conecte-se conosco


Mato Grosso

Levantamento avalia situação das unidades de controle interno dos 141 municípios

Publicado

 SECEX DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
 Secretário Francisney Liberato Batista Siqueira, responsável pela Secex, terá em sua equipe 34 servidores, sendo três supervisores

Levantamento inédito realizado pelo Tribunal de Contas, por meio da Secretaria de Controle Externo de Administração Municipal, vai verificar a situação das unidades de controle interno do Poder Executivo dos 141 municípios de Mato Grosso. A pesquisa está sendo feita por meio de um questionário enviado aos 175 controladores, que devem informar as condições de trabalho quanto à estrutura física, como acesso a computadores, veículos, salas, telefones etc.

 Alimentação escolar infantil  Horta da Escola de Ipiranga do Norte

O questionário também quer identificar se os controladores internos ingressaram no cargo via concurso público, se possuem autonomia e liberdade para exercer a função e o valor do salário, que deve ser compatível com o Poder Executivo e similar ao de secretário municipal. Em razão da responsabilidade da função, o controlador interno deve possuir ensino superior completo e atuar junto ao gestor.

Também está sendo avaliada a participação desses profissionais nas capacitações oferecidas pelo Aprimora, um programa da Consultoria Técnica do Tribunal de Contas que fornece apoio técnico para implementação, funcionamento e avaliação desses controles, visando alcançar melhorias na governança da gestão pública. O Programa Aprimora já ofereceu capacitação em Gestão de Frotas, Alimentação Escolar, Financeira, Nível de Entidade, Logística de Medicamentos e Contratações Públicas.

Veja Também  Maioria dos focos de calor em MT são em áreas privadas, assentamentos e terras indígenas

Simultaneamente, a equipe da Secex de Administração Municipal responsável pelo Levantamento está visitando in loco alguns municípios, para conferir de perto o funcionamento e verificar a infraestrutura e as condições de trabalho dos controladores internos. Já foram visitadas as unidades de Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Poxoréu, e novas visitas estão agendadas.

 foto: Bruno Cidade/DPE-MT

 GESTÃO PÚBLICA: Servidora do controle interno

O secretário da Secex de Administração Municipal, Francisney Liberato, acredita que a condição de trabalho está diretamente ligada ao resultado da atuação do controlador interno, que consiste em garantir a boa aplicação dos recursos públicos e, consequentemente, uma melhor prestação de serviços para a sociedade. O controle interno auxilia também o trabalho de controle externo, desenvolvido pelo Tribunal de Contas.

O Levantamento (Processo nº 132446/2019) está sob a relatoria do conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira. A equipe da Secex responsável pelo trabalho tem como supervisor Valdir Cereali e os membros são Cristina de Mello e Gonçalina Maria.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Atendimento ao público será realizado no período da manhã nesta segunda-feira (16)

Publicado

A diretoria do MT Hemocentro comunica que na segunda-feira (16.09) a sede do banco de sangue estadual – localizada na Rua 13 de Junho, Centro-Sul – e a Unidade de Coleta de doação do Pronto Socorro de Cuiabá não estarão funcionando no período da tarde. Sendo assim, o horário de atendimento ao público, neste dia, será das 7h30 às 12h.

A medida se deve à realização de capacitação dos servidores, visando o aprimoramento do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Também  Seplag orienta secretarias a promover o consumo consciente de energia elétrica
Continue lendo

Mato Grosso

Força Tática apreende 196 tabletes de maconha em bairro de Cuiabá

Publicado

No bairro São Sebastião, em Cuiabá, em um galpão onde já teria funcionado uma serralheria, agentes da 20ª Companhia de Força Tática da Polícia Militar apreenderam 197 tabletes de maconha, ou seja, quase 200 quilos da droga.

A apreensão ocorreu na madrugada deste domingo (15.09), após informações levantadas de que naquela região haveria um depósito de drogas. Seria um local de revenda, de onde a maconha sairia para abastecer ‘bocas de fumo’ da Capital e outras regiões.

O primeiro sinal da presença da droga veio do quintal, do odor forte exalado e de uma área de solo fofo e remexido, onde as equipes da Força Tática do 1º Comando Regional escavaram e encontraram uma parte dos tabletes apreendidos.

Dentro da casa havia mais maconha, além de um caderno de contabilidade, com controle de entregas e apetrechos usados no preparo da droga para venda, entre os quais 10 rolos de fita adesiva marrom, um rolo de plástico transparente e duas balanças, uma pequena e uma grande.

Nenhum traficante foi preso, porém a Força Tática levantou mais informações e nomes de possíveis envolvidos e repassou tudo à Polícia Civil, juntamente com a droga, para que se possa dar continuidade às investigações.

Veja Também  Corpo Musical da PM promove apresentação do projeto ‘Harmonizando para a vida’

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana