conecte-se conosco


Cidades

Gestores da área de Cultura podem realizar cursos gratuitos de capacitação

Avatar

Publicado

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão ofertando, gratuitamente, dois novos cursos: Museus e Patrimônio e Desing na Economia Criativa. Os cursos são de modalidade de educação à distância (EaD) e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento por meio da plataforma: https://lumina.ufrgs.br.

Ainda se encontram disponíveis mais três cursos: O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidadesO setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores  e Internacionalização no setor de games. Os alunos podem frequentar mais de um curso ao mesmo tempo e não há prazo determinado para a conclusão. Ao final, os participantes receberão certificado.

A Confederação Nacional dos Municípios recomenda que os gestores públicos incentivem os profissionais que atuam nos museus municipais a participarem do curso Museus e Patrimônio. Para a entidade, é fundamental o estímulo à qualificação dos profissionais do setor museal, no âmbito da gestão pública municipal de cultura.

Além disso, a CNM aponta que, apesar de os outros quatro cursos não serem direcionados especificamente aos Municípios, as prefeituras podem divulgar os mesmos junto à população, a fim de fomentar a cadeia produtiva do design e do audiovisual no âmbito local. A economia criativa, no campo da cultura, se estrutura em torno de diversos setores, como artesanato, moda, editorial, música, dança, teatro, arte digital e patrimônio cultural.

De acordo com dados de 2018 do então Ministério da Cultura (MinC), as atividades criativas respondem por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, superando setores tradicionais da economia, como o têxtil, o farmacêutica e o de eletroeletrônicos. Além disso, englobam 200 mil empresas e instituições, geram cerca de 1 milhão de empregos diretos e pagam mais de R$ 10,5 bilhões de impostos diretos, em nível federal.

Diante disso, a CNM compreende que os setores culturais devem ser encarados como estratégicos para a economia nacional. Além de contribuírem para o desenvolvimento econômico – haja vista que potencializam a geração de emprego e renda e a arrecadação municipal do ISS e da parcela do ICMS que deve ser transferida ao Município -, os setores culturais ainda estimulam o desenvolvimento social, tendo em vista a sua capacidade de ampliar o repertório de conhecimentos dos cidadãos e de promover a sociabilidade entre eles.

Dúvidas? Entre em contato com a área técnica de Cultura por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones: (61) 2101-6053.

Comentários Facebook

Cidades

Tangará da Serra homologa protocolos de enfermagem

Avatar

Publicado

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra publicou nesta quinta-feira, 20, o decreto n.º 074/2020, que dispõe sobre o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no município. O decreto homologa a resolução 003/2020 do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece protocolos para as seguintes áreas: atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; infecções sexualmente transmissíveis; hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; atenção à demanda de cuidados na criança e saúde da mulher.

Os protocolos de enfermagem subsidiam a prática gerencial e assistencial dos profissionais de enfermagem nos diversos contextos de saúde. Estes instrumentos buscam a padronização e uniformização dos procedimentos, na perspectiva de reduzir erros e garantir maior qualidade nos atendimentos realizados.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os protocolos são fundamentais, especialmente nas consultas de enfermagem, em que o enfermeiro acolhe, escuta, examina e identifica os problemas de saúde (atuais e/ou potenciais), prescrevendo cuidados que visam a promoção, prevenção/proteção, recuperação ou reabilitação tanto em âmbito individual como coletivo.

Desde 1986, a partir da Lei do Exercício dos Profissionais de Enfermagem (7498/1986), o enfermeiro pode prescrever todos os cuidados de enfermagem, incluindo a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (564/2017) é reforçada essa premissa legal e ainda a possibilidade de outras prescrições em situações de emergência.

“Enaltecemos o empenho e esforço de todos os profissionais envolvidos nessa consolidação e conquista para a saúde e Enfermagem de Tangará da Serra, em especial, ao Enfermeiro Rômulo Cézar Ribeiro da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde e a Enfermeira Dienefer Jaqueline Magalhães Feix, Secretária Municipal de Saúde”, destacou o Enfermeiro Vagner Ferreira do Nascimento, Conselheiro do Coren-MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Servidor público de São Pedro da Cipa passará o carnaval com dinheiro no bolso

Avatar

Publicado

O pagamento dentro do mês trabalhado já é marca da gestão do prefeito Alexandre Russi que faz questão de pagar antecipadamente os servidores públicos do município de São Pedro da Cipa. 

O prefeito que está em seu segundo mandato reeleito com 83,64% diz que isso é uma forma de valorizar os servidores que tanto contribuem com a gestão. "Estou muito feliz em ter nossas contas em dias, esse é meu último ano de mandato e temos dinheiro em caixa obras sendo realizadas com recursos próprios e obras sendo realizadas com emendas parlamentares e federais, nossa economia vai muito bem, por isso conseguimos antecipar todos os meses a folha de pagamento", finalizou Alexandre Russi.

Ao longo de 7 anos e dois meses a gestão pagou antecipadamente os colaborados em todos os meses totalizando 84 meses de salários pagos dentro do mês trabalhado.

A servidora contratada Maria Aparecida Silva é técnica em saúde bucal que trabalha há 5 anos na prefeitura diz que nunca esteve tão satisfeita. "Estou muito feliz com esse emprego, pois quando menos espero o pagamento está na conta. Eu amo fazer parte dessa família, me sinto valorizada, em datas comemorativas como natal, ano novo, carnaval e feriados prolongados o prefeito antecipa ainda mais os pagamentos para que possamos viajar, nos divertir com nossas famílias tem como não ficar feliz?", disse Maria.

Então se você é servidor de São Pedro da Cipa, prepare-se para curtir o carnaval e o feriadão com dinheiro no bolso, claro se for cair na folia não beba se for dirigir. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana