conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito entrega veículo e Procon Itinerante atende moradores do Pedra 90 na próxima semana

Avatar

Publicado

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou nesta terça-feira (13), o Procon Itinerante, que será mais um importante canal de atendimento aos cidadãos em relação aos serviços ofertados pelo Município.

Na oportunidade, o prefeito entregou um veículo furgão para o Procon Municipal, que será a unidade móvel para atender à população durante as ações nos bairros da Capital.  

“O objetivo desse projeto é garantir que o consumidor seja atendido de forma ágil. Vamos universalizar esse atendimento, chegando às comunidades mais carentes e auxiliando a população na resolução de entraves com prestadores de serviços, para que elas entendam melhor os seus direitos enquanto consumidores, para que possam brigar quando se sentirem lesadas numa relação de consumo. Isso sim é cidadania, é respeitar os direitos da população”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A unidade móvel irá percorrer os bairros da Capital, permanecendo por uma semana em cada região, onde irá funcionar de forma itinerante nas comunidades, sempre de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. A partir do lançamento oficial, o Procon Itinerante já dará início aos atendimentos a partir da segunda-feira (19). Os moradores do bairro Pedra 90 serão os primeiros contemplados. A unidade móvel ficará na Praça Caique até a próxima sexta-feira (23).

Veja Também  Comunidade do Residencial Marechal Rondon comemora nova praça e melhoria em campo de futebol

Durante o lançamento do Procon Itinerante, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Ordem Pública Leovaldo Salles e do adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

“O Procon Itinerante irá dispor de atendimento móvel em Cuiabá para com isto reduzir distâncias que impedem acesso aos consumidores e, desta forma, ficar mais próximo da comunidade, que está mais consciente de seus direitos. Muitas das vezes, por falta de informações deixam de receber o que é de direito como consumidor”, reforçou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles. 

A equipe que atenderá nos bairros é altamente capacitada, incluindo um assessor jurídico, que estará à disposição do consumidor para receber reclamações e agendar a data do retorno para audiência de conciliação. Nos casos atendidos que houver necessidade de abertura de processos, as pessoas serão encaminhadas para sede do órgão para os devidos encaminhamentos e procedimentos cabíveis.

Dentre os serviços ofertados estão os registros de denúncias ou reclamações, atendimentos e orientações aos consumidores, notificação de estabelecimentos irregulares, audiências de conciliação entre empresas e consumidores, além da distribuição gratuita dos Códigos de Defesa do Consumidor (CDC), dentre outros materiais informativos.  

Veja Também  Prefeitura leva Mutirão da Limpeza para duas comunidades da região Leste

Além do Pedra 90, outras localidades já estão previstas, sendo eles: Após o lançamento, os bairros a serem visitados serão: Pedregal, Planalto, Campo Velho, Dom Aquino, Jardim Vitória, 12 de Março, Três Barras, CPA, Cidade Alta, Jardim Mariana, Santa Isabel, Ribeirão do Lipa, Osmar Cabral, Pascoal Ramos, Tijucal, Altos do Coxipó, Praeirinho, Carumbé, Paiaguás, Jardim Fortaleza e Parque Atalaia. “A nossa expectativa é atender uma média de duas mil pessoas nessa 1ª Edição do Procon Itinerante”, salientou o secretário adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

“Com essa unidade Itinerante, os serviços referentes aos Direitos do Consumidor estarão mais próximos da população que muitas vezes não têm condições de se deslocar até o Centro, onde funciona a sede do Procon Municipal”, concluiu Costa.

O Procon Municipal de Cuiabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro, Cuiabá- MT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Comunidade do Residencial Marechal Rondon comemora nova praça e melhoria em campo de futebol

Avatar

Publicado

Luiz Alves

Ao som da capoeira e da felicidade das crianças que já aproveitavam o novo espaço, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou na última quinta-feira (12), a praça pública do Residencial Marechal Cândido Rondon. Situada na Rua A, a área passou por um completo processo de revitalização, transformando-se em um novo espaço de lazer e integração social para os moradores da região. O campo de futebol do bairro também recebeu reparos e a construção de um alambrado.

Na ocasião da entrega o grupo de capoeira Aruandê se apresentou, alegrando os presentes. A comunidade também festejou o momento com distribuição de cachorro-quente e refrigerante.

“Transformamos o que era uma área abandonada em uma das mais lindas áreas de lazer da região. Vai valorizar as casas em frente à praça, mas o mais importante, vai valorizar a vida das pessoas que moram e vivem no Marechal Rondon, das crianças que já estão aqui brincando, dos jovens, dos adultos e idosos que terão uma velhice saudável. Quanto mais distante estão os bairros do centro da cidade, mais rápido chega a gestão Emanuel Pinheiro”, comentou o prefeito.

Veja Também  Prefeitura leva Mutirão da Limpeza para duas comunidades da região Leste

Com o trabalho realizado, a população poderá usar a praça para desenvolver atividades físicas e de integração social. Para isso, as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano executaram no local o trabalho de iluminação de LED, jardinagem e paisagismo, pintura e instalação de bancos e lixeiras.

“Quero agradecer o movimento comunitário, nosso grande parceiro. A briga por essa praça começou em campanha com o apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que se comprometeu a lutar pela entrega. O prefeito Emanuel Pinheiro não faz praça só aqui, estamos fazendo uma praça por semana e entregando na cidade inteira, em cada bairro de Cuiabá, com conceito da gestão, com material de qualidade, independente do bairro”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O espaço conta com pista de caminhada, uma academia ao ar livre e um playground. Além disso, o campo de futebol da comunidade também recebeu melhoria na iluminação e construção de todo o alambrado.

“Eu estou muito emocionado e queria agradecer, de coração, a toda a equipe da Prefeitura de Cuiabá, que não mediu esforços para dar de presente para a comunidade esta maravilhosa praça. Em nome da comunidade, eu digo que só temos a agradecer pelo esforço, trabalho e dinamismo da sua gestão, que é moderna, sem burocracia e objetiva”, agradeceu o presidente do bairro Marechal Rondon, seu Djalma Dias Pereira.

Veja Também  Ponte de Ferro do Rio Coxipó recebe ação de reparo

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já resultou na criação de cerca de 50 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Mutirões de consultas e exames do CEM deram celeridade às filas de espera da Regulação, mas absenteísmo ainda é um problema

Avatar

Publicado

Mais de 8 mil pessoas que aguardavam por consultas e exames nas filas da Central de Regulação foram chamadas para atendimento neste ano, graças aos mutirões mensais, que aconteceram no Centro de Especialidades Médicas – CEM ao longo de 2019. Foram realizados dez mutirões, entre os meses de fevereiro e novembro, para desafogar a fila e dar mais celeridade aos atendimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, pessoas do estado inteiro foram chamados para participar dos mutirões, que ofertaram várias especialidades médicas a cada edição. Foram atendidas pessoas que aguardavam consultas e/ou exames em ortopedia, oftalmologia, ultrassonografia, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, gastrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, pequenas cirurgias, cirurgia vascular, pneumologia, nefrologia, ultrassom, videolaringoscopia.

“Estes mutirões têm sido mecanismos eficazes para diminuir o tempo dos pacientes na fila de espera da Central de Regulação. Os resultados que estamos alcançando com esses mutirões tem sido muito bons. Conseguimos atender pacientes que estavam aguardando há anos por consultas. Queremos que a população veja que toda a equipe da saúde do Município está comprometida em transformar a saúde pública em um serviço de excelência, e o objetivo é conseguir atender a todos no menor tempo possível e com muita qualidade”, comentou o secretário.

Veja Também  Prefeitura leva Mutirão da Limpeza para duas comunidades da região Leste

Apesar dos bons resultados, a Secretaria Municipal de Saúde ainda enfrenta um grande obstáculo: o absenteísmo. “Antes da realização de um mutirão de consultas e exames, a equipe da Regulação entra em contato com as pessoas que estão na fila para ver se o paciente realmente quer o atendimento. Apenas as pessoas que sinalizam que querem ser atendidas são marcadas. Este anos marcamos 8.129 atendimentos nos mutirões, mas deste número compareceram um total de 5.487 pacientes. Tivemos 32% de pessoas que faltaram e que acabaram tirando o lugar de outras que poderiam ter ido. Por isso pedimos aos pacientes que, ao  confirmar a presença, não deixe de ir, pois há muitas pessoas que ainda aguardam para serem atendidos”, explicou Pôssas.

Para o secretário, a meta agora é diminuir ainda mais o tempo de espera nas filas da Regulação. “Estamos trabalhando arduamente para redesenhar a rede de atendimento e, com isso, reduzirmos para no máximo 90 dias de espera que é o período digno de promoção e diagnóstico de saúde”, finalizou.

Veja Também  PSF Novo Terceiro é entregue com reforma, ampliação e capacidade para atender até 10 mil pessoas

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana