conecte-se conosco


Cidades

AMM participa do 36º Congresso Mineiro de Municípios

Publicado

O 36º Congresso Mineiro de Municípios, tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios, já consagrou a sua marca na agenda municipalista nacional.  Com o tema “Novos Governos, Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios”, o evento conta com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes públicos e outros convidados.  A programação inclui painéis, palestras, e a feira para o desenvolvimento dos municípios, com a participação de mais de 100 expositores de diversas áreas, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

O prefeito de Canarana, Fabio Marcos Pereira, representa a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, no Congresso. Fábio destacou o evento e também participou nesta terça-feira (14) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional do Municípios-CNM, ao lado de outras lideranças das entidades estaduais. Ele informou que durante a reunião foram discutidos vários temas, entre eles o projeto sobre a prorrogação das eleições municipais para 2020. “Aqui todos foram unânimes nesta questão e decidiram fazer uma força tarefa para mobilizar as bancadas federais de cada estado. Vamos conversar com os nossos deputados para que eles coloquem esta pauta em votação antes de outubro”, assinalou.

O presidente da Associação Mineira de Municípios e primeiro vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, frisou a importância da PEC 49/2019, do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), que trata da prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, unificando as eleições gerais e municipais. “Precisamos pedir que prefeitos se manifestem em relação à decisão dessa matéria. Com a indicação, saberei como me posicionar na nossa Associação”, salientou.

Durante a reunião do Conselho, as lideranças trataram de outros projetos que estão tramitando no Congresso Nacional. O presidente da Confederação Nacional de Municípios-CNM, Glademir Aroldi, ressaltou o FEX, a Lei Kandir, ISSQn e a garantia do Supremo Tribunal Federal-STF de colocar a liminar sobre os royalties em votação em plenário.  A defesa da Nova Previdência foi consenso entre os líderes e a importância de os municípios serem parte da proposta. Aroldi disse que é importante mobilizar os parlamentares para a celeridade da tramitação de matérias como a que trata do acréscimo de mais 1% do Fundo de Participação dos Municípios-FPM para o mês de setembro. “O que os parlamentares querem é modificar essa pauta, mas precisamos decidir se vamos aceitar ou não, porque corremos o risco de não passar”, explicou o presidente da CNM.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Evento Sesc na Estrada será realizado esta semana em Mirassol D´Oeste

Cidades

Nova Santa Helena se prepara para o Censo 2020

Publicado

Essa semana a Prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Carrara, recebeu em seu gabinete a equipe da Coordenadoria Regional do IBGE de Sorriso-MT para tratativas relacionadas a realização do Censo Demográfico 2020 no munícipio.

Na oportunidade estiveram presentes os titulares das Secretarias de Educação, Saúde, Finanças, Engenharia, Obras, e demais pastas, departamentos e repartições da Governabilidade Municipal.

Durante a reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, a Prefeita Terezinha Carrara destacou a importância do recenseamento para que a Gestão possa planejar, definir, priorizar e implementar as políticas públicas e os investimentos em todos os setores.

As atividades da pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Nos levantamentos, serão colhidas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, nupcialidade, educação, trabalho e rendimento, entre outros temas.

“Aqui em Nova Santa Helena a Prefeita Terezinha Carrara formalizou o apoio incondicional ao IBGE, desta forma garantiremos a presença efetiva dos recenseadores nas residências do perímetro urbano e rural, de agosto a outubro de 2020. A Prefeitura irá nos fornecer o espaço físico, sinal de internet e o apoio logístico para que possamos aplicar o questionário eletrônico em todos os domicílios com coletas precisas, fundamentais e que retratarão a realidade socioeconômica e demográfica do município”, disse o Coordenador de Área do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis.

O Censo Demográfico e realizado a cada 10 anos e é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, bem como norteia o planejamento das políticas públicas e tomadas de decisões de investimentos tanto pela iniciativa privada quanto pelos governos municipal, estadual e federal.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Servidores da Saúde participam de curso para a elaboração de Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas
Continue lendo

Cidades

Prefeito e vereadores cumprem agenda na capital

Publicado

Cumprindo sua agenda nessa quinta-feira na capital, o Prefeito Jeferson Ferreira Gomes acompanhado da sua primeira-dama Cátia Gomes e os vereadores Presidente da Câmara João Fernandes da Silva (Tamburete), vereador Wender Bier de Souza. Estiveram em reunião na sede da ACECID/SINFRA com superintendente Elias, onde foi tratado quanto a conclusão dos poços artesiano já iniciados e paralisados do interior do município.

Logo  após a reunião foi na Assembléia Legislativa junto ao deputado Valmir Moretto, presidente da AMM Neurilan Fraga e o Assessor do Gabinete Vidal, onde o prefeito e sua comitiva apresentou as demandas, e o deputado afirmou que vai trabalhar para viabilizar todas as demandas do município.

Na parte vespertina a reunião foi na Caixa Economica Federal, com o Senhor Marlon, tratando do projeto “avança cidades”  que encontra-se em fase final de aprovação junto a CEF com a finalidade de promover obras de pavimentação urbana, sanando problemas como erosão e poeira nas ruas que serão atendidas. O servidor da CEF deu ciencia a equipe quanto ao FINISA linha de crédito para aquisição de veículos e/ou maquinas para atender o municipio.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Veja Também  Semed de Rondonópolis anuncia vencedores da etapa municipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana