conecte-se conosco


Cuiabá

Festival da Juventude marca posse de Conselho e insere jovens em contexto político em Cuiabá

Avatar

Publicado

Davi Valle

Palestras, oficinas, apresentações culturais e protagonismo político são algumas das ações que serão ofertadas aos jovens de Cuiabá no primeiro Festival da Juventude. O evento acontece dia 09 de agosto, na Orla do Porto. As inscrições para as palestras e oficinas já estão abertas na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a participação é gratuita.

O Festival será dividido em dois momentos e vai acontecer das 13h às 22h do dia 09 de agosto. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, apresentações de Siriri e Cururu, Bateria das Atléticas e grupos musicais. No dia também será dada posse oficial aos conselheiros do Conjuve.

O lançamento do Festival foi realizado na última quarta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio Alencastro e contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro, que falou sobre a importância da voz do jovem na política brasileira.

“A juventude tem que ter participação efetiva na política. Nós temos que ter a voz da juventude na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, como temos agora com o Conjuve. Então, essa participação efetiva vai enriquecer a nossa sociedade, os debates, as construções de políticas públicas e vamos avançar muito mais rápido para esse ideal de sociedade. E me deixa muito orgulhoso como prefeito da terra em que eu nasci, a nossa capital dos 300 anos, saber que a nossa Prefeitura de Cuiabá está anos luz a frente de outras unidades da federação. Um orgulho demais ter vocês aqui, orgulho demais ter a participação de todos e com esse ufanismo cuiabano, com espírito da juventude eu declaro instalado o Festival da Juventude”, pontuou o prefeito de Cuiabá com animação.

O comentário de Pinheiro sucedeu a colocação da presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso, Thais Brasil, que disse acreditar que a criação do Conjuve Municipal como política de inclusão dos jovens coloca Cuiabá anos luz a frente de outras cidades e estados do país, e evidencia o compromisso da gestão com a juventude cuiabana.

“Como representante do Conjuve estadual, quero dizer que é uma grande honra saber que a capital de Mato Grosso demonstra o quanto valoriza a juventude. Este festival é um exemplo de que quando a gente quer, forças existem para fazer acontecer. Parabenizo a vocês por estarem preocupados com o presente e com o futuro da sociedade cuiabana mato-grossense”, comentou Thais.

O conselheiro municipal do Cnjuve, do segmento estudantil secundarista, Juares França lembrou das primeiras reuniões com o prefeito de Cuiabá que resultaram na então ocasião de lançamento do Festival.

“No início do ano nós estávamos nesta sala cobrando que o prefeito criasse o Conselho. E o senhor deu a oportunidade que nós criássemos a Lei que foi enviada para aprovação na Câmara Municipal. Nós cobramos os vereadores para aprovarem e hoje estamos aqui para lançar o Festival. Isso demonstra que não ficou só no papel, demonstra a sua disposição em dialogar com a juventude e construir junto conosco”, enfatizou Juares.

O Conselho Municipal da Juventude é vinculado à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, mas receberá apoio de outros Pastas da Prefeitura de Cuiabá. “É importante envolver, não só a nossa Secretaria, que é a timoneira neste processo, mas também outras Secretarias, como a de Educação, de Assistência Social, de Saúde, enfim todos os elementos que convergem para a melhoria das políticas públicas para a juventude”, ressaltou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.

A realização do Festival da Juventude também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento. Estiveram presentes representado as entidades parceiras: secretário adjunto Municipal de Turismo, Marcelo Pires, diretor Municipal de Turismo, Rogério Bento Noronha, diretor de eventos, Hermam Meira de Oliveira, a representante da Comissão Infância e Juventude da OAB, Roberta Arruda Chica Duarte, o coordenador do projeto “OAB vai à Escola”, Luis Felipe Monteiro da Silva, o presidente da Comissão Jovem Advocacia da OAB, Pedro Henrique Marques, o coordenador adjunto do projeto “OAB vai à Escola”, Wilson Alves de Lima Filho, o chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, a chefe de operações interina da PRF, Iara Alves dos Santos, a diretora do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Maria Anunciada, a representante do Rotaract, Paula Cozer, a consultora de atendimento do CIEE, Fabiana Alves, a coordenadora da Faculdade de Cuiabá (FAUC), Jorgete Barros, o coordenador-geral do Fórum Mato-grossense de Capoeira, mestra Visquival de Campos.

Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:

Comissão da jovem Advocacia (OAB)

– Primeiro Emprego

– Crimes Cibernéticos

Comissão da infância e Juventude (OAB)

– Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.

Comissão da Igualdade Racial (OAB)

– Ações afirmativas na Educação pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

– Segurança no trânsito

Polícia Militar (PM/MT)

– Programa PROERD

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

– Cadastro de currículos no sistema do CIEE

Rotaract Club de Cuiabá

– Confecção de currículos

– Oratória: protagonismo ao falar em público

Faculdade de Cuiabá

– Teste vocacional

Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

– Informações sobre os cursos da instituição

Liga das Atléticas

– Oficina de Cheerleader

Fórum Mato-grossense de Capoeira

– Oficina de capoeira

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Criação da Ouvidoria da Educação é abordada na Semana Pedagógica

Avatar

Publicado

Jorge Pinho

Durante a Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020, evento que está reunindo professores, gestores e técnicos da Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma das novidades apresentadas aos profissionais foi a criação da Ouvidoria da Educação. A iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro foi colocada em prática sob a coordenação do secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Toda a grande estrutura da Educação, que engloba 164 unidades educacionais, cerca de 10 mil servidores (só na ativa), aproximadamente 53 mil alunos e mais de 30 mil famílias, tem agora um canal direto com o órgão central e um fluxo mais eficiente de tratamento das informações.

“É inadmissível ter qualquer tipo de improviso diante de um universo tão grande de pessoas que são atendidas diretamente pela Secretaria de Educação, ou atuam no órgão”, afirmou a professora Lucilene Lescano, assessora da Coordenadoria de Gestão e Legislação, ligada à Diretoria de Ensino, e uma das responsáveis pela instalação da Ouvidoria da Educação.

Esse pensamento é compartilhado por Ângelo Valentim, coordenador de Avaliação Institucional da Diretoria de Planejamento e integrante da equipe que implantou a Ouvidoria. “A sociedade passa a ter um canal, por meio do 0800 647 0131, para reclamações, elogios e sugestões, além de um espaço para que as ideias sejam ouvidas, os conflitos superados e as questões atendidas”.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a Ouvidoria é um órgão de apoio estratégico, especializado, além de eficaz na mediação e na busca de soluções de conflitos e um eficiente agente promotor de mudanças.

“Atenta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, a Ouvidoria é um canal de comunicação imparcial e independente, cuja principal atribuição é defender os direitos individuais e coletivos, além de contribuir para a prática da boa governança corporativa. É por meio das manifestações gerenciais e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados aos usuários”, salientou. 

FUNÇÃO DA OUVIDORIA

A Ouvidoria foi implementada para atender o cidadão, toda a sociedade cuiabana, bem como o servidor da Educação. O objetivo é criar uma cultura de coleta de dados interligados que serão tabulados mensalmente e servirão de base para implementar melhorias na Educação do Município.

Além disso, os pais ganharam um canal que tem um compromisso de resposta, uma comunicação devolutiva via telefone ou mensagem. É importante lembrar também que a Ouvidoria Geral da Prefeitura continua funcionando e os assuntos que sejam pertinentes a outras pastas, serão encaminhados aos setores competentes.

SERVIÇO

Ouvidoria da Educação

0800 647 0131

Horário de atendimento – das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados e pontos facultativos)

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá credencia laboratórios via Ministério da Saúde e passa a ofertar mais de 800 próteses dentárias por mês

Avatar

Publicado

Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS – credenciou via Ministério da Saúde dois novos laboratórios para dar celeridade ao serviço de confecção de próteses dentária aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O trâmite que habilitou as empresas Dente Fácil Odontologia e Laboratório Rubens de Prótese Dentária aconteceram via chamamento público.  

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho com os novos prestadores que trabalharão de acordo com a tabela SUS, além da celeridade Cuiabá amplia a oferta do serviço.

“Na série histórica saímos de 400 próteses em 2018, 500 em 2019 para 800 próteses por mês em 2020. Ou seja, estamos dobrandos o serviço ofertado de prótese durante a gestão Emanuel Pinheiro. Isso representa um ganho real na qualidade, agilidade e humanização para quem precisa voltar a sorrir”, frisou Pôssas.

De acordo com o diretor de Saúde Bucal da SMS, Wevertor Raider outro fator que terá impacto segundo a perspectiva da Secretaria é o tempo de espera para a confecção da prótese.

“Cada laboratório atenderá as regionais definidas pela gestão de forma a aperfeiçoar a prestação de serviço nas clínicas odontológicas Jardim Leblon, CPA III e Coxipó, nos CEOs – Centro de Especialidades Odontológicas e nas 27 unidades de Saúde da Família que, após reformadas pela gestão, receberão salas odontológicas. Dessa forma, o tempo de espera que tinha em média 90 dias, passa a ser no máximo 40 dias”, completou Raider.

Para o sucesso no atendimento dos que já aguardam na fila de espera, a Secretaria de Saúde orienta que os pacientes busquem as clínicas odontológicas onde o tratamento está sendo realizado para atualização de cadastro. Já os que desejarem iniciar o atendimento, devem se dirigir até a unidade odontológica mais próxima de sua residência para a primeira consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana