conecte-se conosco


Cuiabá

IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem início nesta semana

Publicado

Divulgação

Direitos fundamentais, diretos humanos e emancipação estão entre os principais eixos de debate da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá. Sob o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento acontece nos dias 17 e de 18 de abril no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do bairro Porto.

O encontro é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e atende a um chamado do Conselho Nacional do Idoso (CNDI). De acordo com o titular da Pasta, Wilton Coelho, entre os dias 21 e 28 de março também foram realizadas mini-conferências para tratar do assunto.

“Os preparatórios tiveram como objetivo debater e apresentar propostas para a política pública da pessoa idosa, visando à proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades voltadas para esse público”, explica.

Veja Também  Prefeitura realiza Mutirão da Limpeza no Novo Terceiro e mais 5 ações de zeladoria nos bairros

O secretário também reforça que a iniciativa visa trazer para um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para fortalecer as políticas públicas para os idosos. As propostas serão enviadas as instancias estadual e nacional na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), em novembro.

Presidente do COMDIPI,o advogado Jerônimo Urei, explica é fundamental discutir o descompasso entre o crescimento demográfico dos idosos e o avanço nas políticas públicas voltadas para os mesmos. “No Brasil o Estado não tem acompanhado o crescimento dessa parcela da população, por isso a reflexão sobre a temática é tão importante.”

Segundo ele, só em Cuiabá o número de sexagenários saltou de 40 para 70 mil entre 2010 e 2017. Diante da demanda, estarão reunidos na Conferência representantes da Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP) e diversos outros órgãos.   

A partir disso é possível avançar em estruturas que garantam a segurança e o bem-estar daqueles que já passaram dos 60 anos. “Atendemos diariamente diversos casos nos quais constatamos que as instituições públicas não está totalmente preparadas para lidar com o idoso. Por isso precisamos desse envolvimento dos poderes”, finaliza o presidente.

Veja Também  Faixas exclusivas reduzem em até 30% o tempo de viagem no transporte coletivo; conheça regras

Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições clicando aqui.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação para Professora de Educação Física

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação de candidata aprovada no Processo Seletivo Simplificado da Educação para a função de Professor do Ensino Fundamental – Educação Fisica, Regional Norte.

A candidata convocada por esse edital deve comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta quarta-feira (21), às 14 horas. 

O Edital de Convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

A candidata convocada para apresentação deve conferir a publicação do edital, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, caso não compareça no dia e horário previstos, será eliminada, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, a candidata convocada deve levar os documentos pessoais. 

Veja anexo o edital de convocação:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  Boletim Jogos Estudantis – Nº 04
Continue lendo

Cuiabá

Grupo de Idosos do Bela Vista participam de ação no Parque da Família

Publicado

Vicente Aquino

Os idosos do bairro Bela Vista participaram na última semana de uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, no Parque da Família, onde foram ofertados serviços de saúde como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de orientações jurídicas onde foram repassadas informações dos programas do Governo Federal voltadas especialmente para o público da melhor idade, e também esclarecimentos sobre a nova previdência. 

Mais de 60 idosos participaram da atividade, que tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida a esse público, além de orientar sobre seus direitos e deveres como cidadão. “Esses idosos fazem parte do grupo que participam de atividades oferecidas no Centro Comunitário. Como o local está em reforma, pensamos em realizar essas ações fora da Unidade para que os trabalhos não fiquem suspensos durante esse período”, informou o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedregal, Edilson Carvalho.

Dentre eles, os mais procurados foi em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre o cadastramento necessário, sendo essa uma das exigências para que as pessoas maiores de 65 anos possam receber o auxílio. Dona Maria Auxiliadora, 66 anos foi uma das pessoas que recebeu o atendimento e conseguiu fazer o cadastro para receber a ajuda de um salário mínimo. “Já tinha ouvido falar desse programa, mas não sabia que tinha direito de receber. Sou grata por receber as informações e agora poder contar com essa renda”, disse ela.

Veja Também  Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação para Professora de Educação Física

O coordenador informou ainda que esse tipo de atividade será realizada pelo menos uma vez na semana. Para próxima quinta-feira (22), já está agendado, no Parque da Família, a partir das 15 horas, outra ação semelhante. “Dessa vez, serão ofertadas aulas de ginástica funcional, além da exposição dos trabalhos de pintura em tecido confeccionados pelo grupo formado pelo Programa Qualifica 300”, concluiu Edilson.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana