conecte-se conosco


Cuiabá

Centro Histórico recebe mais dois conjuntos de lixeiras subterrâneas

Publicado

Luiz Alves

Mais dois conjuntos de lixeiras subterrâneas começam, na próxima semana, a ser instalados pela no Centro Histórico pela Prefeitura de Cuiabá. A medida dá seguimento ao processo de implantação dos compartimentos, que começou em abril, na Praça Alencastro. Na ocasião, conforme destacado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o planejamento para região previa a edificação de pelo menos cinco estruturas em pontos estratégicos e de grande fluxo.

Nesta segunda etapa, as lixeiras serão levadas para a Praça Caetano de Albuquerque e para a Avenida Pres. Getúlio Vargas, nas proximidades da Praça da República. Os locais foram definidos nesta quinta-feira (11), após uma visita técnica realizada por representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e da Locar Gestão Ambiental. A previsão é de que os trabalhos iniciem até a próxima terça-feira (16). 

A construção dos compartimentos faz parte do grupo de medidas exigidas no edital de licitação para contratação da empresa especializada na prestação do serviço de coleta e transporte de resíduos. O contrato prevê que o Município pode, ao longo do prazo de vigência, solicitar a instalação de até 50 conjuntos, levando em consideração a demanda apresentada pela cidade e a viabilidade financeira do projeto.

Veja Também  Procuradoria Geral recebe visita técnica de procuradores de Cáceres

“As lixeiras subterrâneas compõem uma série de ações que o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que buscássemos para avançarmos com o serviço de zeladoria. Acreditamos que é necessária a criação de diferentes mecanismos que trabalhem em prol de um objeto maior, que é o desenvolvimento de uma cidade sustentável, limpa e com o meio ambiente preservado”, comenta o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Como funciona?

Os conjuntos contam com três contêineres semienterrados, com capacidade para suportar até 1.000 litros de lixo cada. Dessa forma, aquilo que, à primeira vista, parecem apenas três lixeiras comuns são, na verdade, compartimentos preparados para atender uma grande demanda de resíduos produzidos. Além disso, o sistema ajuda a melhorar o visual da cidade e, por necessitar de menos viagens que a coleta normal, otimiza a execução do trabalho.

Pensando em incentivar a população na adoção de hábitos de coleta seletiva, a estrutura é dividida em dois espaços: para resíduos secos (recicláveis) e resíduos úmidos (não recicláveis). Todo equipamento conta ainda com um dispositivo que alerta quando a capacidade de armazenamento chegou ao seu limite. “O transporte é feito por veículos equipados, especificamente, para fazer o recolhimento do lixo e devolver os contêineres ao espaço construído no subsolo”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

Veja Também  Audiência pública debaterá incentivos à agricultura familiar em Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Nova Miss Cuiabá se coloca à disposição para ações sociais da primeira-dama

Publicado

Vicente Aquino

A bacharel em Direto, Gabriela Guimarães Sousa, de 22 anos, foi escolhida, nesta segunda-feira (21), a nova Miss Cuiabá durante o tradicional concurso de beleza Miss Cuiabá Be Emotion, realizado do Alphaville Buffet. O evento tem pelo terceiro ano o apoio da Prefeitura de Cuiabá e como patronesse, a primeira-dama Márcia Pinheiro.

“Precisamos incentivar a beleza cuiabana porque ela transcende nas mais variadas áreas, principalmente na social. O papel social de uma miss é importante para alavancar mais ações que geram esperança nas crianças e na sociedade de uma forma geral. Por isso sempre convidamos as misses a participar do Programa Siminina para passar toda essa magia de miss para nossas meninas e incentivar o estudo, o empoderamento e a força da mulher”, destacou a primeira-dama.

Após ser coroada por Hiurika Pinheiro (Miss Cuiabá 2019), a vencedora do título de mulher mais bonita da Capital mato-grossense agradeceu o apoio institucional da Prefeitura, no ato, representada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e se colocou à disposição para participar das ações sociais desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

Veja Também  Primeira-dama leva alunos do Bom de Bola Bom de Escola para voo panorâmico

“O melhor apoio que posso dar à Cuiabá é me colocar à disposição da primeira-dama Márcia Pinheiro em tudo que ela propuser de projetos, dentro da disponibilidade eu me coloco à disposição para poder ajudar. Se a presença da Miss Cuiabá ajuda, quero sempre estar à disposição da sociedade cuiabana”, disse Gabriela.

As últimas misses eleitas nos anos de 2018 (Hamanda Campos) e 2019 (Hiurika Pinheiro) foram bastante participativas nas campanhas de arrecadação Aquece Cuiabá e Natal Sem Fome, além de sempre estarem envolvidas nas atividades do Programa Siminina.

“A miss deixou de ser aquela moça sonhadora para ser uma mulher empoderada e trabalhar em várias profissões. Elas precisam ter a ligação com o social. Quando digo social abraçar uma causa que dê visibilidade através da sua beleza, espontaneidade e, principalmente, da sua sinceridade. Nesses meus 17 anos de Miss Cuiabá, as mulheres evoluíram e o concurso evolui com ele para se ter responsabilidade social e mulheres empoderadas”, elencou o coordenador Warner Willon, que agradece o apoio da Prefeitura de Cuiabá nos últimos três anos, após a ausência de 12 anos sem a contribuição do Executivo municipal.

Veja Também  Audiência pública debaterá incentivos à agricultura familiar em Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito entrega mais de 100 TPUs a vendedores ambulantes de comida

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro entregará mais de 100 Termos de Permissão de Uso (TPUs) nesta quarta-feira (23). As permissões, destinadas à vendedores ambulantes de comida de rua, darão legitimidade à atividade, além de manter a ocupação equilibrada dos espaços públicos da Capital.

Os termos, emitidos pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, são destinados a vendedores que participaram de uma capacitação voltada à organização, foco e empreendedorismo, oferecida no início do mês. Além da qualificação, eles passaram por todo o processo exigido para a concessão.

Em maio, Pinheiro entregou 50 Termos durante reunião realizada na Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, foi anunciada a criação do projeto para a capacitação, que foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social. A programação incluiu questões como atendimento e o manuseio de alimentos.

A cerimônia de entrega acontece amanhã, às 14h, no auditório do Palácio Alencastro. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  “Anjos da Enfermagem” levam alegria e presentes às crianças no Pronto-Socorro
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana