conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito inaugura praça no bairro Grande Terceiro

Avatar

Publicado

Com 45 anos de existência, o bairro Grande Terceiro recebeu na noite desta terça-feira (13), o primeiro espaço público de lazer.

Com 45 anos de existência, o bairro Grande Terceiro recebeu na noite desta terça-feira (13), o primeiro espaço público de lazer. A Praça Joana Batista dos Anjos é mais uma obra de revitalização idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, contemplando toda a regional Leste da Capital.

A Praça leva o nome de uma ilustre pioneira do bairro, e é carinhosamente conhecida como “Dona Joaninha”, segundo o prefeito é uma singela homenagem às mulheres guerreiras e “anônimas” da comunidade.

“Assim como dona Joana, também sou filho de mãe que criou cinco filhos sozinha e sei da tamanha dificuldade, por esse motivo faço questão de nos eventos da prefeitura homenagear essas heroínas e heróis anônimos que existem na comunidade. É muito comum inaugurar obras com nomes de políticos, personalidades de destaque mas e aqueles que não são tão conhecidos do grande público? Eles também fizeram muito bem a comunidade, tem história e ajudaram a construir o local, por isso tem todo mérito para estampar seus nomes em praças e equipamentos públicos”, explicou o prefeito.

Para o filho da homenageada, a representação significa uma recordação para a memória afetiva da família e de todo o bairro. “Em nome da família, agradecemos pela praça, e principalmente pela homenagem a minha mãe que morou aqui no bairro até o seu falecimento, essa obra era um anseio dessa comunidade, os bairros ao redor todos tinham um espaço público de lazer e nós ainda não”, disse Benilson Lopes dos Anjos.

“O nosso papel é esse realizar obras das mais simples às mais imponentes com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, valorizar os imóveis, o comércio local, a região, de maneira geral a autoestima de cada munícipe”, completou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A nova praça foi construída após a Secretaria Municipal de Saúde ceder a área e a execução foi feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No local, foram colocados brinquedos para as crianças, bancos, academia para a melhor idade, iluminação, jardinagem e paisagismo, instalação de lixeiras e pista de caminhada.

“Tínhamos um quarteirão com uma parte sem utilização, não fazia sentido mexer em uma parte e deixar outra, sendo assim, trabalhamos com a calçamento formando uma pista de caminhada, recuperamos uma caixa d’agua velha, suja, e fizemos um bosque para as crianças, balanços, em volta do cajueiro, colocamos bancos de madeira, uma boa iluminação, academia completa, enfim, tudo para que o cidadão possa sair de sua casa e rapidamente aproveite desse equipamento feito com muita qualidade como em todos os bairros de Cuiabá”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

De acordo com o secretário mais de 50 praças foram construídas ou revitalizadas e entregues à população. Nos quatro anos de gestão, aproximadamente 180 espaços de lazer serão entregues à comunidade.

Para o administrador da Regional Leste, Ricardo Lobo, a concretização dessa revitalização é uma luta de vários anos. Ele conta que a primeira dificuldade enfrentada foi a liberação do espaço. “Essa não é uma entrega qualquer, temos lutado por isso faz tempo, passamos por diversos prefeitos correndo atrás para liberar esse espaço e infelizmente não tínhamos a liberação. Com essa proposta de revitalização de espaços utilizada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, conseguimos recuperar esse espaço e aproveitar muito melhor esse local”, explicou.  

“Diversos prefeitos passaram por aqui, mas não vi nenhum interessado em fazer algo assim por nós. Uma área coberta pelo mato, abandonada sem nenhuma utilidade para a comunidade passa a ser nosso principal ponto de encontro e entretenimento do bairro a partir de agora”, disse Ouvidio Martins Carvalho, morador do bairro há mais de 40 anos.

Participaram da inauguração o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão, o vereador Chico 2000, suplente de vereador Zidiel Coutinho, Júlio da Power, a representante do grupo de Mães, Maria Estrela, o secretário de Relações Comunitárias, Jonail Costa, líderes comunitários e moradores da região.

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica edital de retificação de convocação para professor

Avatar

Publicado

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá divulga edital de retificação da convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação para o cargo de Professor do Ensino Fundamental – Pedagogo, Regional Oeste.

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, N° 292, Bairro Bandeirantes nesta terça-feira (18), às 14 horas, portando documentos pessoais originais.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 005/2019/GS/SME, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nº 1756, de 22/10/2019, páginas 50 a 62, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, para o ano letivo de 2020.

Confira anexo o edital de convocação.

Serviço:

Convocação do Processo Seletivo da Educação 2020

Data: 18 de fevereiro

Horário: 14 h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Cargo: Professor Ensino Fundamental – Pedagogo – 14h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Curso de boas práticas chega ao fim com entrega de certificados

Avatar

Publicado

Davi Valle

Alunos do curso de Boas Práticas e Manipulação de Produtos de Origem Animal receberam seus certificados nesta segunda-feira (17). Mais de 80 permissionários das 48 feiras de Cuiabá e do Mercado do Porto participaram do evento, fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista.

Na ocasião, profissionais da Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria de Saúde, abordaram temas relacionados às normas de risco sanitário que norteiam as fiscalizações a feiras livres e estabelecimentos do tipo. De acordo com o especialista de saúde Victor Pagnosi Pacheco, embora as exigências pareçam óbvias, o reforço nas informações deve ser contínuo.

“A capacitação não acaba aqui, é preciso estar sempre discutindo e falando sobre essas coisas. Por isso trouxemos as informações para dentro da realidade deles, falando sobre assuntos como higienização pessoal, uso de álcool 70% e toucas. A adoção destas condutas como práticas constantes reduz o fluxo de contaminação e previne risco direto de contágio aos alimentos”, explica.

O curso teve início na última segunda-feira (10), quando os participantes foram divididos em grupos de estudo que abortaram as temáticas: higiene pessoal no contexto de comercialização de carne e peixe; setor de peixe; de carne vermelha e microbiologia. As aulas foram ministradas por especialistas da instituição e aconteceram nos laboratórios.

Para a titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o poder público tem obrigação de auxiliar o setor, que resiste apesar da crise.  Para isso, outras ações são desenvolvidas, como as readequações das feiras livres, que já dão resultados no CPA II, Praeiro e Duque de Caxias.

“Não é só estética. A entrega de barracas, jalecos, crachás e alvarás nos ajudam a ordenar estes espaços. Os tempos mudaram e o consumidor não é o mesmo, por isso não se pode trabalhar do mesmo jeito que há 20 anos. Portanto, ao investirmos em ordenamento e qualificação estamos fomentando a economia neste setor”, avalia.

Edições futuras

No primeiro dia de capacitação o reitor do IFMT- Campus Belas Vista, Deiver Alessandro Teixeira anunciou a realização de mais uma qualificação voltada ao setor. O próximo curso será dividido em três módulos e terá foco em processamento, manipulação e comercialização de alimentos. 

Segundo ele, a qualificação terá duração de 80 horas e o edital para participação será divulgado nas próximas semanas. “Queremos ligar o nosso nome ao dos feirantes, para que as feiras avancem que as pessoas saibam que estes trabalhadores estão capacitados para oferecer mercadoria segura à população”, afirmou.

Débora lembra que a parceria não apresenta custos à Pasta. “O IFMT abriu as portas para nós e abraçamos esta oportunidade, de oferecer acesso ao ensino de excelência reconhecido nacionalmente.” Ela também destaca que na segunda-feira (17) esta etapa será finalizada e os certificados de participação entregues.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana