conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande participa de pesquisa do Ministério da Saúde que avalia estado nutricional de crianças de até 5 anos

Publicado

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) irá percorrer alguns municípios de Mato Grosso, entre eles Várzea Grande, a fim de avaliar a saúde e o estado nutricional de crianças de até 5 anos. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), começa a ser desenvolvido em Mato Grosso a partir da próxima segunda-feira, 20, e irá percorrer 690 domicílios em seis cidades até julho. 

Essa é a terceira fase de um inquérito, que, pela primeira vez no país, coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos. Também serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B, além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. Ao todo, 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores do Enani, em 123 municípios brasileiros.

O objetivo do estudo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro. O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras. "Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda", adianta o pesquisador.

Veja Também  Guarda municipal recebe moção por 19 anos de atuação

A terceira fase do Enani visita, entre maio e julho, 1.890 domicílios em 16 municípios do Mato Grosso e Paraná. No Mato Grosso, 690 domicílios serão percorridos nas cidades de Várzea Grande, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis.

O Enani percorre, desde março, 5.090 casas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, nas duas primeiras fases da pesquisa.  Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo.

As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados. A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

Veja Também  Guarda Municipal desenvolve mais um projeto social ‘Judô da Guarda’

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Guarda municipal recebe moção por 19 anos de atuação

Publicado

A Guarda Municipal de Várzea Grande está completando nessa semana 19 anos de trabalhos efetivos prestados à sociedade várzea-grandense. Foi no dia 8 de setembro de 2.000, logo após ser apresentada oficialmente no desfile de 7 de Setembro, que a corporação deu início às ações de rua, com trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo, passando a ser mais um apoio às forças de segurança já em atuação no Estado. Para marcar esse momento, os 143 guardas municipais que integram o efetivo da Instituição, foram homenageados com ‘Moções de Aplausos’, entregues pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (DC).

Cada um dos 143 GM´s recebeu a Moção, inclusive o guarda municipal Marcel Silveira, vítima de um acidente automobilístico há exatamente três meses, representado na cerimônia por sua esposa, Ana Luisa. O reconhecimento aos serviços prestados pela Guarda Municipal, bem como sua importância para ordenamento do trânsito, à segurança da população e de garantias ao patrimônio público, é percebido por todo o Estado. “A Guarda Municipal, que é pioneira em Mato Grosso, enche Várzea Grande de orgulho. Se é exemplo e é reconhecida é porque reflete o empenho, a coragem e a dedicação de um de vocês, sejam dos guardas do operacional, bem como do administrativo, pois todos atuam pelo bem coletivo, pela sociedade”, destacou o deputado.

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, reforçou que desde a implantação da Guarda Municipal, em fevereiro de 2.000, a cidade passou a contar com uma força de segurança a mais. “Passamos a ter um apoio mais próximo. Uma guarda cidadã, que atende desde situações como mulheres em trabalho de parto, até apreensões de veículos roubados e foragidos da justiça. Não temos dúvida de que é uma instituição que nos orgulha e que essa homenagem é mais do que justa”.

Veja Também  Várzea Grande adota medidas para evitar os efeitos do calor intenso

O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, fez questão de dizer aos colegas que “cada membro da corporação leva consigo, para a sociedade, a Guarda Municipal”. Como completou: “Somos um modelo para o Estado, pioneiros e estamos desde então prestando um atendimento de excelência, seja ele de pequena, média ou grande complexidade”.   

O deputado Elizeu Nascimento, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, destacou que o respeito e o reconhecimento conquistados pela Guarda Municipal se dão pela própria estruturação da Instituição que buscou parcerias com a Polícia Militar e que passou a ter comandantes formados dentro da base da Guarda Municipal, como é o caso do atual comandante, o Evandro Homero Dias, que sucedeu a primeira comandante mulher, a GM Cristiane Prado. “Ninguém melhor do que um integrante da Guarda Municipal, formado aqui dentro, para saber das dificuldades do dia-a-dia e assim, poder melhorar a rotina dos comandados. Acredito que a cada ano a Guarda está cada vez mais fortalecida”.

Veja Também  Prefeita visita Hospital e Pronto Socorro e anuncia mais melhorias nos serviços de saúde

O secretário municipal de Administração, Pablo Pareira, é filho do primeiro comandante da Guarda Municipal, o coronel Walter de Fátima Pereira, e disse que participar de uma solenidade de reconhecimento pela atuação de cada membro da corporação era motivo de orgulho e emoção. “Acompanhei todo o processo de implantação e como meu pai se dedicou para tornar esse sonho em realidade. Hoje estamos aqui, vendo a primeira Guarda Municipal de Mato Grosso ser homenageada. Quem vive em Várzea Grande sabe como a Guarda é presente e operacional”.

O vereador Chico Curvo destacou a atuação e o reconhecimento dos trabalhos prestados pela Guarda Municipal e a iniciativa do deputado.

Desde 2016, a Guarda Municipal integra a secretaria de Defesa Social, se unindo à Defesa Civil e à Junta Militar, Pasta essa que nasceu com a missão de agregar todas as forças de segurança em ações preventivas e ostensivas em prol da população várzea-grandense.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Prefeita visita Hospital e Pronto Socorro e anuncia mais melhorias nos serviços de saúde

Publicado

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez mais uma visita nas instalações do Hospital  e Pronto Socorro de Várzea Grande, para acompanhar de perto as mudanças que estão ocorrendo em obras e o que é necessário para melhorar o atendimento à população Várzea-grandense. 

A visita faz parte de uma agenda adotada pela chefe do executivo municipal de estar presente nas unidades de saúde do Município, conversando com funcionários e pacientes. Só que esta visita de hoje (13), foi especial, também  em comemoração aos  31 anos de fundação da unidade.

Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, do diretor geral da unidade, Ney Provenzano e do senador Jayme Campos – que nesta data também completa mais um ano de vida – anunciou mais uma obra de reforma, que desta vez contemplará a farmácia.

“ As obras desta última etapa estão sendo finalizadas. Agora vamos entrar com as reformas  das alas pediátricas que englobam consultórios médicos, salas de internação/recuperação e laboratório, e ainda a farmácia para ficar 100% reformado. Estamos investindo  R$ 10 milhões de reais, entre obra física e aquisição de equipamentos de última geração, para dar melhor eficiência ao atendimento e na melhoria do ambiente de trabalho. Queremos cada vez mais melhorar a oferta de serviços da nossa Rede do Sistema Único de Saúde”, disse a prefeita, lembrando que a unidade completa hoje 31 anos, e foi edificada na gestão do senador Jayme Campos – então prefeito à época- e que desde a data da sua fundação nenhuma obra de reforma havia sido feita, e uma de suas metas de Gestão é a de entregar para a população um novo Hospital e Pronto Socorro, com a reforma de 100% da unidade.

“Hoje o Pronto Socorro Municipal está reestruturado para atender de forma humanizada todos os pacientes que buscam nesta unidade de saúde serviços. E os avanços e melhorias estão sendo sentidos pela própria população, quer seja de forma emergencial, ou até nas consultas de rotina, com os equipamentos de alta tecnologia. Não temos medido esforços para investir na qualidade do atendimento aos pacientes da Rede do Sistema Único de Saúde”, completou a prefeita.

Veja Também  Saúde presta contas do 2º quadrimestre em audiência pública

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, lembra que o Pronto Socorro de Várzea Grande, ao completar 31 anos, tem muito que comemorar, não apenas na melhoria da estrutura física, na modernização de equipamentos, mas, sobretudo, na excelência dos serviços que tem sido executado no setor e que tem recebido elogios de diversos órgãos de fiscalização do Ministério da Saúde, bem como técnicos do Governo do Estado.

A Ouvidoria do SUS, como destaca o secretário Diógenes Marcondes, há muito tempo não registrava tantos elogios da população, reafirmando o bom atendimento por parte dos servidores da unidade. “Esse fato muito nos orgulha, porque estamos  trabalhando para que os resultados obtidos no Hospital e Pronto Socorro sejam os melhores. E isso tem sido possível porque a administração municipal tem feito inúmeros investimentos no setor de Saúde. O aniversário do Pronto Socorro merece ser comemorado, com a implantação da política de Humanização”, completou.

O superintendente do Hospital e Pronto Socorro, Ney Provenzano , disse que a unidade de saúde já é referência em várias especialidades, o que tem contribuído para salvar e ajudar a minimizar o sofrimento de muitas pessoas. “Agradeço a todo o corpo de servidores dessa instituição e principalmente ao senador Jayme Campos que possibilitou que a população Várzea-grandense há 31 anos, pudesse ter uma unidade de saúde 24 horas para atendimento de urgência e emergência, e de portas abertas para atender toda a população de Várzea Grande e de Mato Grosso em suas necessidades de saúde. É  gratificante observar o crescimento na oferta de serviços, na gestão Lucimar Campos. Hoje o várzea-grandense nasce em sua cidade, com os serviços da Rede Cegonha. Hoje o paciente internado  que necessita de exames laboratoriais e outros de alta complexidade não precisa mais ser transferido, ele, tem seu tratamento integral dentro da unidade ”, afiançou o diretor.

Veja Também  Prefeita visita Hospital e Pronto Socorro e anuncia mais melhorias nos serviços de saúde

Emocionado, o senador Jayme Campos, lembrou-se da inauguração do Pronto Socorro de Várzea Grande, ocorrido no ano de 1988, ocasião em que ele era prefeito de Várzea Grande. “Lembro-me como se fosse hoje dessa data festiva e da satisfação pessoal em poder inaugurar uma unidade de saúde onde a população local pudesse ser atendida. Lutei muito para viabilizar esse sonho, e mesmo passados 31 anos muito me orgulho de voltar aqui e ver que muita coisa mudou e para melhor. E meu orgulho é ainda maior por ver que a prefeita Lucimar tem melhorado de forma considerável a estrutura física e nos investimentos necessários e de alta tecnologia para salvar vidas. Aqui tenho uma história de respeito por essa unidade de saúde, que tanto faz pelo várzea-grandense ”, disse ele.  

Por: Katia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana