conecte-se conosco


TRABALHO PARLAMENTAR

Deputado faz visita técnica em “Escola de Lata” de Cuiabá

Publicado

O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Thiago Silva (MDB) comandou na manhã da última quinta-feira (16),  uma visita técnica à Escola Hermelinda de Figueiredo no bairro Coophema, em Cuiabá. 
A visita é a terceira feita pela comissão e deve gerar um relatório que será apresentado nas próximas semanas a Secretaria Estadual de Educação. Antes, houve visitas na escola José Pedro Gonçalves em Rosário Oeste e Santa Claudina no distrito de Mimoso,  em Santo Antônio do Leverger, que também funcionavam com salas improvisadas, a primeira em containers e a segunda em um local que, no passado, foi baia de cavalo. 
Após a visita, a escola José Pedro Gonçalves teve o início das obras de reformas.
A visita teve como foco principal acompanhar a situação da Escola. No ano de 2017, uma forte chuva atingiu a unidade de ensino acabou provocando estragos e interditando seis salas de aula. A solução provisória foi colocar essas salas em containers , até que o problema fosse resolvido. No entanto, a solução ainda não chegou. “Vimos que é preciso fazer uma reforma completa para tentar reverter essa situação e vamos conversar com o Governo sobre esse assunto”,  disse o deputado.  As escolas em container passaram a ser chamadas pela mídia de “Escolas de Lata”. 
Thiago visitou todo o setor que está interditado e verificou problemas na estrutura, o deputado também foi no setor em que os containers estão instalados. No local, há problemas com os aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando  e com a acomodação dos estudantes, pois quando chove a água entra dentro das salas improvisadas. O deputado ouviu os alunos e demonstrou preocupação. 
A escola conta com aproximadamente 400 alunos do 1º ao 9º e segundo a diretora da escola, Patrícia Fabiane Reis Cardoso,  uma verba para a reforma emergencial já foi pedida à Secretaria de Educação para recompor parte da escola.
Por outro lado, ela confirmou que os containers serão retirados e com isso, os estudantes vão para salas de aula em uma igreja que fica na frente da unidade de ensino. “O problema é que muitos pais não querem, pois eles acham perigoso atravessar a rua para ir para as salas na igreja”, disse. 
Mesmo com essa negativa dos pais, a diretora disse que não tem alternativa em curto prazo.
O deputado Thiago Silva reuniu com o Secretário adjunto Alan Resende Porto, e recebeu a confirmação que a Escola está na lista das unidades que receberam obras ainda em 2019. O parlamentar deve ainda realizar uma reunião com representantes da secretaria de Educação e comunidade escolar para buscar uma solução urgente para o problema.
Comentários Facebook
Veja Também  NESTE MOMENTO ROUBO DE VEÍCULO TERMINA COM UM ACIDENTE, EM RUA DO BAIRRO PIRINEU EM VÁRZEA GRANDE

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana