conecte-se conosco


Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura e Associação firmam parceria para viabilizar o Centro Integrado de Atendimento do Autista

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá e a Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) assinam na segunda-feira (15), às 08:30 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), contrato de cessão de uso de um prédio público para instalação do Centro Integrado de Atendimento do Autista.

A unidade passará por readequações físicas para atender cerca de 100 crianças e adolescentes por dia, entre eles, alunos matriculados na rede municipal de Ensino. O prédio será onde funcionava a antiga ‘Escola do Moinho’, está situado na Rua 35 (esquina com a Rua P), no Parque Residencial Santa Cruz II.

Segundo a diretora da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), Kelly Cristina do Nascimento Viegas, o prédio passará por reformas, que será realizada por meio de parceria com uma empresa da área de construção civil. “O Centro de Atendimento irá disponibilizar atendimento médico, neurológico, psiquiátrico e terapêutico visando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com transtornos de espectro autista”, explicou Kelly Viegas.

Veja Também  Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para as funções de ASG e TDI

A proposta é que a unidade seja uma ferramenta nas áreas de saúde e educação, oferecendo suporte multiprofissional que ajude a suprir as necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo nas áreas da saúde (diagnóstico precoce, medicação, nutrição adequada, disponibilização de profissionais de fonoaudiologia, neurologia, psicologia e fisioterapia). Na Educação, o projeto deverá focar a escolarização e inclusão das crianças com Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP) construindo um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda do atendimento.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a efetivação da nova sede para o tratamento de crianças e adolescentes que têm o transtorno autista, é mais um compromisso cumprido pela gestão Emanuel Pinheiro, na Educação. “Essa é mais uma ação visando à inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo e, reflete a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro com a Educação. Desde 2018 o município vem discutindo o tema com as instituições parceiras, para a criação de uma política pública por meio do qual possamos avançar ainda mais na Educação Especial. Cuiabá, por meio de projetos como da Equoterapia, de atendimento aos alunos, e da formação continuada para os profissionais, tem sido um exemplo na Educação Especial inclusiva e humanizada. Por meio da parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista, vamos viabilizar mais essa iniciativa”, destacou Alex Vieira Passos.

Veja Também  Moradores do bairro Jardim Tropical ganharão novo espaço de lazer

A AMA

A Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) foi fundada em 1º de julho de 2000 com o objetivo de ajudar e orientar as famílias com filhos autistas a compreender e a lidar com os transtornos causados por esta síndrome, que afeta de forma grave o convívio.

SERVIÇO:

Assinatura do Contrato de Cessão de Uso de imóvel público para instalação do Centro Integrado de Atendimento ao Autista

Data: 15 de julho

Hora: 08:30 h 

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Veja Também  Prefeitura realiza Mutirão da Limpeza no bairro Bela Vista

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

Veja Também  Cuiabá-Prev faz prestação de contas do primeiro semestre

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para as funções de ASG e TDI

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica novos editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Educação para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). 

Os candidatos que estão sendo convocados por esses editais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, na segunda-feira (22), às 14 horas. 

Os Editais de Convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

Os candidatos que estão sendo convocados para apresentação devem conferir a publicação dos editais, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, o candidato que não comparecer no dia e horário previstos, será eliminado, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, os candidatos convocados devem levar os documentos pessoais. 

Veja anexo os editais de convocação:

Veja Também  Moradores do bairro Jardim Tropical ganharão novo espaço de lazer
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana