conecte-se conosco


Cuiabá

Festival da Juventude marca posse de Conselho e insere jovens em contexto político em Cuiabá

Publicado

Davi Valle

Palestras, oficinas, apresentações culturais e protagonismo político são algumas das ações que serão ofertadas aos jovens de Cuiabá no primeiro Festival da Juventude. O evento acontece dia 09 de agosto, na Orla do Porto. As inscrições para as palestras e oficinas já estão abertas na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a participação é gratuita.

O Festival será dividido em dois momentos e vai acontecer das 13h às 22h do dia 09 de agosto. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, apresentações de Siriri e Cururu, Bateria das Atléticas e grupos musicais. No dia também será dada posse oficial aos conselheiros do Conjuve.

O lançamento do Festival foi realizado na última quarta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio Alencastro e contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro, que falou sobre a importância da voz do jovem na política brasileira.

“A juventude tem que ter participação efetiva na política. Nós temos que ter a voz da juventude na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, como temos agora com o Conjuve. Então, essa participação efetiva vai enriquecer a nossa sociedade, os debates, as construções de políticas públicas e vamos avançar muito mais rápido para esse ideal de sociedade. E me deixa muito orgulhoso como prefeito da terra em que eu nasci, a nossa capital dos 300 anos, saber que a nossa Prefeitura de Cuiabá está anos luz a frente de outras unidades da federação. Um orgulho demais ter vocês aqui, orgulho demais ter a participação de todos e com esse ufanismo cuiabano, com espírito da juventude eu declaro instalado o Festival da Juventude”, pontuou o prefeito de Cuiabá com animação.

O comentário de Pinheiro sucedeu a colocação da presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso, Thais Brasil, que disse acreditar que a criação do Conjuve Municipal como política de inclusão dos jovens coloca Cuiabá anos luz a frente de outras cidades e estados do país, e evidencia o compromisso da gestão com a juventude cuiabana.

Veja Também  Corretor de imóveis e auxiliar de estoque estão entre as vagas ofertadas pelo Sine; confira

“Como representante do Conjuve estadual, quero dizer que é uma grande honra saber que a capital de Mato Grosso demonstra o quanto valoriza a juventude. Este festival é um exemplo de que quando a gente quer, forças existem para fazer acontecer. Parabenizo a vocês por estarem preocupados com o presente e com o futuro da sociedade cuiabana mato-grossense”, comentou Thais.

O conselheiro municipal do Cnjuve, do segmento estudantil secundarista, Juares França lembrou das primeiras reuniões com o prefeito de Cuiabá que resultaram na então ocasião de lançamento do Festival.

“No início do ano nós estávamos nesta sala cobrando que o prefeito criasse o Conselho. E o senhor deu a oportunidade que nós criássemos a Lei que foi enviada para aprovação na Câmara Municipal. Nós cobramos os vereadores para aprovarem e hoje estamos aqui para lançar o Festival. Isso demonstra que não ficou só no papel, demonstra a sua disposição em dialogar com a juventude e construir junto conosco”, enfatizou Juares.

O Conselho Municipal da Juventude é vinculado à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, mas receberá apoio de outros Pastas da Prefeitura de Cuiabá. “É importante envolver, não só a nossa Secretaria, que é a timoneira neste processo, mas também outras Secretarias, como a de Educação, de Assistência Social, de Saúde, enfim todos os elementos que convergem para a melhoria das políticas públicas para a juventude”, ressaltou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.

A realização do Festival da Juventude também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento. Estiveram presentes representado as entidades parceiras: secretário adjunto Municipal de Turismo, Marcelo Pires, diretor Municipal de Turismo, Rogério Bento Noronha, diretor de eventos, Hermam Meira de Oliveira, a representante da Comissão Infância e Juventude da OAB, Roberta Arruda Chica Duarte, o coordenador do projeto “OAB vai à Escola”, Luis Felipe Monteiro da Silva, o presidente da Comissão Jovem Advocacia da OAB, Pedro Henrique Marques, o coordenador adjunto do projeto “OAB vai à Escola”, Wilson Alves de Lima Filho, o chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, a chefe de operações interina da PRF, Iara Alves dos Santos, a diretora do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Maria Anunciada, a representante do Rotaract, Paula Cozer, a consultora de atendimento do CIEE, Fabiana Alves, a coordenadora da Faculdade de Cuiabá (FAUC), Jorgete Barros, o coordenador-geral do Fórum Mato-grossense de Capoeira, mestra Visquival de Campos.

Veja Também  Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:

Comissão da jovem Advocacia (OAB)

– Primeiro Emprego

– Crimes Cibernéticos

Comissão da infância e Juventude (OAB)

– Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.

Comissão da Igualdade Racial (OAB)

– Ações afirmativas na Educação pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

– Segurança no trânsito

Polícia Militar (PM/MT)

– Programa PROERD

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

– Cadastro de currículos no sistema do CIEE

Rotaract Club de Cuiabá

– Confecção de currículos

– Oratória: protagonismo ao falar em público

Faculdade de Cuiabá

– Teste vocacional

Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

– Informações sobre os cursos da instituição

Liga das Atléticas

– Oficina de Cheerleader

Fórum Mato-grossense de Capoeira

– Oficina de capoeira

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Veja Também  Prefeitura participa de mutirão social que atendeu mais de 1,5 mil pessoas no Novo Colorado

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

Veja Também  Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para as funções de ASG e TDI

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica novos editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Educação para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). 

Os candidatos que estão sendo convocados por esses editais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, na segunda-feira (22), às 14 horas. 

Os Editais de Convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

Os candidatos que estão sendo convocados para apresentação devem conferir a publicação dos editais, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, o candidato que não comparecer no dia e horário previstos, será eliminado, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, os candidatos convocados devem levar os documentos pessoais. 

Veja anexo os editais de convocação:

Veja Também  Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana