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Renault Sandero Stepway:  hatch aventureiro à espera de um “upgrade”

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Renault Sandero Stepway bordô
Carlos Guimarães/iG

Renault Sandero Stepway deverá receber apenas novos detalhes na frente na versão renovada, da linha 2020

A crise econômica custa a passar e os hatches com apelo aventureiro voltam à tona no meio da onda de SUVs que invadiu o mercado. Bem mais em conta que os utilitários esportivos da moda,  modelos como o Renault Sandero Stepway chegaram a ser chamados de CUVs (Compact Utility Vehicle) por algumas fabricantes.

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 Entre os principais modelos do segmento que   Renault Sandero Stepway (R$ 60.790) terá que enfrentar está o novo Fiat Argo Trekking (R$ 58.990), Ford Ka FreeStyle (R$ 64.090) e as novas gerações de Hyundai HB20X e Chevrolet Onix Activ, que estão a caminho. 

A versão com câmbio automático com câmbio CVT do Sandero vem sendo esperada há tempos e deverá ser lançada até o final do primeiro semestre. Enfim, será um reforço importante para o hatch compacto da Renault brigar com os novos rivais, entre os quais também pode ser incluído o Toyota Yaris X-Way (R$ 78.990), embora custe mais caro.

Por enquanto, o Stepway que avaliamos em longos trechos de terra e de asfalto ainda veio com câmbio manual de cinco, o que é bom para quem curte guiar, mas para um carro que passa um pouco dos R$ 60 mil há quem prefira o conforto de não ter que trocar de marcha, o que nåo foi o nosso caso. Dirigimos por mais de 500 quilômetros, nas mais diferentes situações.

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De fato, fora do asfalto, com vários obstáculos pelo caminho, uma distância livre do solo de 19 cm (4 cm a mais que as demais versões) ajuda bastante a passar por valas e facões de terra. Mas bem que os pneus poderiam ser de uso misto, o que ajudaria a dar mais tração em pisos escorregadios e aproveitar melhor o bom rendimento do motor 1.6 SCe.

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 São bons 118 cv apenas com etanol no tanque, além de nada desprezíveis 16 kgfm de torque a 4.000 rpm. Pisando no acelerador, nota-se que o pedal funciona em dois estágios. O primeiro é para conseguir certa economia de combustível. No outro, a ordem é jogar o máximo da mistura ar-combustível na câmara de combustão para atingir logo a potência máxima.

roda do Renault Sandero Stepway
Divulgação

Renault Sandero Stepway vem com pneus convencionais, mas merecia outros de uso misto

O efeito imediato desse segundo estágio é que o contagiros ganha altitude com rapidez ao pisar fundo no acelerador. O que ajuda também a ganhar fôlego é o duplo comando com variador de fase na admissão. Ainda no conjunto mecânico, o câmbio manual de cinco marchas tem relações bem escalonadas, mas não é dos mais precisos e que têm os engates mais fáceis hoje em dia.

Mesmo assim, a caixa de cinco marchas dá conta do recado e ajuda a manter o carro ágil. Entretanto, faltou o controle eletrônico de estabilidade, que está disponível na maior parte dos rivais. É possível que na versão com câmbio CVT e discretos retoques no desenho, o Stepway possa receber o item de segurança, pelo menos como opcional, uma vez que a versão esportiva RS vem com esse item de série.

Portanto, é bom não exagerar nas curvas, mas saiba que, mesmo mais alto que as outras versões do Sandero, o Stepway mostra certo equilíbrio, sem rolagem exagerada da carroceria. O volante de três raios tem boa empunhadura em vem revestido de couro, mas já pede um desenho mais moderno, o que deve acontecer na linha 2020.

 Mais detalhes do Renault Sandero Stepway

Painel do Renault Sandero Stepway
Divulgação

Painel tem os comandos dos vidros traseiros e plástico duro, itens que precisam ser revistos no carro

A direção tem assistência eletro-hidráulica e poderia ser um pouco mais leve nas manobras de estacionamento, além de mais comunicativa. Com discos no eixo dianteiro e tambores no traseiro, os freios funcionam a contento, mas não se assuste com a trepidação nada discreta do pedal quando o ABS entra em ação. 

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Quanto ao consumo, segundo dados do Inmetro, o carro faz 8,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol ou 12 km/l e 11,9 km/l, respectivamente, com gasolina. Para ajudar no consumo, aliás, há indicador de trocas de marcha no painel, gráfico com dicas de condução na central multimídia e sistema Start/Stop.

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Saindo da parte dinâmica, o espaço interno do Sandero Stepway está entre os destaques no carro na comparação com os principais concorrentes. Tem 2,59 metros de entre-eixos e leva 320 litros no porta-malas, nada mau para um hatcfh compacto. Mas ainda falta um nível de acabamento um pouco mais refinado e corrigir pequenas falhas de ergonomia, como os comandos dos vidros traseiros no painel. 

A versão Stepway vem de série com rodas de liga leve de 16 polegadas, volante revestido de couro com ajuste de altura, alarme, trio elétrico, ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica e central multimídia Media Nav com tela sensível ao toque de 7″ e GPS integrado/ Há ainda bancos revestidos parcialmente de couro como opcional

Conclusão

 Prestes a receber opção de câmbio CVT , retoques discretos no desenho, entre outros detalhes, o Renault Sandero Stepway vai reforçar seu apelo ligado à relação entre custo e benefício, uma das mais interessantes do segmento de hatches compactos com apelo aventureiro.

Ficha técnica 

Preço:  a partir de R$ 60.790

Motor: 1.6, quatro cilindros, flex

Potência: 118 cv (E)/ 115 cv a 4.000 rpm

Torque: 16 kgfm a  5.000 rpm

Transmissão:  Manual,cinco marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 205/55 R16 

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,77 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque : 50 litros

Porta-malas: 320 litros 

 Consumo: 12 km/l (cidade) /12,1 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 10,1 segundos 

Vel. Max: 177 km/h

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Detran do Rio autoriza aula teórica online para tirar carteira de motorista

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Carro Esporte Clube

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Thiago Ventura

Detran.RJ autoriza aula teórica online para tirar carteira de motorista no Rio

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) autorizou a realização de aulas remotas para alunos dos cursos teóricos das autoescolas que buscam tirar a primeira habilitação durante o período da pandemia. Ao todo, há 124,3 mil pessoas que podem ser beneficiadas pela medida para obter a sonhada C arteira Nacional de Habilitação (CNH) .

De acordo com portaria assinada pelo presidente do departamento, Adolfo Konder, os Centros de Formação de Condutores (CFCs – nome técnico das autoescolas) podem agora, por conta própria, estabelecer contratos com empresas capazes de oferecer o conteúdo por meio de Plataforma de Educação a Distância (EAD).

O conteúdo, a carga horária e a duração das aulas teóricas deverão obedecer aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais. Por meio de vídeo ou chat, os candidatos poderão interagir com os instrutores em tempo real. A medida foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

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Alunos e profissionais deverão realizar validação biométrica facial para terem acesso às aulas. A proposta é que os instrutores possam ministrar as aulas de casa ou da autoescola , sem perder de vista as medidas de prevenção.

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“Vamos disponibilizar o ensino a distância para garantir o distanciamento físico entre as pessoas, minimizando os riscos de contaminação dos candidatos. Os alunos assistirão às aulas com segurança e sem necessidade de se arriscar com deslocamentos. A v alidação biométrica facial garantirá a lisura do procedimento, impedindo artifícios que poderiam ser utilizados para burlar a frequência nas aulas”, explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Credenciamento

As empresas detentoras dos sistemas que serão utilizados pelas autoescolas poderão se credenciar no Detran.RJ e abrir processo administrativo no protocolo geral, na sede do órgão, no Centro do Rio, anexando toda a documentação exigida. Após o processo de análise de documentação e capacidade técnica, a empresa que estiver apta deverá comparecer à Diretoria de Habilitação para apresentação do seu sistema.

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Concluídas as duas etapas, a empresa será encaminhada para o setor de Tecnologia da Informação do Detran.RJ para integração de dados. Após esta fase, poderá ser contratada pelas autoescolas para prestação do serviço.

O departamento fiscalizará as empresas credenciadas, que estarão sujeitas às penalidades, podendo chegar a um eventual descredenciamento. E vale lembrar que o Detran divulga, em seu site, se as autoescolas estão com a situação regular ou não.

Confira:  http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=lista_cfc .

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Fonte: IG CARROS

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Jeep Renegade fecha novembro na ponta do ranking dos SUVs

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Jeep Renegade Moab 2021
Divulgação

Jeep Renegade continua no alto da lista dos SUVs mais vendidos do Brasil e pode fechar 2020 como campeão de vendas



Novembro foi o melhor mês do ano para o mercado de carros novos e o Jeep Renegade foi o SUV mais procurado pelo público brasileiro no período. De acordo com números do Renavam divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo somou 6.453 emplacamentos.



Esse volume de vendas de novembro foi o melhor do Jeep Renegade no ano, permitindo que o modelo feito em Goiana (PE) superasse por uma margem de pouco mais de 100 unidades o concorrente Chevrolet Tracker , enquanto irmão maior Jeep Compass fechou o pódio do ranking de utlitários com 6.155 emplacamentos.

Em novembro, a categoria dos SUVs ficou mais uma vez com a maior fatia do mercado, concentrando 32,7% dos emplacamentos. A segunda colocação ficou com os chamados “Hatches Pequenos” (classificação que para a Fenabrave inclui carros como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 ), com uma participação de 29,4%, enquanto os carros de “Entrada” (Renault Kwid e os Fiat Mobi e Uno) morderam um pedaço de 12,3% das vendas.

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SUVs em 2020

VW T-Cross Sense
Divulgação

VW T-Cross Sense: versão para PCD impulsionou as vendas do SUV que continua como o mais vendido do ano até agora


No ano, a liderança ainda é do Volkswagen T-Cross , com um acumulado de 52.686 unidades. Boa parte delas da versão Sense, que é voltada para o público PCD e chegou inclusive a ter as vendas suspensas por conta da alta demanda. O SUV compacto da marca alemã encabeça a lista que traz também Jeep Renegade (48.988), Jeep Compass (45.997) e o Chevrolet Tracker (42.623).

No acumulado de 2020, a queda nas vendas é de 28,6%. Mas o mercado vem retomando nos últimos meses o rítmo de vendas. Em novembro, o segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 4,4% sobre outubro, com 214.265 unidades emplacadas, contra as 205.232 no mês anterior.

Os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em novembro de 2020

1 – Jeep Renegade – 6.543 unidades
2 – Chevrolet Tracker – 6.427 unidades
3 – Jeep Compass – 6.155 unidades
4 – Volkswagen T-Cross – 5.562 unidades
5 – Hyundai Creta – 5.218 unidades
6 – Honda HR-V – 3.700 unidades
7 – Nissan Kicks – 3.429 unidades
8 – Volkswagen Nivus – 3.149 unidades
9 – Renault Duster – 2.618 unidades
10 – Ford EcoSport – 2.426 unidades

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Fonte: IG CARROS

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