conecte-se conosco


Cuiabá

Cata-treco amplia atendimento e chega a 120 bairros atendidos em seis meses

Publicado

Davi Valle

Mais de 120 bairros de todas as regiões da Capital já foram atendidos pela Prefeitura de Cuiabá com o programa Cata-treco, durante o primeiro semestre de 2019. É o que aponta o relatório de atividades da Secretaria de Serviços Urbanos, Pasta responsável pela coordenação da ação de zeladoria. O trabalho conta com nove equipes atuando diariamente, por meio das solicitações feitas pelo telefone (65) 3645-5518 e WhatsApp (65) 99243-6502. 

O programa foi implantado em 2017 e, recentemente, passou por adequações que permitiram a ampliação do atendimento. Alinhado ao investimento de aproximadamente R$ 1 milhão aplicado na aquisição de quatro novos caminhões, o Município implantou o sistema de agendamento, o que permite que qualquer cidadão utilize o Disque Cata-treco para requisitar o recebimento do serviço.

Com a realização das melhorias, o número de comunidades alcançadas foi potencializado. Em 2017, foram cerca de 150 comunidades beneficiadas. Durante 2018, o número foi de aproximadamente 200. Neste ano, somente nos seis primeiros meses, o Cata-treco já chegou a mais de 120. Ainda segundo o levantamento, as ações resultam no recolhimento de uma média de 30 toneladas de materiais por bairro.

Veja Também  Primeira-dama leva alunos do Bom de Bola Bom de Escola para voo panorâmico

“A princípio, as demandas eram colhidas, em sua maioria, por meio dos presidentes das Associações de Moradores e indicações dos vereadores. Com a implantação do Disque Cata-treco, o próprio morador pode ligar e agendar a ação. Temos a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar a população dos serviços públicos e, com toda certeza, essa é uma inciativa que tem cumprido com esse objetivo”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Importante ferramenta no combate aos bolsões de lixo, o Cata-treco atua também como mecanismo de saúde preventiva, evitando a proliferação de vetores transmissores de doenças. Conforme explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, os caminhões não fazem o recolhimento de entulhos ou restos de construções. Desta forma, a população pode solicitar o Cata-treco quando a intenção é desfazer-se de objetos como cama, sofá, geladeira, porta, janela e outros tipos de materiais que não possuem mais utilidade.

“Assim como todas as ações de limpeza que realizamos diariamente, o Cata-treco também necessita de uma participação ativa da comunidade, para que os resultados positivos sejam colhidos. Também contamos com o fundamental apoio das cooperativas de catadores, que é para onde aqueles materiais que podem ser reciclados são levados”, destaca Matos.

Veja Também  Secretaria Municipal de Saúde terá várias inaugurações nos próximos dias

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Nova Miss Cuiabá se coloca à disposição para ações sociais da primeira-dama

Publicado

Vicente Aquino

A bacharel em Direto, Gabriela Guimarães Sousa, de 22 anos, foi escolhida, nesta segunda-feira (21), a nova Miss Cuiabá durante o tradicional concurso de beleza Miss Cuiabá Be Emotion, realizado do Alphaville Buffet. O evento tem pelo terceiro ano o apoio da Prefeitura de Cuiabá e como patronesse, a primeira-dama Márcia Pinheiro.

“Precisamos incentivar a beleza cuiabana porque ela transcende nas mais variadas áreas, principalmente na social. O papel social de uma miss é importante para alavancar mais ações que geram esperança nas crianças e na sociedade de uma forma geral. Por isso sempre convidamos as misses a participar do Programa Siminina para passar toda essa magia de miss para nossas meninas e incentivar o estudo, o empoderamento e a força da mulher”, destacou a primeira-dama.

Após ser coroada por Hiurika Pinheiro (Miss Cuiabá 2019), a vencedora do título de mulher mais bonita da Capital mato-grossense agradeceu o apoio institucional da Prefeitura, no ato, representada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e se colocou à disposição para participar das ações sociais desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

Veja Também  Prefeito entrega mais de 100 TPUs a vendedores ambulantes de comida

“O melhor apoio que posso dar à Cuiabá é me colocar à disposição da primeira-dama Márcia Pinheiro em tudo que ela propuser de projetos, dentro da disponibilidade eu me coloco à disposição para poder ajudar. Se a presença da Miss Cuiabá ajuda, quero sempre estar à disposição da sociedade cuiabana”, disse Gabriela.

As últimas misses eleitas nos anos de 2018 (Hamanda Campos) e 2019 (Hiurika Pinheiro) foram bastante participativas nas campanhas de arrecadação Aquece Cuiabá e Natal Sem Fome, além de sempre estarem envolvidas nas atividades do Programa Siminina.

“A miss deixou de ser aquela moça sonhadora para ser uma mulher empoderada e trabalhar em várias profissões. Elas precisam ter a ligação com o social. Quando digo social abraçar uma causa que dê visibilidade através da sua beleza, espontaneidade e, principalmente, da sua sinceridade. Nesses meus 17 anos de Miss Cuiabá, as mulheres evoluíram e o concurso evolui com ele para se ter responsabilidade social e mulheres empoderadas”, elencou o coordenador Warner Willon, que agradece o apoio da Prefeitura de Cuiabá nos últimos três anos, após a ausência de 12 anos sem a contribuição do Executivo municipal.

Veja Também  Cinco empresas concorrem a licitação do transporte coletivo
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito entrega mais de 100 TPUs a vendedores ambulantes de comida

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro entregará mais de 100 Termos de Permissão de Uso (TPUs) nesta quarta-feira (23). As permissões, destinadas à vendedores ambulantes de comida de rua, darão legitimidade à atividade, além de manter a ocupação equilibrada dos espaços públicos da Capital.

Os termos, emitidos pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, são destinados a vendedores que participaram de uma capacitação voltada à organização, foco e empreendedorismo, oferecida no início do mês. Além da qualificação, eles passaram por todo o processo exigido para a concessão.

Em maio, Pinheiro entregou 50 Termos durante reunião realizada na Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, foi anunciada a criação do projeto para a capacitação, que foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social. A programação incluiu questões como atendimento e o manuseio de alimentos.

A cerimônia de entrega acontece amanhã, às 14h, no auditório do Palácio Alencastro. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  Pinheiro anuncia planejamento de inaugurar uma praça pública por semana
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana