparecer à unidade nos próximos dias para doar.

“È muito importante, principalmente neste momento de pandemia fazer a nossa parte para suprir as necessidades do hemocentro, ajudando a salvar vidas”, disse.

A doação de sangue na UCT de Água Boa deve ser feita por agendamento, assim como nos demais hemocentros do estado para evitar aglomerações nas unidades de saúde. O número da UCT de Água Boa é (66) 3468-5510.

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil e Federação dos Consegs distribuem sete toneladas de alimentos no interior e região metropolitana

Avatar

Publicado


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg-MT) realizaram a distribuição de sete toneladas de alimentos destinadas às pessoas que fazem parte do cadastro mantido pelos conselhos comunitários da região e também inseridas nos programas oficiais do governo.

Os alimentos doados são oriundos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência (Setasc) e fazem parte da Campanha Vem Ser Mais Solidário, coordenada pela secretaria, que arrecada alimentos e materiais de limpeza para doações a famílias em situação de vulnerabilidade neste período da pandemia do coronavírus. Além dos alimentos também foram entregues kits de limpeza e 500 cobertores do programa Aconchego do governo do Estado.

No final de semana, os beneficiados foram os municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Rondonópolis e Itiquira. As delegacias de Jaciara e Juscimeira serviram de base de apoio recebendo parte dos donativos.

Para o delegado de polícia do município de Jaciara, Sidarta Vidigal de Almeida, a Polícia Civil tem se mostrado muito próxima da sociedade nestes tempos de pandemia. “Ações como estas, conseguem levar um pouco de alento as pessoas necessitadas e aproximam a instituição da sociedade”, disse o delegado.

Segundo o presidente da Feconseg-MT Danillo Moraes o apoio da Polícia Civil na logística de distribuição dos alimentos e cobertores foi importante para suprir a necessidade urgente daqueles que realmente estão em situação de vulnerabilidade. “A Polícia Civil ressignifica seu papel no atual momento de pandemia e demonstra na essência o papel de servir e proteger a sociedade”, destacou.

Para o próximo mês a Polícia Civil e a Feconseg-MT estimam realizar novas ações de distribuição de donativos para municípios de outras regiões do Estado.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana