Esportes
Copa do Mundo sub 17 no Brasil não utilizará nenhum estádio da Copa 2014

Entre outubro e novembro o Brasil voltará a sediar um torneio grande de futebol masculino. A Copa do Mundo sub 17, que inicialmente aconteceria no Peru, foi transferida para o Brasil por falta de estrutura no país vizinho, mas as primeiras informações de estádios da competição surpreenderam.
Leia também: Árbitro de Brasil x Argentina quebra silêncio e fala sobre lances polêmicos
De acordo com o site Extra , a Fifa anunciará nesta quarta-feira (10) as cidades de Vitória, no Espírito Santo, Goiânia, em Goiás e Gama, no Distrito Federal, como sedes da Copa do Mundo sub 17 . Nenhum dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014 serão utilizados.
A abertura e encerramento do evento serão realizadas no estádio Walmir Campelo Bezerra, mas conhecido como Bezerrão , que tem capacidade para 19 mil pessoas e fica em Gama, na capital federal.
De acordo com a publicação, a organização do Mundial escolheu estádios com menor capacidade e cidades pequenas por causa do perfil do torneio e para não interferir no andamento do Campeonato Brasileiro Série A. Além disso, a Fifa também não quer ‘passar a vergonha’ da Copa América com inúmeros lugares vazios nas Arenas.
O estádio Mané Garrincha, em Brasília, chegou a ser cogitado para a final, mas descartado pelo tamanho da operação. Sendo assim o Mundial sub 17 repetirá a formula do Mundial sub 20 que aconteceu no mês passado, na Polônia, e não utilizou nenhum grande estádio construído para a Eurocopa de 2012.
Leia também: E x-jogador do Liverpool tem cachorro roubado e apela: “Pago qualquer coisa”
A Copa do Mundo sub 17 terá 24 seleções e um total de 52 jogos. O sorteio dos grupos acontece na próxima quinta-feira (11), em Zurique, na Suíça. Confira abaixo os estádios que estarão no Mundial:
Estádio Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão) – Distrito Federal
Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) – Goiás
Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira – Goiás
Estádio Kléber Andrade – Espírito Santo
Fonte: IG Esportes
Esportes
Grand Finals: Calderano perde nas quartas e se despede do torneio
Sexto melhor do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano deu adeus ao ITTF Word Tour Grand Finals na madrugada de hoje (14), ao ser derrotado por 4 sets a 1 pelo chinês Fan Zhendong, atual número dois no ranking. A partida, válida pelas quartas de final, foi disputada na cidade de Zhengzhou (China). Com o resultado, Calderano encerrou sua participação no torneio entre os oito primeiros colocados. Somente chineses avançaram às semifinais do individual masculino: Zhendong vai duelar com Lin Gaoyuan (4º no ranking mundial), e o número um Xu Xin terá pela frente Ma Long (3º).
Partida
Calderano começou o duelo impondo seu ritmo de jogo: chegou a abrir vantagem de 9 a 4 no primeiro set, mas se desconcentrou e permitiu a recuperação de Zhendong. O chinês conseguiu empatar e ainda virou o placar, vencendo por 12/10. Animado, o chinês não deu chances para Calderano na parcial seguinte, e voltou a ganhar, desta vez por 11/5. No início do terceiro set o brasileiro emplacou 2 a 0 de vantagem, mas logo permitiu a virada do chinês, que seguiu liderando o placar até fechar em 11/7. A reação de Calderano veio no quarto set: com ataque precisos, o brasileiro neutralizou o chinês, fechando na frente, por 11/5, pela primeira vez na partida. No entanto, no quinto set, Zhendong reassumiu o controle do jogo, fechou a parcial em 11/9, selando a vitória por 4 sets a 1.
O Grand Finals foi o último compromisso internacional de Calderno, já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No final de janeiro de 2020, ele já tem agendada participação no Aberto Platinum da Alemanha, na cidade de Magdeburg.
Esportes
Vôlei russo fora dos Jogos Olímpicos?
Nesta semana a Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês) decidiu banir a Rússia das principais competições esportivas pelos próximos quatro anos. O motivo seria uma suposta manipulação nos dados fornecidos pelo laboratório antidopagem de Moscou à Wada. Se a sanção for confirmada, os russos estariam fora de eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a Copa do Mundo de Futebol de 2022 e os Mundiais de Vôlei, também em 2022. A decisão ainda pode ser revista pela Corte Arbitral do Esporte, mas não deixa de ser mais um duro golpe na já manchada reputação do esporte russo.
Caso a punição seja de fato aplicada, os torneios olímpicos (vôlei de quadra e de praia) perderiam uma potência. Nas areias, vem da Rússia a atual dupla campeã mundial de vôlei de praia, Viacheslav Krasilnikov e Oleg Stoyanovskiy. Nas quadras os russos formam uma das mais tradicionais escolas da modalidade. No masculino, se contarmos o período da extinta União Soviética, são quatro medalhas de ouro olímpicas, a última delas já como Rússia, com uma virada inacreditável sobre o Brasil nos Jogos de Londres, em 2012. As mulheres também colecionam quatro medalhas douradas, todas conquistadas ainda na época da URSS.
A resolução emitida pela Wada abre a possibilidade para que atletas russos, que consigam provar que estão limpos de doping, possam participar de competições sob uma bandeira neutra. Ainda é cedo para dizer, mas é possível que tenhamos as equipes russas nos Jogos Olímpicos competindo com uniformes neutros, sem direito a hino nem a bandeira hasteada. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não se pronunciou sobre o caso.
A medida é extrema e polêmica. Barrar os russos da Olimpíada seria comprar uma briga com um dos principais mercados de vôlei no mundo. Pela tradição e força na história da modalidade, não creio que a FIVB vá bancar a exclusão, do torneio olímpico do Japão, de nomes como o da excepcional Nataliya Goncharova e do experiente levantador Sergey Grankin.
O talentoso, e problemático, Ngapeth
O francês Earvin Ngapeth é um dos grandes nomes do vôlei masculino na atualidade. Basta procurar no Youtube algum dos inúmeros vídeos que mostram suas jogadas inusitadas e habilidosas, além de uma personalidade irreverente e um tanto explosiva. Nos últimos anos o ponteiro ajudou na evolução da França, que se tornou um time com grande potencial (mesmo decepcionando em Jogos Olímpicos e em Mundiais). Pois o mesmo talento que Ngapeth exibe dentro das quadras, ele tem para se meter em encrencas. A última delas foi nesta semana aqui no Brasil.
Depois de participar do Mundial de Clubes de Vôlei, em Betim, defendendo o Zenit Kazan, da Rússia, o jogador francês foi parar atrás das grades. Ele estava em uma boate na noite de domingo e deu um tapa nas nádegas de uma mulher dentro do recinto. Imagens divulgadas pelo portal de notícias G1 mostram de forma clara a atitude lamentável do atleta. A mulher abusada prestou queixa e o jogador foi preso por importunação sexual. Na terça, ele pagou fiança de R$ 50 mil. Agora, vai responder ao processo em liberdade. Em nota divulgada por seu advogado, o jogador se disse profundamente arrependido, pediu desculpas à mulher assediada e disse que a confundiu com uma conhecida. Após ser solto, Ngapeth chegou à Bélgica a tempo de participar da estreia do Zenit Kazan na Champions League de vôlei na última quarta.
Este não foi o primeiro caso policial envolvendo o ponteiro. Em 2015 (ano em que a França foi campeã da extinta Liga Mundial), Ngapeth foi detido pela polícia francesa e posteriormente condenado a três meses de prisão ao ser acusado de bater no condutor de um trem. O jogador pagou multa e não precisou cumprir a pena. No mesmo ano, ele atropelou três pedestres em uma estrada de Modena, na Itália, e não parou para prestar socorro. Um ano antes, em 2014, Ngapeth já havia sido detido após brigar em uma boate. Isso sem contar os casos de indisciplina dentro da seleção francesa.
Ngapeth é um jogador experiente, extremamente talentoso e ainda pode ajudar a França a voltar a figurar no pódio das principais competições do mundo. Mas é preciso que se esforce para não ser mais lembrado nas páginas policiais do que nas esportivas.
-
TRAGÉDIA11/12/2019 - 21:10
URGENTE: criança em bicicleta morre atropelado no Industriario em Cuiabá
-
''A ponte caiu''10/12/2019 - 17:32
Vídeo mostra desespero de família após assaltante dar golpes de facão
-
MUITO CUIDADO13/12/2019 - 06:35
Papai Noel aparece excitado ao tirar foto com criança de 10 anos no colo
-
Policial10/12/2019 - 20:17
Professor de educação fisica é morto a tiros em frente a lanchonete em Nova Ubiratã
-
CUIDADO COM CELULAR08/12/2019 - 16:35
Adolescente morre ao usar celular ligado na tomada para ouvir música
-
''A ponte caiu''08/12/2019 - 11:54
Polícia Militar prende 6 e evita roubo a motorista de aplicativo
-
''A ponte caiu''09/12/2019 - 20:10
URGENTE: Vigia e bandido feridos em troca de tiros no centro de Cuiabá
-
CUIDADOS COM A SAÚDE11/12/2019 - 09:34
Mulher com vaginismo conta que costumava chorar de dor durante o sexo