conecte-se conosco


''SOLIDARIEDADE''

Professores em greve pedem doações e vendem doces nos cruzamentos de Cuiabá

Avatar

Publicado

Fonte: O Bom da Notícia

Em greve há 36 dias, os professores estaduais de Mato Grosso têm tido os pontos cortados pelo Governo do Estado e, na tentativa de gerar algum tipo de renda e até mesmo de protestar, os educadores estão vendendo balas nos sinaleiros de Cuiabá e pedindo doações. Nesta quarta-feira (3) os profissionais se posicionaram nos principais cruzamentos da cidade para vender os doces, numa clara resposta à queda-de-braço com o Governo do Estado, que vem fazendo os cortes salariais, até mesmo dos servidores que estão de licença para tratamento de saúde.

Os profissionais da educação deflagraram uma greve geral para reivindicar cumprimento da Lei 510/2013 que trata sobre aumento salarial, convocação dos aprovados no último concurso público e o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos profissionais da categoria.

sintep

A professora Maria de Lourdes, 46 anos, disse que a decisão de ir vender balas nas ruas ocorreu após o corte de ponto. Segundo ela, a previsão é que na próxima semana os profissionais recebam o holerite quase “zerado”.

“Sabemos que deve cair alguma coisa na conta, mas não sabemos quanto e nem se realmente vai cair. Tem muitas mãe solteiras aqui, pessoas que vivem sozinhas, que precisam pagar as contas, o aluguel. O Governo não está nem aí pra gente. Porque ele tem fortuna, é rico, e não sabe do que passamos todos os dias”, afirmou a professora.

Mendes afirma que o Estado não tem condições financeiras de atender as reivindicações.

“Se não tenho o dinheiro para pagar como é que eu pago? Dou um cheque sem fundo? Digo que vou pagar e depois atraso salário? Ou eu tiro o dinheiro da segurança para pagar as viaturas, fecha a segurança, para tratar da educação. Eu fui contratado para ser governador para cuidar de todos os setores. Nós temos hoje quatro, cinco meses de atrasos com os hospitais, peguei com oito meses de atraso então existe uma dura realidade no Estado de Mato Grosso”, disse o governador recentemente.

Mauro Mendes mantém a posição de que o Estado está impedido, legalmente, de conceder o aumento salarial dos profissionais da Educação Pública. Segundo o Governo, é essencial o retorno aos limites de gastos com pessoal de acordo com o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, 49%, para que seja possível que os reajustes possam ser novamente concedidos. Atualmente o Estado está estourado em 59%.

Comentários Facebook

''SOLIDARIEDADE''

População do Araguaia se une para repovoar rio com tartarugas da Amazônia

Avatar

Publicado

A população de São Félix do Araguaia se uniu para a missão de realizar soltura de tartarugas da Amazônia no rio que banha a cidade. Durante a quarta etapa do projeto Amigos da Natureza, realizada no início de dezembro, cinco mil filhotes de, aproximadamente, 30 dias foram devolvidos ao Rio Araguaia.

A ação contou com a participação também dos municípios de Luciara, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Confresa.

A tartaruga da Amazônia é uma espécie encontrada na região e sofre pressão de diversos tipos de predadores, entre eles, o próprio ser humano. O objetivo da ação de soltura é garantir a perpetuação da espécie nessa região. Este quelônio de água doce pode chegar a 75 quilos e 90 centímetros de cumprimento.

Nesta edição, foi criada uma praia artificial no quartel da Polícia Militar para acondicionamento dos ovos. Os filhotes são soltos com cerca de 30 dias de vida, já que, de acordo com o biólogo e coordenador do projeto, Francisco Assis Ribeiro Sousa, nesta fase os filhotes já estão bem mais ativos e podem ser soltos em locais onde os mesmos encontram esconderijo e alimentos.

“A mobilização da população em projetos como este são de extrema relevância para ampliação da consciência da importância da biodiversidade e do meio ambiente para o nosso bem-estar”, ressalta Paulo de Tarso Abranches, coordenador Atividades de Pecuária Intensiva, Irrigação e Aquicultura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia, Câmara Municipal de vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, ministério público do estado de Mato Grosso, comarca de São Félix do Araguaia, pousada Kuryala, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, corpo de bombeiros Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente -SEMA MT e Colônia Z-7 dos pescadores.

Comentários Facebook
Continue lendo

''SOLIDARIEDADE''

Motorista fica preso em carreta tombada de cerveja

Avatar

Publicado

Um homem de 58 anos ficou ferido após perder o controle da carreta que dirigia e capotar na BR-364, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, neste domingo (15).

A carreta estava carregada com cerveja.

O motorista ficou preso entre as ferragens, mas foi retirado com vida e encaminhado a uma unidade de saúde.

O trecho da rodovia ficou interditado por algumas horas, mas liberado em seguida.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não informou quais foram as causas do acidente.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana