conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil realiza 3º Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar

Avatar

Publicado

 Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil realizou o 3º Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar (CBAPH), na quarta e quinta-feira (08 e 09.05). A capacitação com carga horária de 16 horas/aula aconteceu na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em Cuiabá.  

Nessa edição, 17 policiais civis, uma policial militar e uma assistente social concluíram o curso. A primeira edição foi realizada em março para 10 policiais. Já na segunda edição, ocorrida em abril, 21 policiais finalizaram a capacitação.

O curso foi ministrado pelos policiais civis e instrutores Ojier Augusto Castro de Almeida, Joelson da Costa Almeida e Heleno da Silva Souza.

Conforme o investigador Ojier Augusto, a ideia é difundir o curso básico de atendimento pré-hospitalar para todas as unidades da Polícia Civil no Estado, iniciando pela região de Cuiabá e Várzea Grande, com viés voltado para atendimento ao policial.

“Estamos trabalhando o suporte básico da vida, com protocolo atualizado em 2017 que inclui o X no ABCDE do trauma, onde o X é verificado o sangramento e depois segue todo o ABCDE do trauma, padronizado pela Escola Americano de Cirurgiões, a qual é responsável por normatizar mundialmente o atendimento pré-hospitalar e procedimentos sequenciados visando prestar um bom atendimento as vítimas de trauma e vítima de clínicas”, explicou o policial civil Ojier.

O policial civil destacou ainda que este foi o último curso com 16h/a e no próximo, a ser realizado no mês de junho, serão três dias de capacitação, totalizando 24 horas/aula. O curso é homologado e certificado pela Acadepol.  

As aulas abordaram desde a análise primária subjetiva até a objetiva, que é o atendimento propriamente dito, iniciando pela parte clínica, desde mal súbitos, tonturas, desmaios, evoluindo para parada respiratória, cardiorrespiratória, trazendo sempre um estudo no mais real possível, que vai da verificação de hemorragias grandes, depois vias aéreas, respiração, circulação através do pulso, estado neurológico verificando as pupilas e na sequencie a posição da vítima.

Ainda durante o curso os alunos receberam instruções sobre a parte clínica (simples) e posteriormente a parte traumática (complexa), que começa com pequenos ferimentos até chegar à perfuração por arma de fogo, que é um dos pontos principais. 

Na ocasião também foi falado a respeito da proteção balística, sobre o uso e aplicação do torniquete (equipamento utilizado para estancar hemorragia dos membros inferiores e superiores), finalizando com grandes traumas (fêmur ou bacia), como se mobiliza essa fratura, como se faz a condução dessa vítima ate uma prancha, entre outros informes.

Na terceira edição participaram do curso policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), da Academia de Polícia (Acadepol), da Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Diretoria de Execução Estratégica (DEE) e da Secretaria Adjunta de Inteligência  da Segurança Pública (SESP).

 

Comentários Facebook

Policial

Foragidos da justiça são capturados em Cuiabá, Rondonópolis e Juína

Avatar

Publicado


.

Policiais militares de Cuiabá, Rondonópolis e Juína capturaram nesta quarta-feira (27.05), quatro foragidos da justiça durante abordagens e denúncias.

Na capital, foram três ocorrências, atendidas pela Rotam. A primeira, no bairro Jardim Fortaleza durante a abordagem do motorista que conduzia em veículo VW Jetta branco. Via consulta foi encontrado mandado aberto por roubo. Na ficha criminal do homem tinham passagens por furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

A segunda captura foi no bairro Novo Terceiro, quando os militares abordaram um homem que andava pela Avenida Miguel Sutil. Em seu nome contou ser foragido por roubo. O mandado foi expedido no dia seis de abril.

Em Rondonópolis, no Residencial Bispo Pedro Casaldaliga, a denúncia descrevia que um homem estaria usando entorpecente em uma casa. No local, os militares abordaram o denunciado e descobriram um mandado aberto por tráfico de droga.

Em Juína, os policiais estavam na busca do suspeito que tinha furtado uma motocicleta Honda Biz, no bairro Palmiteira, pela manhã. Em ronda pelo bairro Módulo 6 já a noite, os agentes viram um homem em moto, na rua. Na abordagem, foi confirmado ser o veículo furtado e o piloto ser procurado da justiça por furto. O mandado foi expedido pela Comarca da cidade de Colniza.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PM tira droga de circulação na grande Cuiabá e mais três cidades

Avatar

Publicado


.

Policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Tangará da Serra e Cáceres, prenderam na terça e quarta-feira (26 e 27.05), sete homens por tráfico de droga. Um adolescente foi apreendido.

No bairro pedra 90, na capital, uma equipe da Força Tática encontrou com um suspeito durante abordagem 15 porções de maconha. Parte da droga estava em uma moita próxima do local.

Em Várzea Grande no bairro Água Vermelha, dois homens foram pegos em flagrante durante uma negociação de entorpecente. Com a dupla foi apreendida 15 porções de cocaína e um cigarro de maconha.

Em Tangará da Serra, o trabalho foi integrado junto com agentes da Polícia Judiciária Civil na prisão de dois homens. A denúncia apontava que um apartamento na área central seria ponto de venda de droga. No local, os policiais encontraram quatro porções de cocaína, uma porção de maconha e ácido bórico, além de dinheiro.

Em Juína, a equipe da Força Tática realizava patrulhamento pelo bairro Palmiteira quando viram um homem e um adolescente em uma motocicleta em alta velocidade. Minutos depois, a dupla já estava a pé quando os policiais perceberam um deles jogando uma porção grande de pasta base de cocaína. Os militares ainda foram na casa do adolescente onde encontraram uma porção de cocaína  

Em Cáceres, a equipe de Força Tática abordava um ciclista quando encontraram em sua mão duas porções de maconha.

Droga apreendida em Tangará da Serra                                   Foto: PMMT

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana