conecte-se conosco

Curiosidades

Fonte na Itália é acusada de satanismo e passa por “sessão de exorcismo”

Avatar

Publicado


Fonte Itália
Reprodução/Ansa

Obra do artista Luigi Ontani, escultura da fonte foi definida como “um horrível satanás”

Era para ser apenas um elogio em bronze e mármore ao rio Reno, mas uma fonte esculpida pelo artista Luigi Ontani e inaugurada em abril passado na pequena cidade de Vergato, norte da Itália, virou alvo de polêmicas e até acusações de “satanismo”.

A estátua central da fonte
representa o rio Reno (o da Emília-Romana, não o da Alemanha) com as feições de um fauno, divindade campestre da mitologia romana. A escultura de bronze carrega nos ombros um querubim que simboliza o Vergatello, um dos principais afluentes do Reno.

Leia também: Macaco é morto por outros do próprio bando após ficar impotente em zoológico

Na parte de baixo, em mármore, um Tritão representa os Apeninos, cadeia montanhosa que corta a Itália de norte a Sul. A água emerge das bocas das duas estátuas centrais e das partes íntimas do fauno, uma composição típica de Ontani, premiado artista que equilibra imagens sacras, o kitsch, a ironia e a provocação.

No entanto, um post no Facebook do senador Simone Pillon, do partido ultranacionalista Liga, desencadeou uma polêmica
de proporções bíblicas em torno da fonte, cuja inauguração passara despercebida um mês atrás.

No texto, Pillon definiu a escultura como “um horrível satanás
“. A partir disso, movimentos religiosos e de extrema direita passaram a protestar contra a obra, que amanheceu vandalizada com estrume nesta quinta-feira (9).

Os autores do ataque, ainda não identificados, também deixaram no local panfletos com o título: “Contra sua arte degenerada e sua alma danada”. A mensagem, escrita em tons apocalípticos, contém citações bíblicas e atribui o vandalismo a “soldados de Cristo”.

Além disso, um autoproclamado exorcista
chegou à cidade de Vergato, que tem apenas 7,6 mil habitantes, para realizar orações em frente à fonte. Davide Fabbri, contudo, também é um conhecido militante de extrema direita e já foi condenado a seis meses de cadeia por apologia ao fascismo.

Ele se apresentou com a Bíblia em mãos e começou a ler alguns versos contra “presenças satânicas”. Enquanto Fabbri “exorcizava” a estátua, cerca de 200 cidadãos protestavam e o chamavam de “maluco”.

Leia também: Homem cai dentro de vulcão no Havaí e sobrevive

“Não tinha a intenção de provocar nem escandalizar ninguém, nem de transgredir. Trata-se apenas de mitologia representada em uma dimensão de fantasia”, justificou Ontani. A obra conta com apoio do prefeito Massimo Gnudi e foi financiada em parte pela sociedade civil local.

“Respondemos a essas pessoas que elas não ofenderam apenas um artista; ofenderam toda uma comunidade. Vergato não se deixará intimidar”, disse Gnudi.

Comentários Facebook

Curiosidades

Homem bêbado invade zoológico e tenta afogar ursa, veja vídeo

Avatar

Publicado


source
ursa
CEN/@wnukers

O homem foi visto entrando em luta corporal com o animal


Um homem bêbado tentou afogar uma urso idosa, depois de invadir o cercado do animal em um zoológico na Polônia, enquanto famílias horrorizadas observavam a cena. A data exata do incidente é desconhecida, mas imagens mostram o acusado, de 23 anos, tentando afogar o animal, segundo o jornal The Sun.


Nas imagens, o homem está de pé na beirada do cercado enquanto a ursa, curioso, se move em sua direção. No entanto, quando ele percebe o animal, chamado Sabina, se aproximar, entra em pânico e pula no fosso que separa o cercado da área pública.

O homem, então, começa a lutar com Sabina. Ele também é visto tentando forçar a cabeça da ursa embaixo d’água enquanto visitantes horrorizados o observam.

Na sequência, o rapaz é resgatado por bombeiros, que o tiram da água. Ele foi  enviado para um hospital com ferimentos leves antes de ir para a delegacia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Curiosidades

Nasa busca voluntários para viagem à Marte, quer ir? Veja como

Avatar

Publicado


source
MARTE
Kjpargeter/Freepik

A ideia é simular o tempo que astronautas passam em longas missões para a Lua e Marte


Já parou para pensar que o isolamento social – provocado pela pandemia da Covid-19 – pode ser uma preparação para a humanidade conquistar outros planetas? Acredite, isso é totalmente possível, e você pode fazer parte deste grande desafio. 

A Nasa está buscando voluntários  para uma “viagem” à Marte. Eles ficarão confinados, por oito meses, em um simulador de voo espacial , em uma instalação próxima à Moscou, capital da Rússia. A informação é do site Daily Star.

A intenção é analisar quais são os efeitos causados pelo confinamento espacial, simulando o tempo que os astronautas passariam em longas missões tanto para a Lua quanto para Marte. O projeto parte do Programa de Pesquisa Humana da NASA (HRP), que estuda maneiras de melhorar a segurança e a produtividade dos seres humanos durante as viagens espaciais.

Apesar de nunca deixarem o solo, os “astronautas voluntários” estarão sujeitos  às tensões e aos perigos de uma jornada ao Planeta Vermelho. “Os participantes experimentarão aspectos ambientais semelhantes aos esperados durante futuras missões para Marte”, descreve a agência espacial em uma declaração à imprensa.

Ainda no experimento, eles também vão ter que simular atividades semelhantes às cumpridas pelos tripulantes durante um lançamento.

Uma vez que as portas do simulador de voo estejam fechadas, todo o contato com o mundo exterior será cortado , exceto por um link que funcionará por ondas de rádio.

nasa
Nasa

Os voluntários devem estar dispostos a viver oito meses trancados em um local fechado – que simula uma nave espacial – no Institute for Biomedical Problems, em Moscou


Rotina de astronauta

Na estadia, os voluntários usarão óculos de realidade virtual para controlar robôs e conduzirão vários outros experimentos científicos projetados para mostrar como uma equipe em isolamento a longo prazo lida com o estresse de uma missão espacial estendida.

Além disso, eles enfrentarão emergências simuladas, bem como uma rotina diária de trabalho : lidar com o tédio e, sem dúvida, com o atrito pessoal do confinamento num espaço de apenas 550 metros cúbicos, o equivalente a nove contêineres de caminhões.

Requisitos para a missão

As q ualificações exigidas pelo site da Nasa, infelizmente, excluirão a maioria das pessoas. Para serem “contratados”, os aspirantes a astronautas precisam estar saudáveis, ter entre 30 e 50 anos e alguma experiência profissional nas áreas de “ciências, tecnologia engenharia ou matemática”.

Para completar, é preciso ser fluente  em russo e inglês e, obviamente, ter disposição suficiente para ficar oito meses de confinamento.

Mas nada disso será de graça. A Nasa informa, em seu site, que todos os participantes serão remunerados , embora nenhuma quantia específica tenha sido mencionada.

Se depois de todas essas informações, você acha que está à altura do desafio  e cumpre os todos requisitos, acesse o  site da NASA para fazer a sua inscrição . Boa sorte!

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana