conecte-se conosco


Cidades

AMM participa do 36º Congresso Mineiro de Municípios

Avatar

Publicado

O 36º Congresso Mineiro de Municípios, tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios, já consagrou a sua marca na agenda municipalista nacional.  Com o tema “Novos Governos, Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios”, o evento conta com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes públicos e outros convidados.  A programação inclui painéis, palestras, e a feira para o desenvolvimento dos municípios, com a participação de mais de 100 expositores de diversas áreas, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

O prefeito de Canarana, Fabio Marcos Pereira, representa a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, no Congresso. Fábio destacou o evento e também participou nesta terça-feira (14) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional do Municípios-CNM, ao lado de outras lideranças das entidades estaduais. Ele informou que durante a reunião foram discutidos vários temas, entre eles o projeto sobre a prorrogação das eleições municipais para 2020. “Aqui todos foram unânimes nesta questão e decidiram fazer uma força tarefa para mobilizar as bancadas federais de cada estado. Vamos conversar com os nossos deputados para que eles coloquem esta pauta em votação antes de outubro”, assinalou.

O presidente da Associação Mineira de Municípios e primeiro vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, frisou a importância da PEC 49/2019, do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), que trata da prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, unificando as eleições gerais e municipais. “Precisamos pedir que prefeitos se manifestem em relação à decisão dessa matéria. Com a indicação, saberei como me posicionar na nossa Associação”, salientou.

Durante a reunião do Conselho, as lideranças trataram de outros projetos que estão tramitando no Congresso Nacional. O presidente da Confederação Nacional de Municípios-CNM, Glademir Aroldi, ressaltou o FEX, a Lei Kandir, ISSQn e a garantia do Supremo Tribunal Federal-STF de colocar a liminar sobre os royalties em votação em plenário.  A defesa da Nova Previdência foi consenso entre os líderes e a importância de os municípios serem parte da proposta. Aroldi disse que é importante mobilizar os parlamentares para a celeridade da tramitação de matérias como a que trata do acréscimo de mais 1% do Fundo de Participação dos Municípios-FPM para o mês de setembro. “O que os parlamentares querem é modificar essa pauta, mas precisamos decidir se vamos aceitar ou não, porque corremos o risco de não passar”, explicou o presidente da CNM.

Comentários Facebook

Cidades

Tangará da Serra homologa protocolos de enfermagem

Avatar

Publicado

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra publicou nesta quinta-feira, 20, o decreto n.º 074/2020, que dispõe sobre o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no município. O decreto homologa a resolução 003/2020 do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece protocolos para as seguintes áreas: atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; infecções sexualmente transmissíveis; hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; atenção à demanda de cuidados na criança e saúde da mulher.

Os protocolos de enfermagem subsidiam a prática gerencial e assistencial dos profissionais de enfermagem nos diversos contextos de saúde. Estes instrumentos buscam a padronização e uniformização dos procedimentos, na perspectiva de reduzir erros e garantir maior qualidade nos atendimentos realizados.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os protocolos são fundamentais, especialmente nas consultas de enfermagem, em que o enfermeiro acolhe, escuta, examina e identifica os problemas de saúde (atuais e/ou potenciais), prescrevendo cuidados que visam a promoção, prevenção/proteção, recuperação ou reabilitação tanto em âmbito individual como coletivo.

Desde 1986, a partir da Lei do Exercício dos Profissionais de Enfermagem (7498/1986), o enfermeiro pode prescrever todos os cuidados de enfermagem, incluindo a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (564/2017) é reforçada essa premissa legal e ainda a possibilidade de outras prescrições em situações de emergência.

“Enaltecemos o empenho e esforço de todos os profissionais envolvidos nessa consolidação e conquista para a saúde e Enfermagem de Tangará da Serra, em especial, ao Enfermeiro Rômulo Cézar Ribeiro da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde e a Enfermeira Dienefer Jaqueline Magalhães Feix, Secretária Municipal de Saúde”, destacou o Enfermeiro Vagner Ferreira do Nascimento, Conselheiro do Coren-MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Servidor público de São Pedro da Cipa passará o carnaval com dinheiro no bolso

Avatar

Publicado

O pagamento dentro do mês trabalhado já é marca da gestão do prefeito Alexandre Russi que faz questão de pagar antecipadamente os servidores públicos do município de São Pedro da Cipa. 

O prefeito que está em seu segundo mandato reeleito com 83,64% diz que isso é uma forma de valorizar os servidores que tanto contribuem com a gestão. "Estou muito feliz em ter nossas contas em dias, esse é meu último ano de mandato e temos dinheiro em caixa obras sendo realizadas com recursos próprios e obras sendo realizadas com emendas parlamentares e federais, nossa economia vai muito bem, por isso conseguimos antecipar todos os meses a folha de pagamento", finalizou Alexandre Russi.

Ao longo de 7 anos e dois meses a gestão pagou antecipadamente os colaborados em todos os meses totalizando 84 meses de salários pagos dentro do mês trabalhado.

A servidora contratada Maria Aparecida Silva é técnica em saúde bucal que trabalha há 5 anos na prefeitura diz que nunca esteve tão satisfeita. "Estou muito feliz com esse emprego, pois quando menos espero o pagamento está na conta. Eu amo fazer parte dessa família, me sinto valorizada, em datas comemorativas como natal, ano novo, carnaval e feriados prolongados o prefeito antecipa ainda mais os pagamentos para que possamos viajar, nos divertir com nossas famílias tem como não ficar feliz?", disse Maria.

Então se você é servidor de São Pedro da Cipa, prepare-se para curtir o carnaval e o feriadão com dinheiro no bolso, claro se for cair na folia não beba se for dirigir. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana