conecte-se conosco


Curiosidades

Fonte na Itália é acusada de satanismo e passa por “sessão de exorcismo”

Publicado


Fonte Itália
Reprodução/Ansa
Obra do artista Luigi Ontani, escultura da fonte foi definida como “um horrível satanás”

Era para ser apenas um elogio em bronze e mármore ao rio Reno, mas uma fonte esculpida pelo artista Luigi Ontani e inaugurada em abril passado na pequena cidade de Vergato, norte da Itália, virou alvo de polêmicas e até acusações de “satanismo”.

A estátua central da fonte
representa o rio Reno (o da Emília-Romana, não o da Alemanha) com as feições de um fauno, divindade campestre da mitologia romana. A escultura de bronze carrega nos ombros um querubim que simboliza o Vergatello, um dos principais afluentes do Reno.

Leia também: Macaco é morto por outros do próprio bando após ficar impotente em zoológico

Na parte de baixo, em mármore, um Tritão representa os Apeninos, cadeia montanhosa que corta a Itália de norte a Sul. A água emerge das bocas das duas estátuas centrais e das partes íntimas do fauno, uma composição típica de Ontani, premiado artista que equilibra imagens sacras, o kitsch, a ironia e a provocação.

No entanto, um post no Facebook do senador Simone Pillon, do partido ultranacionalista Liga, desencadeou uma polêmica
de proporções bíblicas em torno da fonte, cuja inauguração passara despercebida um mês atrás.

No texto, Pillon definiu a escultura como “um horrível satanás
“. A partir disso, movimentos religiosos e de extrema direita passaram a protestar contra a obra, que amanheceu vandalizada com estrume nesta quinta-feira (9).

Os autores do ataque, ainda não identificados, também deixaram no local panfletos com o título: “Contra sua arte degenerada e sua alma danada”. A mensagem, escrita em tons apocalípticos, contém citações bíblicas e atribui o vandalismo a “soldados de Cristo”.

Além disso, um autoproclamado exorcista
chegou à cidade de Vergato, que tem apenas 7,6 mil habitantes, para realizar orações em frente à fonte. Davide Fabbri, contudo, também é um conhecido militante de extrema direita e já foi condenado a seis meses de cadeia por apologia ao fascismo.

Ele se apresentou com a Bíblia em mãos e começou a ler alguns versos contra “presenças satânicas”. Enquanto Fabbri “exorcizava” a estátua, cerca de 200 cidadãos protestavam e o chamavam de “maluco”.

Leia também: Homem cai dentro de vulcão no Havaí e sobrevive

“Não tinha a intenção de provocar nem escandalizar ninguém, nem de transgredir. Trata-se apenas de mitologia representada em uma dimensão de fantasia”, justificou Ontani. A obra conta com apoio do prefeito Massimo Gnudi e foi financiada em parte pela sociedade civil local.

“Respondemos a essas pessoas que elas não ofenderam apenas um artista; ofenderam toda uma comunidade. Vergato não se deixará intimidar”, disse Gnudi.

Fonte: IG Curiosidades
Comentários Facebook

Curiosidades

Vizinhos trocam pedradas por causa da senha do wi-fi, na Colômbia

Publicado


Wi-fi
shutterstock
Troca na senha do wi-fi gerou briga entre vizinhos na Colômbia


A cidade de Santa Marta, na Colômbia, viveu um episódio violento na última terça-feira (14) por causa de uma troca de senha do wi-fi. Uma mulher juntou outras pessoas para tacar pedras e ameaçar agredir sua vizinha depois que a mesma não permitiu mais que ela utilizasse a internet. O caso foi filmado e o vídeo viralizou nas redes sociais (assista abaixo).


De acordo com a TV Caracol
, a mulher teria pedido para dividir a internet com sua vizinha e, assim, as duas dividiriam o valor. Como não houve pagamento, a senha do wi-fi
foi trocada, o que gerou a ira.

Leia também: Colômbia não reconhece rompimento de relações com Venezuela

A briga
só parou depois que a polícia chegou no local. Duas janelas foram quebradas atingidas pelas pedras
.

Uma gestante chegou a ser atingida por uma das pedras e precisou ser encaminhada para um hospital local e teve um parto pré-maturo. Apesar do susto, o bebê passa bem e está sob acompanhamento médico.

Leia também: Como Cristóvão Colombo conseguiu ganhar comida com fenômeno da ‘Lua de Sangue’?

Secretário de Segurança de Santa Marta, Camilo George lamentou a briga e pediu para que casos entre vizinhos sejam resolvidos por meio do diálogo. “Não é possível que a troca da senha do wi-fi
leve a uma tragédia como essa”.

Fonte: IG Curiosidades
Comentários Facebook
Continue lendo

Curiosidades

Vídeo flagra milhões de insetos invadindo cidade norte-americana; assista

Publicado


Lvebugs
Divulgação
Besouros-do-amor invadem cidades norte-americanas duas vezes por ano

A cena apocalíptica assusta quem não está acosutumado, mas, para os moradores da cidade de Melbourne, na Flórida, a invasão de milhões de insetos já é corriqueira. Duas vezes por ano, durante a época de acasalamento, as moscas conhecidas como besouros-do-amor tomam conta de municípios da Flórida, do Texas e da Louisiana.

Leia também: Após ser picado, homem chega a UPA com cobra de 1,5 metro enrolada no braço

Uma dessas épocas acontece entre o final de abril e o início de maio. Nesta segunda-feira (13), uma mulher que mora no suburbio de Melbourne filmou, de dentro de seu carro a invasão dos insetos
. O vídeo rapimente viralizou pela quantidade de besouros-do-amor. 

Durante a invasão dos besouros-do-amor, que pode durar até 56 horas, algumas cidades ficam quase “paradas”. Por conta do alto número de animais que ficam grudados nos parabrisas, as autoridades não recomendam que as pessoas saiam de carro. Casas e comércios também precisam ser fechados completamente para evitar a invasão dos animais. 

Leia também: Onça-pintada rara que passeava pelas ruas de Juiz de Fora (MG) é capturada

Apesar do susto e das inconveniências, os besouros-do-amor não apresentam perigos para os seres humanos. Eles não são venenosos e nem carregam doenças. Esses insetos
também não picam ou mordem as pessoas.

Fonte: IG Curiosidades
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana