conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura vai mapear áreas e projetos de esporte e lazer por Cuiabá

Publicado

Davi Valle

“Não adianta ter dinheiro se não souber como e onde gastar”. “É preciso planejamento financeiro para fazer o dinheiro render”. Estes são dois conceitos muito difundidos no universo das finanças e são considerados a base de uma vida financeira saudável. E é buscando essa saúde financeira para melhor aplicar o dinheiro público que Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo deu início ao Plano Setorial do Esporte e Lazer, um mapeamento das áreas e projetos de esporte e lazer do Município.

“Nós temos que deixar de ser assistencialista para poder atender aqueles projetos que de fato vão trazer retorno para a sociedade. Esse é o desafio nosso. E o poder público não consegue fazer isso se não houver a participação das regionais, dos líderes comunitários, dos presidentes de bairros, das lideranças de um modo geral, que estão cada uma num local para repassar essas informações”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

A ideia foi lançada pensando numa Cuiabá mais 300 anos, numa construção de um legado para a cidade tricentenária. O mapeamento está sendo feito com base em três principais levantamentos: identificar todos os equipamentos e espaços de esporte e lazer que Cuiabá possui, desde praças, quadras, campos de futebol até os ginásios e miniestádios; identificar quais são os projetos esportivos e de lazer espalhados pela cidade, como as escolinhas de futebol, de artes marciais, por exemplo; e saber quem são as pessoas que coordenam estes projetos ou que estão à frente da organização destas atividades nestes espaços, as lideranças comunitárias e também as ligas esportivas existentes na capital.

Veja Também  Comissão avalia trabalhos do 5º Concurso de Desenho e Redação

O levantamento será feito em parceria com a sociedade civil, por meio de audiências públicas nas regionais, que serão coordenadas e agendadas por seus líderes comunitários e vereadores, alinhados a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A meta é que o mapeamento exiba informações completas sobre as atividades de esporte e lazer em Cuiabá, com registro das associações esportivas e modalidades ofertadas, locais, horários das ações, quantidade de pessoas atendidas.

“O nosso objetivo é saber isso de Cuiabá inteira, levar isso para o Ministério e a partir daí elaborar um projeto com recurso Federal, junto com a contrapartida do Município para poder apoiar os projetos e inclusive direcionar recursos. Às vezes, um projeto de um lugar vira referência para expandir para outros bairros, criar polos. E isso começa com esse mapeamento”, pontuou Vuolo.

Outro ponto que deve avançar, são os convênios para o funcionamento dos projetos. A Secretaria reforça que é necessário que as entidades e/ou pessoas que coordenam os projetos sejam formalizadas, com criação de CNPJ para que estas parcerias entre poder público e sociedade organizada possa ser firmada.

Veja Também  Secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo visita estrutura do Museu do Rio e Orla do Porto

O mapeamento também será uma ferramenta para equilibrar e expandir os espaços de esporte e lazer na capital mato-grossense, evitando que comunidades de determinada região tenham mais acesso as atividades e qualidade de vida proporcionadas do que outras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Veja Também  Prefeitura publica edital retificado do Concurso Público da Assistência Social

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

Veja Também  Estação Elevada de Esgoto do Tijucal vai beneficiar 25 mil pessoas

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para as funções de ASG e TDI

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica novos editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Educação para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). 

Os candidatos que estão sendo convocados por esses editais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, na segunda-feira (22), às 14 horas. 

Os Editais de Convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

Os candidatos que estão sendo convocados para apresentação devem conferir a publicação dos editais, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, o candidato que não comparecer no dia e horário previstos, será eliminado, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, os candidatos convocados devem levar os documentos pessoais. 

Veja anexo os editais de convocação:

Veja Também  Vice-prefeito fortalece o compromisso da gestão com os interesses do Centro Histórico
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana