conecte-se conosco


Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura e Associação firmam parceria para viabilizar o Centro Integrado de Atendimento do Autista

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá e a Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) assinam na segunda-feira (15), às 08:30 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), contrato de cessão de uso de um prédio público para instalação do Centro Integrado de Atendimento do Autista.

A unidade passará por readequações físicas para atender cerca de 100 crianças e adolescentes por dia, entre eles, alunos matriculados na rede municipal de Ensino. O prédio será onde funcionava a antiga ‘Escola do Moinho’, está situado na Rua 35 (esquina com a Rua P), no Parque Residencial Santa Cruz II.

Segundo a diretora da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), Kelly Cristina do Nascimento Viegas, o prédio passará por reformas, que será realizada por meio de parceria com uma empresa da área de construção civil. “O Centro de Atendimento irá disponibilizar atendimento médico, neurológico, psiquiátrico e terapêutico visando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com transtornos de espectro autista”, explicou Kelly Viegas.

Veja Também  Procuradoria Geral recebe visita técnica de procuradores de Cáceres

A proposta é que a unidade seja uma ferramenta nas áreas de saúde e educação, oferecendo suporte multiprofissional que ajude a suprir as necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo nas áreas da saúde (diagnóstico precoce, medicação, nutrição adequada, disponibilização de profissionais de fonoaudiologia, neurologia, psicologia e fisioterapia). Na Educação, o projeto deverá focar a escolarização e inclusão das crianças com Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP) construindo um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda do atendimento.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a efetivação da nova sede para o tratamento de crianças e adolescentes que têm o transtorno autista, é mais um compromisso cumprido pela gestão Emanuel Pinheiro, na Educação. “Essa é mais uma ação visando à inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo e, reflete a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro com a Educação. Desde 2018 o município vem discutindo o tema com as instituições parceiras, para a criação de uma política pública por meio do qual possamos avançar ainda mais na Educação Especial. Cuiabá, por meio de projetos como da Equoterapia, de atendimento aos alunos, e da formação continuada para os profissionais, tem sido um exemplo na Educação Especial inclusiva e humanizada. Por meio da parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista, vamos viabilizar mais essa iniciativa”, destacou Alex Vieira Passos.

Veja Também  Secretaria Municipal de Saúde terá várias inaugurações nos próximos dias

A AMA

A Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) foi fundada em 1º de julho de 2000 com o objetivo de ajudar e orientar as famílias com filhos autistas a compreender e a lidar com os transtornos causados por esta síndrome, que afeta de forma grave o convívio.

SERVIÇO:

Assinatura do Contrato de Cessão de Uso de imóvel público para instalação do Centro Integrado de Atendimento ao Autista

Data: 15 de julho

Hora: 08:30 h 

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Nova Miss Cuiabá se coloca à disposição para ações sociais da primeira-dama

Publicado

Vicente Aquino

A bacharel em Direto, Gabriela Guimarães Sousa, de 22 anos, foi escolhida, nesta segunda-feira (21), a nova Miss Cuiabá durante o tradicional concurso de beleza Miss Cuiabá Be Emotion, realizado do Alphaville Buffet. O evento tem pelo terceiro ano o apoio da Prefeitura de Cuiabá e como patronesse, a primeira-dama Márcia Pinheiro.

“Precisamos incentivar a beleza cuiabana porque ela transcende nas mais variadas áreas, principalmente na social. O papel social de uma miss é importante para alavancar mais ações que geram esperança nas crianças e na sociedade de uma forma geral. Por isso sempre convidamos as misses a participar do Programa Siminina para passar toda essa magia de miss para nossas meninas e incentivar o estudo, o empoderamento e a força da mulher”, destacou a primeira-dama.

Após ser coroada por Hiurika Pinheiro (Miss Cuiabá 2019), a vencedora do título de mulher mais bonita da Capital mato-grossense agradeceu o apoio institucional da Prefeitura, no ato, representada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e se colocou à disposição para participar das ações sociais desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

Veja Também  Unidades de saúde das Regionais Norte e Sul estarão abertas neste sábado com atividades de rotina para a população

“O melhor apoio que posso dar à Cuiabá é me colocar à disposição da primeira-dama Márcia Pinheiro em tudo que ela propuser de projetos, dentro da disponibilidade eu me coloco à disposição para poder ajudar. Se a presença da Miss Cuiabá ajuda, quero sempre estar à disposição da sociedade cuiabana”, disse Gabriela.

As últimas misses eleitas nos anos de 2018 (Hamanda Campos) e 2019 (Hiurika Pinheiro) foram bastante participativas nas campanhas de arrecadação Aquece Cuiabá e Natal Sem Fome, além de sempre estarem envolvidas nas atividades do Programa Siminina.

“A miss deixou de ser aquela moça sonhadora para ser uma mulher empoderada e trabalhar em várias profissões. Elas precisam ter a ligação com o social. Quando digo social abraçar uma causa que dê visibilidade através da sua beleza, espontaneidade e, principalmente, da sua sinceridade. Nesses meus 17 anos de Miss Cuiabá, as mulheres evoluíram e o concurso evolui com ele para se ter responsabilidade social e mulheres empoderadas”, elencou o coordenador Warner Willon, que agradece o apoio da Prefeitura de Cuiabá nos últimos três anos, após a ausência de 12 anos sem a contribuição do Executivo municipal.

Veja Também  Secretaria de Educação divulga as listas de inscrições deferidas e indeferidas
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito entrega mais de 100 TPUs a vendedores ambulantes de comida

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro entregará mais de 100 Termos de Permissão de Uso (TPUs) nesta quarta-feira (23). As permissões, destinadas à vendedores ambulantes de comida de rua, darão legitimidade à atividade, além de manter a ocupação equilibrada dos espaços públicos da Capital.

Os termos, emitidos pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, são destinados a vendedores que participaram de uma capacitação voltada à organização, foco e empreendedorismo, oferecida no início do mês. Além da qualificação, eles passaram por todo o processo exigido para a concessão.

Em maio, Pinheiro entregou 50 Termos durante reunião realizada na Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, foi anunciada a criação do projeto para a capacitação, que foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social. A programação incluiu questões como atendimento e o manuseio de alimentos.

A cerimônia de entrega acontece amanhã, às 14h, no auditório do Palácio Alencastro. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  Secretaria Municipal de Saúde terá várias inaugurações nos próximos dias
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana