conecte-se conosco

Nacional

Ex-ditador do Sudão é acusado na Justiça por morte de manifestantes

Avatar

Publicado


Ex-ditador do Sudão, Omar al-Bashir
Divulgação

Ex-ditador do Sudão, Omar al-Bashir foi acusado na Justiça por morte de manifestantes

Ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir
foi formalmente acusado na Justiça do seu país pela morte de manifestantes durante protestos contra seu regime, informou nesta segunda-feira (13) o Ministério Público.

Leia também: Manifestantes no Sudão ameaçam militares com desobediência civil

As acusações contra al-Bashir resultaram da abertura de uma investigação sobre a morte de um médico durante manifestações na capital do Sudão
, Cartum. Em nota, a promotoria sudanesa recomendou acelerar a investigação sobre a morte dos manifestantes. Outras pessoas foram acusadas junto com o ex-presidente.

Em 11 de abril,  al-Bashir foi deposto num golpe militar
que sucedeu meses consecutivos de protestos. Ele governava o país há três décadas. 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) o acusa de crimes de guerra, crimes contra a Humanidade e genocídio pelos conflitos na região de Darfur, no oeste do Sudão. O presidente nega. Em abril último, dez dias após a sua deposição, Ministério Público também abriu investigação por lavagem de dinheiro contra o ex-ditador, após a apreensão do equivalente a R$ 440 milhões na sua casa
.

De 75 anos, al-Bashir enfrentou rebeliões armadas, crises econômicas e tentativas do Ocidente de torná-lo um pária, mas só caiu após uma onda de protestos desencadeada em dezembro passado por cortes nos subsídios do pão e dos combustíveis no Sudão
. As manifestações contra o aumento do pão cresceram e passaram a pedir sua saída até que o ministro da Defesa, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, anunciou sua deposição.

Comentários Facebook

Nacional

Feriado antecipado não contém índice de isolamento ideal em São Paulo

Avatar

Publicado


source
São Bernardo
Agência Brasil

Taxa de isolamento sobe para 51% no Estado de São Paulo e 53% na capital

O índice de isolamento social no Estado de São Paulo chegou a 51% no sábado, 23, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento Inteligente divulgados pelo governo estadual neste domingo. Na sexta-feira, a taxa havia ficado em 48%.

LEIA MAIS: Os perigos de um bate e volta durante a pandemia

Na cidade de São Paulo , o índice subiu para 53% ontem, de 49% na sexta-feira. A cidade do Estado com maior taxa de isolamento é São Sebastião, no litoral, com 65%.

O índice ideal de isolamento para conter o avanço do coronavírus é de 70%, de acordo com o governo paulista. O índice aceitável é acima de 55%. Para tentar aumentar o isolamento, nesta segunda-feira (25), o governador João Doria antecipou o feriado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista.

O isolamento social é calculado pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo e foi viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que se possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Brasil registra maior número de mortes por Covid-19 no mundo em 24 horas

Avatar

Publicado


source
Cemitério da Vila Formosa
Reprodução/Washington Post

Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo

Com 653 mortes nas últimas 24 horas, o Brasil chega a 22.666 mortes causadas por Covid-19 . Trata-se do maior número de mortes registradas hoje (24) em qualquer lugar do mundo. O número de infectados pela doença vai a 363.211, com 15.813 novos casos.

LEIA MAIS: EUA anunciam proibição de entrada de viajantes vindos do Brasil

O Ministério da Saúde afirma que 149.911 pacientes já se recuperaram da Covid-19, enquanto outros 190.634 estão sendo acompanhados.

São Paulo é o estado mais afetado, com 6,1 mil mortes por Covid-19 e 82 mil casos confirmados da doença. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 3,9 mil mortes e 37,9 mil confirmados. Por fim, o Ceará é o terceiro estado mais afetado, com 2,3 mil mortes e 35,5 mil casos de Covid-19.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana