conecte-se conosco


Várzea Grande

Várzea Grande entrega 28 mil uniformes escolares e autoriza reforma de 23 unidades

Publicado

Com investimentos da ordem de R$ 5,21 milhões em recursos da Educação Municipal de um total de R$ 105 milhões previstos para serem investidos, em 2019, a Prefeitura de Várzea Grande realiza nesta segunda-feira, 15 de abril, às 16 horas, a entrega de uniformes escolares para 28 mil alunos da Rede Pública Municipal.

Este é o terceiro ano consecutivo que Várzea Grande entrega conjuntos de uniformes para os alunos da Rede Pública Municipal, uma ação que a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinaliza cumprir com prazer por demonstra o zelo para com a Educação, o respeito para com a população e a segurança que os uniformes promovem junto a população estudantil.

Durante a solenidade será autorizada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e pelo secretário de Educação, Silvio Fidelis, reforma e manutenção em 23 unidades do setor educacional, sendo 9 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB); 7 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI); o Núcleo Tecnológico e o Ginásio Poliesportivo Jorge Mussa.

Além dessas ações, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, também assina a ordem de serviço para manutenção predial de 6 Escolas Municipais. A meta estabelecida pela administração municipal é de até 2020, ter promovido a reforma de todas as unidades que fazem parte da rede de ensino público da cidade.

“Nosso compromisso não se resume apenas em obras e ações, mas na busca dos resultados práticos, que é permitir que os jovens de hoje tenham uma formação adequada para se tornarem profissionais no futuro”, disse Lucimar Sacre de Campos sinalizando que a administração municipal de Várzea Grande, zela pela qualidade do ensino através de políticas públicas voltadas para o ambiente escolar.

Veja Também  Ação de limpeza urbana já atendeu 100 bairros neste primeiro semestre

A prefeita disse ainda que desde que assumiu a Prefeitura de Várzea Grande tem honrado todos os anos, com o compromisso em disponibilizar aos estudantes matriculados, o uniforme escolar. “Mesmo não sendo uma obrigação legal, a entrega desse conjunto de uniforme reafirma nosso compromisso com os alunos da Rede Pública, na garantia e na sua permanência nas escolas. Assumimos essa responsabilidade com os estudantes, por também entender que se trata de um item de extrema necessidade, pois além de ser uma economia para os pais, proporciona a praticidade e, acima de tudo, a segurança dos alunos”.

Já o secretário de Educação, Silvio Fidelis, destaca que, “Ampliar e melhorar a estrutura das unidades escolares tem sido um compromisso da prefeita Lucimar Sacre de Campos, que vem mantendo desde 2015, a política pública de fortalecimento e qualidade do ensino da Rede Pública Municipal”, explicou ele ponderando ainda que,“O uniforme é um peça indispensável para o estudante. É também um item de segurança, pois garante a identidade dos alunos e uma economia para as famílias que não terão de investir em vestuários para seus filhos irem à escola”, destacou o gestor alertando que os uniformes devem ser usados durante horário escolar.

Lucimar Campos assinala também a importância na capacitação dos profissionais da Educação Pública Municipal de Várzea Grande e pondera que o concurso público que em 2018, iniciou-se as convocações, atendeu a todas as áreas da administração pública, com prioridade para as áreas da Educação e Saúde. Já foram convocados e empossados mais de 80% dos aprovados.

Veja Também  Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

“Todos os investimentos feitos no setor educacional, no que tange a reforma e construções de novas unidades, capacitação de professores, aquisição de material didático, equipamentos e compra de kits de uniformes estão ajudando a expandir o ensino público municipal e que terá impacto no futuro, uma mudança no perfil dos estudantes da Rede Pública Municipal. Nesta etapa, assinamos a ordem de serviço para a reforma geral de escolas municipais e creches infantis além da reforma de um ginásio poliesportivo. São obras estruturantes que oferecem condições dignas para o aprendizado dos estudantes, além de comodidade e segurança para toda a comunidade escolar”, reafirma a prefeita Lucimar Campos.  

O secretário de Educação, Silvio Fidelis disse que a Educação é um setor prioritário na atual gestão e que os investimentos estão sendo feitos na garantia e fortalecimento do setor educacional. “Ao longo desses anos a Educação alcançou índices positivos, principalmente, na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -Ideb-, e isso muito se deve as inúmeras melhorias que a Secretaria de Educação vêm recebendo nos últimos quatro anos”, destacou Fidelis.

Silvio Fidelis, afirma ainda que as melhorias no setor educacional atestam a responsabilidade que essa gestão está tendo com a Educação Pública Municipal, melhorando a qualidade de ensino, sem esquecer o reconhecimento e respeito a todos os servidores que compõem a pasta, pois um ensino de qualidade exige espaços adequados, profissionais capacitados e zelo por parte do Poder Público.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

Publicado

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande capacitou e treinou servidores da Superintendência da Atenção Básica sobre os programas inseridos no Sistema da Área Técnica de Alimentação em Nutrição. Mais de 13 servidores entre gerentes e responsáveis técnicos estiveram presentes no evento, que foi idealizado pelo Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana em parceria com o município de Várzea Grande. O evento ocorreu no auditório do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande.

As atividades buscam reestruturar e integrar as informações a fim de qualificar a assistência da Atenção Básica em relação aos programas inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) executado pelo município em parceria com o Estado e o Governo Federal. 

Um dos principais programas abordados no evento foi o Programa Bolsa Família, que contribui para o combate à pobreza e a desigualdade da população. Ele foi criado em 2003 e possui três eixos principais: Complemento de renda, acesso à direitos e articulação em outras ações. Esse é um dos programas mais procurados e que possui maior número de cadastrados, o que aumenta também a dificuldade na execução em caráter de funcionalidade. 

Veja Também  Reconhecendo o apoio público

Os programas Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e Crescer Saudável consistem em ações que são articuladas na Rede de Atenção à Saúde do SUS a fim de garantir a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, informações contínuas sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.   

O Programa Mulher Trabalhadora que Amamenta e o Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil consiste em fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao alimento materno e a alimentação complementar saudável. Esses programas foram discutidos e abordados passo a passo, desde, como ser inseridos, condições para aderir e processo de execução e finalização de trabalhos. O Programa Saúde nas Escolas (PSE) também integra o foco das ações, é um trabalho que vem se destacando e ganhando parcerias via gestão municipal. 

A Superintendente da Atenção Básica, Celina Bernardes explica que a Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações deve ser intersetorial e participativa, por isso a importância da capacitação para que os servidores estejam aptos a realizar todas as exigências contidas nos projetos a fim de manter a execução do beneficio para a população de Várzea Grande.

Veja Também  “Amigas Empreendedoras” participam de concurso de gastronomia

“Estamos realizando essa capacitação como primeira fase, durante a manhã os servidores tiveram acesso ao cadastro dos programas de forma teórica, no período vespertino avançamos para a prática. No prazo de 60 dias essa capacitação volta a ser realizada trazendo uma proposta diferenciada para os servidores na questão da importância de desenvolver esses programas para a população a fim promover uma saúde de qualidade e preventiva”, explica a gestora.     

A capacitação faz parte das ações do Programa de Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN) estabelece incentivo de custeio para estruturação e ação de alimentação e nutrição pelas secretarias Estaduais e Municipais de Saúde com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Ação de limpeza urbana já atendeu 100 bairros neste primeiro semestre

Publicado

A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, apresenta relatório de atividades e serviços realizados neste primeiro semestre de 2019, de limpeza urbana e iluminação pública.

Segundo o relatório a limpeza pública, considerado um dos setores que mais utiliza mão de obra, conseguiu manter a meta programada no planejamento estratégico da pasta para os primeiros seis meses do ano em atender 100 bairros com a execução dos serviços.

Nem mesmo finalizou o semestre já atingimos a meta fechada de atender 100 comunidades com os serviços de limpeza urbana, que compreende capinagem, roçagem, retirada de entulhos, varrição e poda de árvores, limpeza de meios fios,  sem atrapalhar o cronograma de rotina de trabalho definido para cada região da cidade.

“Conseguimos manter a meta, agora vamos focar na segunda etapa que prevê a realização dos serviços em mais 100 bairros do município”, informou o secretário de Serviços Públicos, Breno Gomes, lembrando que além dos bairros a região central e as avenidas estão inseridas em todas as etapas de trabalho, consideradas prioritárias para a pasta.

Para o gestor uma das maiores questões que aflige o setor de limpeza pública é com relação aos bolsões de lixo, que geralmente causam transtornos as comunidades, e que exige do poder público um trabalho redobrado.

Veja Também  Ação de limpeza urbana já atendeu 100 bairros neste primeiro semestre

“Em seis meses foram recolhidos em vários bairros de Várzea Grande, dentre eles a região do Cristo Rei, Chapéu do Sol e São Mateus, mais de 135 mil toneladas de entulhos, sendo que a secretaria teve de realizar o trabalho mais de uma vez em cada bairro. Não se faz limpeza pública sem a efetiva participação de todos os moradores, no cumprimento de suas obrigações. É comum pessoas fazerem reformas em suas casas e amontoarem restos de material de construções em locais não apropriados, sendo inviável a coleta desses resíduos pelo caminhão de lixo. O proprietário que fizer obra deve contratar serviço particular de retirada de restos de construção, porém muitos não fazem, ai vai se formando bolsões de lixo, sendo a prática criminosa de despejo de entulhos em áreas verdes, ou até mesmo em terrenos baldios. A solução para este problema exige um esforço conjunto entre a população na conscientização e a Prefeitura Municipal na sua responsabilidade em manter a cidade limpa, promovendo assim bem estar a todos e mais qualidade de vida”, comentou Breno Gomes.

No setor de iluminação pública, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana atenderam neste período 66 bairros e em várias regiões da cidade, onde foram implantados mais 30 postes de energia, colocação de 100 braços de postes, 3 mil trocas de lâmpadas, além da implantação 1000 metros de cabos de energia.

Veja Também  Reconhecendo o apoio público

O setor de Mobilidade Urbana também avançou neste semestre, com a colocação de placas e sinalização viária. Segundo o relatório 18 cruzamentos dentro da região urbana da cidade receberam novas sinalizações, além da manutenção de 21 cruzamentos localizados em vias públicas de bairros como Ipase e região central; 42 placas de sinalizações foram restauradas e 36 placas novas implantadas. Quanto à sinalização horizontal em vias públicas foram executados mais 800 metros em várias comunidades.  

“Estamos mantendo o nosso compromisso em dar a cidade de Várzea Grande um novo visual e acima de tudo, segurança com os serviços de iluminação pública e sinalização do trânsito. Já avançamos com a prestação de serviços neste primeiro semestre do ano e muito ainda temos para executar dentro do Plano de Trabalho Anual. O planejamento das atividades a serem executadas neste segundo semestre já foi definido e já estamos em campo no cumprimento de nossas metas estabelecidas e entregar a população serviços de qualidade.”, assegurou o secretário Breno Gomes.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana