conecte-se conosco

Cuiabá

Prefeitura inicia recuperação da Avenida Coxipó Mirim, no Dr. Fábio I

Avatar

Publicado

Um problema crônico enfrentado por milhares de condutores que trafegam pela Avenida Coxipó Mirim, no bairro Dr. Fábio I, caminha para uma solução definitiva. Como parte do planejamento de melhoria da infraestrutura da cidade, a Prefeitura de Cuiabá deu início ao processo de recuperação da malha asfáltica da via que dá acesso a dezenas de comunidades. A previsão é de que a intervenção dure 60 dias.

O projeto, realizado por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, envolve a reconstrução da pavimentação e também a edificação da rede de drenagem. Dessa forma, além de assegurar uma boa trafegabilidade aos motoristas, o trabalho também possibilitará que a vazão da água aconteça com maior eficiência, evitando alagamentos na região e aumentando a durabilidade do asfalto.

No total, está sendo investido R$ 421.400,64, recurso oriundo do próprio Município. A obra é executada no trecho situado entre o início do bairro Dr. Fábio até a entrada do Três Barras, englobando aproximadamente de 500 metros. Neste momento, uma equipe atua na etapa de limpeza da avenida e outra na construção das galerias pluviais.

A ação faz parte do Minha Rua Asfaltada, implantado em 2017 com a meta de universalizar o benefício da pavimentação. Até o momento, são mais de 40 bairros atendidos pelo programa. Além da recuperação da Avenida Coxipó Mirim, a Prefeitura também investiu mais de R$ 16 milhões em cerca de 17 quilômetros de pavimentação do Dr. Fábio I.

“Essa é uma das vias mais movimentadas dessa região. São milhares de veículos que passam por ele diariamente tanto para acessar os bairros situados na redondeza quanto para chegar a Avenida Dante Martins de Oliveira. Há anos, esses condutores enfrenta esse problema e, nesse sentido, recebemos a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de não mais fazer algo paliativo, mas sim adotar uma medida definitiva”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura divulga painel de casos de Covid-19 em Cuiabá deste domingo (24)

Avatar

Publicado


.

Neste domingo (24), Cuiabá tem 489 casos confirmados de residentes no município e 121 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 163 já estão recuperados da doença e houve 7 óbitos de residentes e 9 de não residentes. Na rede hospitalar há 77 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 45 na UTI e 32 em enfermaria. Também estão internados 42 pacientes com suspeita da doença, sendo 13 na UTI e 29 em enfermaria.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Mais treze pessoas aceitaram convite e são acolhidas no “Hotel Albergue”

Avatar

Publicado


.

Mais uma ação emergencial voltada a população em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus aqui na Capital, resultou no acolhimento de treze pessoas que aceitaram o convite e foram encaminhadas para o “Hotel Albergue”. A ação foi realizada neste sábado (23) pela equipe de abordagem da Assistência Social.

Os pontos visitados foram os de maior concentração desse público, sendo eles o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Rodoviária e Porto. “Esse trabalho de sensibilização é permanente. Além das abordagens, as pessoas receberam orientações sobre o novo Coronavírus, importância da higienização e do isolamento social.

É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muito ainda são resistentes, mas esse trabalho contínuo, aos poucos vai alcançando os resultados por nós esperados”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Para aquelas pessoas que não aceitaram e não entenderam a importância do isolamento social, foram distribuídos cobertores, por conta do frio, além das refeições que estão sendo distribuídas desde o mês de março para esse público.

Os cobertores são arrecadados por meio da Campanha Aquece Cuiabá, que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. “A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, onde já há uma sensibilização por parte da equipe e uma preocupação por parte da gestão Emanuel Pinheiro em oferecer um serviço humanizado e ainda mais acolhedor, buscando aquecer um pouco esse momento gelado da nossa Capital”, informou Márcia Pinheiro.

Na oportunidade, a secretária fez questão de pontuar um fator importante e que merece ser observado. Segundo ela, muito mais que conseguir encaminhar essas pessoas para o acolhimento, é fazer com que elas permaneçam e entendam a importância do isolamento social nesse momento da pandemia. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Muitas delas saem e depois querem retornar, o que coloca em risco aqueles que permaneceram em isolamento. Por isso que estamos intensificando essas ações para reforçar essa sensibilização”, esclareceu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Com mais essa ação de acolhimento, o “Hotel Albergue” abriga cerca de 89 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. No “Hotel Albergue” estão sendo acolhidas aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. 

“Estamos trabalhando para sensibilizar o maior número de pessoas em situação de rua, a fim de oferecer maior dignidade, saúde e segurança para essas pessoas. Esse trabalho já faz parte da rotina da Secretaria, mas nesse momento de crise está sendo intensificado com essas ações emergenciais. Além disso, quero deixar o meu agradecimento a equipe, que não tem medido esforços para executar esse trabalho, enfrentamento o medo e todas as dificuldades”, concluiu a secretária.

CRAS JARDIM ARAÇÁ- Além da ação emergencial de abordagem aos moradores em situação de rua, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Jardim Araçá também fez a distribuição de cobertores para os moradores dos bairros de abrangência da Unidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana