conecte-se conosco


Sem categoria

Mulher morre eletrocutada ao trocar bomba d’água no bairro Jardim Itororó em VG

Avatar

Publicado

Uma mulher morreu na manhã deste sábado (17) ao ser atingida por uma descarga elétrica em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ela foi identificada como Greice Regina de Lara Pinto. Ela era professora. Segundo a Polícia Militar, a vítima, de 46 anos, tentava ligar uma bomba d’água quando encostou em um fio desencapado. Ela foi atingida por um choque e morreu. O incidente ocorreu por volta de 7h45 no Bairro Jardim Itororó. Testemunhas ainda chamaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima já estava sem vida.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi comunicada sobre a morte. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Em nota, a Escola Estadual Professor Vanil Stabilito, no Bairro Cohab Nossa Senhora da Guia, lamentou a morte da professora. “A Escola Vanil Stabilito se solidariza com seus familiares e amigos. Sua determinação e dedicação à educação será lembrada por seus colegas e alunos”, disse a instituição. Ainda não há informações sobre o horário e local do velório.

Comentários Facebook

Sem categoria

Comitê esclarece recentes óbitos por Covid-19 em Várzea Grande

Avatar

Publicado

 

.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid –  19) e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, lamentam informar o oitavo  e nono óbitos ocorridos no Município de Várzea.

O oitavo óbito referente a morador de Várzea Grande, ocorrido na, terça-feira, 26 de maio, no início da madrugada, mas só confirmada no dia 27 em virtude de avaliação clínica e teste rápido para  Covid -19.

O paciente Maurício Apolônio da Silva, 42 residente na Vila Arthur, era técnico em telecomunicações e tinha doença cardiovascular crônica e estava internado na Amecor em Cuiabá.

Já o nono (9º) óbito se trata da paciente Gabrielle Aparecida Araujo Bastos , 17, que estava internada desde o dia 17 de maio na UTI do Hospital Sotrauma em Cuiabá e era residente em Várzea Grande, mais precisamente na Cohab Canellas.

Segundo relato, Maurício Aparecido Apolônio , começou a ter sintomas nos últimos 08 dias, como dores nas costas e febre durante dois dias, além da perda de apetite e paladar. No último fim de semana apresentou quadro de melhora, mas no domingo apresentou mal-estar pelo corpo. De segunda para terça-feira iniciou quadro com falta de ar quando procuraram o Hospital Amecor e veio a óbito no início da madrugada de ontem, (terça-feira, 26 de maio).

Já a paciente Gabrielle Aparecida Araújo Bastos de 17 anos, era obesa e apresentava quadro de rinite alérgica.

A paciente apresentou sintomas de febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia, ausência de olfato e paladar sendo atendida no Hospital Santa Rita onde foi constatada infecção pulmonar que levou a mesma a ser transferida para a UTI do Hospital Sotrauma.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, voltam a reafirmar a necessidade do isolamento social para aqueles que podem realizar trabalhos em casa Home Office e medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara constantemente e de luvas quando necessários, além de meios de higienização rigorosos como forma de debelar o COVID 19.

Lembram ainda a necessidade do alerta para qualquer sintoma e a busca de tratamento urgente.

Reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, que é gratuito, e a vigilância constante na propagação da pandemia. A Vigilância Epidemiológica irá promover o acompanhamento dos parentes próximos da vítima.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

INSS começa a depositar hoje a Segunda parcela do 13º

Avatar

Publicado

 

Valores serão pagos até o dia 5 de junho, conforme calendário. Antecipação é uma das estratégias para o enfrentamento da pandemia de covid-19

Foto/Reprodução

 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa, nesta segunda-feira (25), a pagar a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte do abono será realizado até o dia 5 junho (confira a tabela abaixo).

Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo federal que tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública.

A estratégia foi antecipar a verba que normalmente chega aos pensionistas apenas no segundo semestre. Em 2019, os pagamentos ocorreram em setembro e novembro. Neste ano, a primeira parcela foi paga entre o final de abril e o começo de maio.

Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e 05 de junho . Vale lembrar que o valor será depositado de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados nos cinco primeiros dias de junho.

Em todo o país, 35,8 milhões de pessoas receberão seus benefícios de maio. O INSS injetará na economia um total de R$ 71,5 bilhões. Desse total, 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,8 bilhões.

Quem tem direito ao 13º ?

Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Nesta parcela, vale lembrar, é feito o desconto do Imposto de Renda.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

Entre os beneficiados estão:

– aposentados
– beneficiários do auxílio-doença
– beneficiários do auxílio-acidente
– beneficiários do auxílio-reclusão
– beneficiários da pensão por morte
– beneficiários de salário-maternidade

Veja o calendário da segunda parcela:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Final 1: 25/05
Final 2: 26/05
Final 3: 27/05
Final 4: 28/05
Final 5: 29/05
Final 6: 01/06
Final 7: 02/06
Final 8: 03/06
Final 9: 04/06
Final 0: 05/06

Para quem ganha mais de um salário mínimo:

Final 1 e 6: 01/06
Final 2 e 7: 02/06
Final 3 e 8: 03/06
Final 4 e 9: 04/06
Final 5 e 0: 05/06

 

 

Pietro Otsuka*, do R7

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana