conecte-se conosco


Cuiabá

Novas pontes acabam com transtornos dos moradores da comunidade dos Médicos

Publicado

Davi Valle

“Onde estiver um cuiabano, seja na zona rural ou urbana, lá estarão também as ações da nossa gestão”. Foi com esse sentimento de cuidado igualitário com os moradores de diferentes regiões de Cuiabá que o prefeito Emanuel Pinheiro entregou mais duas pontes de concreto. As construções foram inauguradas no sábado (13) e beneficiam mais de 100 famílias moradoras da comunidade dos Médicos.

Levantadas sobre os rios Aricazinho e dos Médicos, as estruturas fazem parte de um conjunto de seis edificações do programa Pontes de Concreto. Além dessas, já foram entregues outras duas na região do Distrito do Coxipó do Ouro (rios Bandeira e Paciência). Em 2018 a comunidade do Ecoville II também já havia sido contemplada e, para este ano, ainda está programada uma inauguração na comunidade do Monjolo (Distrito do Aguaçu).

“Nossa gestão tem demonstrado que a humanização e a preocupação com as pessoas que vivem em Cuiabá estão presentes na cidade e também no campo. É nosso dever levar dignidade, respeito e cidadania para toda nossa população. As antigas pontes eram velhas, quebradas e ofereciam inúmeros riscos aos moradores. Por isso construímos essas novas, que beneficiam famílias tradicionais, atendem a agricultura de subsistência e todos aqueles que precisam realizar diversas atividades”, disse o prefeito.

Veja Também  Programa Saúde do Homem leva juiz especializado de Violência Doméstica para palestrar aos pais nesta 3ª

Somando todas as pontes, são mais de R$ 4 milhões investidos, com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Elas foram executadas dentro de um levantamento que fizemos. Com isso, identificamos seis pontes que sempre causavam problemas, principalmente no período de chuva. Dentro desse conjunto, temos essas duas, que os moradores não precisarão mais se preocupar”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Conforme relatado pelo morador Guilson de Souza Santos, a inauguração das pontes significa a concretização de um sonho de todos os moradores da região. “Tivemos perdas de pessoas da nossa comunidade, por conta da falta de segurança das outras pontes. Muitas vezes o rio enchia, não conseguíamos atravessar e passávamos a noite na margem. Por isso, há cerca de 20 anos estávamos reivindicando a construção de uma ponte de concreto”, contou.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, participaram do ato de inauguração os vereadores Juca do Guaraná, Renivaldo Nascimento e o suplente Demilson Nogueira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Sine Municipal oferece mais de 90 vagas; confira

Publicado

Mais de 90 vagas de emprego estão abertas no Sine Municipal nesta semana. O quadro inclui oportunidades para motorista, carreteiro, operador de escavadeira, auxiliar de faturamento, vendedor interno, dentre outras vagas. Há ainda 24 opções exclusivamente destinadas à pessoas com deficiência (PCD).

Os interessados devem comparecer às duas unidades do Sine, localizados na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no bairro Coxipó e no Shopping Popular. Nos locais, além de se candidatarem às oportunidades, podem solicitar a Carteira de Trabalho e dar entrada ao seguro desemprego. Não é necessário fazer agendamento prévio.

Para cada um dos serviços oferecidos, são distribuídas 50 senhas a partir de 7h. Contudo, se os cidadãos forem atendidos antes do horário de encerramento, às 17h, os servidores continuam recebendo as demandas dos que chegarem.

É importante destacar que os candidatos devem procurar o órgão periodicamente para atualizarem seus cadastros, aumentando assim as chances de conquistarem uma vaga. Sendo assim, é importante comparecer aos postos de atendimento portando carteira de trabalho, RG, CNH e comprovante de endereço.

Confira:

Veja Também  SUGESTÃO DE PAUTA – Balsa Ecológica será entregue na segunda-feira (24)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Salvar o Rio Cuiabá depende de esforço conjunto, afirma Pinheiro

Publicado

Luiz Alves

Aproximadamente 10 toneladas de lixo devem ser retiradas por mês do Rio Cuiabá. Essa é a estimativa da Prefeitura de Cuiabá a partir da implantação do serviço de coleta fluvial, lançado nesta segunda-feira (24).

Por meio Balsa Ecológica, a equipe de operação percorrerá o trecho, definido entre a Ponte Nova até o São Gonçalo Beira Rio, recolhendo diariamente todo tipo de material encontrado nas margens do rio.

“Salvar o Rio Cuiabá depende de um esforço em conjunto e essa etapa é fruto de um grande planejamento para a preservação do nosso maior patrimônio natural. É um processo que começou com investimento emergencial de R$ 228 milhões em saneamento básico, que estamos fazendo. Posteriormente, iniciamos a implantação das lixeiras subterrâneas. Melhoramos as condições da coleta domiciliar, com a entrega de 25 novos caminhões, que já estão atuando na cidade”, explica o perfeito Emanuel Pinheiro.

A quarta etapa é a partir da coleta fluvial. A balsa possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores. A coleta será realizada por uma equipe formada por três servidores. De acordo com prefeito, a embarcação também será utilizada para o desenvolvimento de atividades ambientais educativas.

“Além do fator limpeza, essa balsa exercerá esse papel pedagógico. Quero sempre apresentar para a sociedade aquilo que é jogado indevidamente no rio e que estamos recolhendo. Infelizmente, em nossas ações retiramos televisores, cadeiras, sofás e outros tipos de materiais que são despejados no Rio Cuiabá. Não adianta somente cobrar da Prefeitura à limpeza e continuar jogando lixo de forma irregular”, enfatiza Pinheiro.

Veja Também  Bairro Coophema recebe ações de zeladoria neste sábado (22)

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, será feito um trabalho de parceria com a Secretaria de Educação, visando alcançar, prioritariamente, alunos das unidades municipais de ensino. Foi pensando dessa forma que milhares de crianças participaram da solenidade de lançamento da Balsa Ecológica.

“Todos nós devemos fazer a nossa parte, pois se isso não for feito de forma espontânea,0 teremos de fazer futuramente pela dor. Já desenvolvemos um trabalho de educação ambiental com nossas crianças e pretendemos ampliar esse trabalho. Vamos montar uma programação que ajude as crianças a se interessarem pela preservação do nosso meio ambiente”, comenta Stopa.

Para o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, a entrega da Balsa Ecológica vem ao encontro das dezenas de ações de o Município já executa. “É mais uma atividade que vem para nos ajudar no trabalho de limpeza da cidade. Temos como grandes exemplo de sucesso o Mutirão de Limpeza e o Cata-treco, que foram experiências pioneiras, e agora a Prefeitura amplia esse conjunto de ações com a coleta fluvial”, pontua.

Veja Também  Talentos são descobertos nos cursos do Programa Qualifica 300

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos. Apesar do novo modelo de contrato estabelecer o pagamento mensal pela quantidade de resíduos coletados e não mais pelos maquinários disponibilizados, o Município tomou todas as providências necessárias para assegurar a chegada do equipamento.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, do ex-deputado estadual João Malheiros, do presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, dos vereadores Adevair Cabral, Marcos Veloso, Dr. Xavier, Mario Nadaf, Orivaldo da Farmácia, Adilson da Levante, secretários municipais e lideranças de bairros. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana