conecte-se conosco


Mato Grosso

PM prende caminhoneiro que matou colega em briga por vaga para abastecer

Avatar

Publicado

Policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar de Matupá (a 696 km de Cuiabá) prenderam em flagrante o caminhoneiro que matou o colega de profissão durante uma briga por vaga para abastecer os veículos. Identificado pelas iniciais D.C.,70 anos, matou a tiros V.S.,47 anos, em um posto na zona rural da cidade, às margens da BR-163.

O crime ocorreu na manhã deste sábado (20.07), por volta das 7 horas.

Após a comunicação da ocorrência, os policiais encontraram o caminhão que o suspeito dirigia, onde também estava um revólver calibre 32, com cinco munições deflagradas e uma intacta, considerada a possível arma utilizada no crime.

Logo depois, ao continuar as buscas, a equipe da PM conseguiu localizar e prender o suspeito em uma área de mata fechada, atrás do posto de combustíveis onde o crime foi cometido.

O caminhoneiro confessou a autoria, mas argumentou que havia sido agredido com socos e uma barra de ferro e, por isso, teria atirado. Disse ainda não lembrar de ter acertado o primeiro tiro, mas como a vítima ainda reagia, fez mais disparos.

No caminhão da vítima foram encontrados alguns comprimidos de substâncias análogas à anfetamina (rebite), que foram apreendidos e entregues à delegacia local. V.S. dirigia uma carreta bitrem e trabalhava para uma transportadora.

D.C. pode responder por homicídio e porte ilegal de arma.

Os policiais miliares prenderam o caminhoneito em flagrante delito em uma área de mata próxima ao local do crime

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso adere ao Programa Pátria Voluntária e indica cinco entidades sociais

Avatar

Publicado

Visando estimular a prática solidária, Mato Grosso aderiu ao Programa Pátria Voluntária do Governo Federal. Atendendo a um pedido da primeira-dama Michelle Bolsonaro, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, indicou cinco entidades que irão desenvolver iniciativas que motivem o cidadão mato-grossense a participar de ações transformadoras.

A partir do dia 1º de fevereiro, os interessados poderão escolher uma entidade cadastrada, através do site www.patriavoluntaria.org, e participar de ações transformadoras em Mato Grosso, além de conhecer as iniciativas cadastradas por outros Estados. Esta etapa encerra dia 1º de março.

As instituições cadastradas de Mato Grosso são: Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, Associação de Pais de Amigos do Autista de Cuiabá (Ama), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC) e Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE). 

Em Mato Grosso, o programa é coordenado pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). Para Virginia Mendes, que é voluntária em todas as ações sociais desenvolvidas à frente do Governo de Mato Grosso e uma grande incentivadora de ações com esse foco, todos podem contribuir de alguma forma, seja no bairro em que mora, na igreja, ou no trabalho.

“Ninguém chega a lugar algum sozinho e todo mundo um dia recebeu alguma ajuda, uma oportunidade. Alguns precisam mais do que outros e precisamos praticar o amor, a empatia e a solidariedade. Nossa sociedade anda muito carente disso. Todas as minhas ações são voluntárias e gosto de trabalhar junto com as pessoas. Durante estes anos tive a oportunidade de conhecer muita gente boa, de coração generoso que sempre apoia e ajuda. É sempre muito gratificante poder se doar ao próximo. Espero que tenhamos muitos voluntários em Mato Grosso”, afirmou a primeira-dama.

No total, 13 Estados brasileiros e o Distrito Federal uniram forças ao programa: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Todas as ações estarão disponíveis no site patriavoluntaria.org, que é a principal plataforma utilizada pelo programa federal. Voluntários com mais horas dedicadas às ações serão homenageados.

O Pátria Voluntária oferece oportunidades para que interessados pratiquem o voluntariado, além de reconhecer as iniciativas de trabalho voluntário desenvolvidas por organizações da sociedade civil, pelo setor público, empresarial ou por pessoas físicas.

Baseado no Decreto 9906/2019, que instituiu o programa, o conselho consultivo, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seplag promove caminhada de conscientização à saúde mental

Avatar

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental, promove no próximo dia 30 de janeiro uma caminhada no Parque das Águas e convida todos os servidores públicos, bem como seus familiares e amigos para participar da atividade.

Para participar da caminhada não é necessária a inscrição. Basta que os interessados compareçam no horário e local marcado: às 17h30, no Parque das Águas, em Cuiabá.  Os participantes devem ir vestidos com camiseta ou outra peça de roupa na cor branca, em referência à campanha Janeiro Branco, se possível.

A caminhada é uma das ações da campanha “Janeiro Branco Seplag: Quem cuida da mente, cuida da vida!”, coordenada pela Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS) da Seplag. Orientações de autocuidado e palestra sobre o tema também estão entre as ações programadas para este mês.

Segundo a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho da SAAS, Grazielly Rondina, janeiro é um mês estratégico para a campanha, pois o começo do ano costuma ser um período de muita reflexão. “Nós queremos criar uma cultura de autocuidado, para que o servidor olhe para dentro de si e se previna”, disse.

Campanha

Inspirado no Outubro Rosa, o Janeiro Branco surgiu em 2014 e foi idealizado por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da promoção e proteção à saúde mental. O projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

Outras informações pelo telefone (65) 99222-4568 – Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana