conecte-se conosco


Mato Grosso

Dedicação e profissionalismo movem o maior evento esportivo escolar do Estado

Publicado

Ao participar ou assistir as disputas da maior competição escolar de Mato Grosso, muita gente não faz ideia dos esforços para sua realização. Os bastidores dos Jogos Escolares da Juventude envolvem uma organizada logística de infraestrutura e trabalho em equipe que garantem o envolvimento consciente de jovens em fase escolar ao ambiente competitivo. 

De definições de calendário e de municípios-sede à elaboração de relatório final de cada etapa efetivada, os servidores da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) se organizam de forma em que cada envolvido sabe a importância de seu papel para o sucesso do evento esportivo.

Nesta semana os esforços são dobrados, já que a etapa regional da competição escolar acontece praticamente ao mesmo tempo em duas regiões distintas do Estado. De 20 a 25 de junho, o município de Querência, localizado no Vale do Araguaia, a quase mil quilômetros de Cuiabá, recebe as disputas das escolas da região esportiva Leste. E Juína, distante da capital mato-grossense em mais de 700 km, sedia os jogos da região noroeste, de 21 a 26 de junho.

Abertura dos Jogos Escolares em Querência foi na quinta, 20/06

O arranjo providenciado para atender as localidades abrangerá duas equipes da secretaria adjunta de Esporte e Lazer da Secel, chamadas de Comitê Dirigente dos Jogos. Cada comitê é composto pelas coordenações geral, técnica, operacional, de modalidades e arbitragem e a de vivências de inclusão, além da secretaria geral.

O coordenador geral é o responsável por adotar todas as medidas necessárias ao bom desenvolvimento do evento, tais como supervisionar os trabalhos e tomar medidas de caráter administrativo. Em Querência e Juína, a coordenação geral ficou sob a competência dos profissionais de educação física, Marcos Natanael de Andrade e Celso Queiroz Silva, respectivamente.

Veja Também  Mato Grosso oferta 1.702 vagas de emprego pelo Sine

“É um trabalho que engloba várias ações imprescindíveis. Então precisamos ficar atentos, providenciando e conferindo uma por uma das atividades necessárias, trabalhando em parceria, inclusive com a gestão municipal, tudo para que ao final os Jogos Escolares tragam os benefícios do esporte aos estudantes e a todos os envolvidos”, explica o secretário adjunto de Esportes e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho.

Atividades

Antes mesmo do início da etapa regional, cada comitê dirigente providencia todos os encaminhamentos para confirmar segurança, infraestrutura dos locais de competição e de alojamento, organização da abertura oficial e contratação de arbitragem.  

Na tarde do mesmo dia da abertura oficial dos Jogos, o comitê se reúne com representantes das delegações no congresso técnico da competição, que é o espaço em que se confirmam as inscrições dos municípios e se realiza o sorteio para composição de chaves de disputas. É também no congresso técnico que são repassadas orientações aos treinadores sobre o incentivo a comportamentos de respeito ao adversário e de consciência de valores, potencialidades e limitações nos jovens atletas. 

As tarefas de elaborar tabela, horário e locais de jogos, receber e conferir as súmulas e os resultados dos jogos, ficam a cargo da coordenação técnica. Auxiliada pelo coordenador de modalidades e arbitragem, é também responsável por coordenar a arbitragem e controlar a documentação dos atletas inscritos.

Veja Também  Mais de 2 mil policiais militares concluem capacitação em Liderança e Inteligência Emocional

Já o trabalho da coordenação operacional consiste em providenciar materiais administrativos e esportivos específicos de cada modalidade, além de vistoriar as instalações esportivas e não esportivas. E, para manter as delegações informadas sobre atividades, regras, tabela de jogos e resultados, o serviço do secretário geral entra em ação.

Por envolver atletas em fase escolar com um ambiente competitivo, a organização dos Jogos Escolares faz questão de proporcionar experiências para o crescimento pessoal desses jovens. Práticas de experiência do esporte por pessoas deficientes, como basquete em cadeiras de rodas e futebol de cegos são oferecidas pela coordenação de vivências de inclusão, que faz do refeitório um centro de integração entre as equipes.


“Antes, durante e depois de cada etapa regional, empenho e profissionalismo movem os Jogos Escolares, com o trabalho intenso de nossas equipes merecedoras de medalhas pela dedicação com que realizam suas atividades”, elogia o secretário da Secel, Allan Kardec.   

Programação

Regional Leste
Período: 20 a 25 de junho
Município-sede: Querência/MT
Municípios participantes: Água Boa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Gaucha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho e Torixoréu

Regional Noroeste 
Período: 21 a 26 de junho 
Município-sede: Juína/MT
Municípios participantes: Aripuanã, Castanheira, Campo Novo do Parecis, Colniza, Cotriguaçu,  
Porto dos Gaúchos, Juara, Juína, Juruena e Novo Horizonte do Norte 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Campanha para confecção de perucas para mulheres com câncer continua

Publicado

Nesta terça-feira (22), durante o dia todo, as mulheres, policiais e civis, poderão cortar o cabelo para contribuir para a confecção de perucas que atenderão outras mulheres que passam por tratamento de câncer.

No período da manhã, o salão Velvet Hair Lounge, parceiro da PM nessa campanha, atenderá aquelas que já agendaram horário. Todavia, no período da tarde há vagas para cortes, ou seja, ainda dá tempo de participar dessa ação de solidariedade.

Os telefones para informações e agendamento são: (65) 3613-8880 e (65) 98459-2163. Quem não tiver como ir até esse salão, poderá fazer o corte em outros locais e levar o cabelo para a Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da Polícia Militar, na sede do Comando Geral, localziado Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6.135, bairro Novo Paraiso, em Cuiabá, até o dia 30 deste mês.

Além de cabelo, a campanha estimula a doação de acessórios como lenços, boinas, chapéu, bonés, turbantes, laços, fitas, entre outros.

A coordenadora adjunta de Comunicação Social e Marketing Institucional da PM (CCSMI), capitã Raíssa Helena Farinha Amorim, explica que a ação é resultado de uma parceria entre a PM e o projeto Força na Peruca, da Casa da Amizade do Rotary Clube de Lucas do Rio Verde, responsável pela confecção das perucas.

Veja Também  Ginásio Aecim Tocantins recebe Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Cabelos a partir de 15 centímetros, com ou sem química, podem ser doados ao pelotão da solidariedade da PM. No final deste mês, os cabelos coletados serão enviados ao projeto Força na Peruca, em Lucas do Rio Verde, onde voluntárias confeccionarão os acessórios.

Depois de prontas, as perucas serão trazidas para Cuiabá e entregues pela PM ao Hospital de Câncer, principal unidade de atendimento de mulheres em tratamento quimioterápico. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Jovens instrumentistas participam do Ciclo CirandaMundo MasterClass

Publicado

Dois dias inteiramente dedicados à música transformam o Palácio da Instrução em um grande conservatório, com direito a formação e apresentação com experientes instrumentistas vindos de várias partes do mundo. Realizado pelo Instituto Ciranda, o Ciclo CirandaMundo MasterClass, que ocorre nesta segunda-feira e terça-feira (21 e 22.10), oferece, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo e regência à mais de trinta jovens instrumentistas.

Entre os professores estão a canadense Verónique Mathieu, responsável pelas aulas de violino; Shah Sadikov, do Uzbequistão, responsável pelas aulas de regência e viola; e o paulista William Teixeira, professor de violoncelo.

“São três importantes instrumentistas reconhecidos internacionalmente que chegam em Cuiabá com um único intuito, compartilhar conhecimentos. Esse primeiro ciclo foi pensado especificamente para as sessões de cordas e regência. Para os estudantes, a atividade traz um grande aprendizado, com olhares muito competentes e novas e importantes perspectivas”, aponta Yndira Vilarroel, coordenadora pedagógica do Instituto Ciranda.

Para a violinista canadense Verónique Mathieu, as atividades desses dois dias de estudos no Palácio da Instrução trazem ganhos artísticos, tanto para os jovens instrumentistas, quanto para os professores envolvidos.   

“São atividades com significados muito profundos, tanto para os alunos quanto para nós professores. Por um lado, os alunos podem ter aulas com diversos artistas ao mesmo tempo, o que significa eles terem vários pontos de vista sobre a música. E para nós, professores, é uma experiência muito importante porque vamos poder tocar com músicos de Cuiabá, como é o caso da Jessica Gubert, do clarinete e da Yndira Vilarroel, do violino. Além de poder tocar música de compositores brasileiros, é claro. Um deles, Roberto Victorio, aqui de Cuiabá, que estará presente no concerto de amanhã. Uma bela oportunidade para todos os envolvidos”, garante Verónique.

Veja Também  Em Sinop, prefeitos destacam avanço na saúde pública da região

Para a jovem violinista Kamilly Matos, 17 anos, que veio de Rondonópolis exclusivamente para participar da masterclass com Verónique, essa está sendo uma oportunidade única de aprendizado.

“O contato com outros instrumentistas do mundo vai acrescentar muito a nossas vidas, não só no violino, mas em todos os aspectos da vida. Gostaria de agradecer muito ao Instituto Ciranda, que despertou essa vocação em mim e em outros colegas meus. Com a chegada do Ciranda em Rondonópolis passei a ter acesso a esse tipo de atividades, despertando em mim o gosto pela música de orquestra”, explica Kamilly.

Concerto de encerramento

O Ciclo CirandaMundo MasterClass encerra nesta terça-feira (22.10), às 20h, no Palácio da Insturção, com um concerto especial aberto ao público, que traz no repertório, peças de W. A. Mozart, J. S. Bach, Roberto Victorio e Silvio Ferraz. Para as apresentações, além dos professores convidados, o concerto contará ainda com a violinista venezuelana Yndira Villarroel, a clarinetista Jessica Gubert e o compositor Roberto Victorio.

Para o concerto, várias formações, quintetos, quartetos e orquestra de câmara com a participação dos professores. “É um privilégio muito grande poder prestigiar profissionais tão importantes para a música de concerto. Estou muito feliz”, comemora Yndira Villarroel.

Veja Também  Imagens por satélite permitem monitorar comportamento do fogo

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço

Ciclo CirandaMundo MasterClass

Onde: Palácio da Instrução

Quando: Dias 21 e 22 de outubro (segunda-feira e terça-feira), das 8h às 18h. O concerto ocorrerá dia 22 de outubro a partir das 20h

Entrada Franca

Outras informações: (65) 3623-1239

Assessoria de Imprensa: WhatsApp (65) 98425-1443

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Está localizado na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: (65) 3613-9240.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana