conecte-se conosco


Cuiabá

IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem início nesta semana

Publicado

Divulgação

Direitos fundamentais, diretos humanos e emancipação estão entre os principais eixos de debate da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá. Sob o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento acontece nos dias 17 e de 18 de abril no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do bairro Porto.

O encontro é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e atende a um chamado do Conselho Nacional do Idoso (CNDI). De acordo com o titular da Pasta, Wilton Coelho, entre os dias 21 e 28 de março também foram realizadas mini-conferências para tratar do assunto.

“Os preparatórios tiveram como objetivo debater e apresentar propostas para a política pública da pessoa idosa, visando à proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades voltadas para esse público”, explica.

Veja Também  Agenda de Reunião com Todos os DAF`s 2019

O secretário também reforça que a iniciativa visa trazer para um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontem diretrizes para fortalecer as políticas públicas para os idosos. As propostas serão enviadas as instancias estadual e nacional na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), em novembro.

Presidente do COMDIPI,o advogado Jerônimo Urei, explica é fundamental discutir o descompasso entre o crescimento demográfico dos idosos e o avanço nas políticas públicas voltadas para os mesmos. “No Brasil o Estado não tem acompanhado o crescimento dessa parcela da população, por isso a reflexão sobre a temática é tão importante.”

Segundo ele, só em Cuiabá o número de sexagenários saltou de 40 para 70 mil entre 2010 e 2017. Diante da demanda, estarão reunidos na Conferência representantes da Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP) e diversos outros órgãos.   

A partir disso é possível avançar em estruturas que garantam a segurança e o bem-estar daqueles que já passaram dos 60 anos. “Atendemos diariamente diversos casos nos quais constatamos que as instituições públicas não está totalmente preparadas para lidar com o idoso. Por isso precisamos desse envolvimento dos poderes”, finaliza o presidente.

Veja Também  33ª Corrida do Bom Jesus confirma sucesso da competição entre os cuiabanos

Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições clicando aqui.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Alunos participam de aula de campo que resgata a história do bairro Campo Velho

Publicado

Divulgação

Alunos do 3º ano do 1º ciclo da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filogônio Correia, do bairro Campo Velho, participaram nesta semana de uma aula de campo no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá. A aula faz parte do Projeto “Campo Velho e os voos continuam”, que resgata partes da história da cidade.

A iniciativa tem uma explicação, a escola está localizada no bairro em que aconteceu o primeiro pouso de avião em Cuiabá, no dia 29 de março de 1929, num campo improvisado. “Resolvemos realizar esse projeto para que as crianças conhecessem mais sobre o primeiro pouso de um avião em Cuiabá que aconteceu nosso bairro. Os alunos do 3º ano estão fazendo a parte do primeiro pouso, então solicitamos uma visita ao aeroporto”, explicou a diretora da escola Inês Ehrenbrienk.

Esta é a segunda turma da unidade educacional a fazer a visita. No dia 5 de abril, outra turma participou da aula de campo. A diretora Inês relembra que ao chegar ao aeroporto, os alunos foram recepcionados no auditório da Superintendência, onde assistiram a uma apresentação sobre a história do aeroporto e receberam gibis da Turma da Mônica com foco na aviação. Em seguida, entraram na área operacional, onde visitaram a Seção contra Incêndio (SCI). Lá, tiveram uma explicação sobre como funciona e participaram de uma simulação de incêndio.

Veja Também  Agenda de Reunião com Todos os DAF`s 2019

“Os alunos visitaram também o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIAOPER), onde puderam conhecer os aviões e os helicópteros da corporação e a função de cada um deles, além disso, as crianças puderam entrar no helicóptero”, acrescentou Inês. Depois, foi a hora de conhecer uma aeronave utilizada em voos comerciais e simularam um embarque, entraram na cockpit (cabine do Piloto). Pelo Finger, ponte que faz ligação entre o terminal de aeroporto e o avião, foi simulado o desembarque.

Nessa aula de campo, participaram 60 alunos divididos em duas turmas. “A experiência foi maravilhosa, as crianças ficaram extasiadas de tanta alegria. É gratificante para nós educadores podermos proporcionar momentos como esses para os nossos alunos. Com certeza ficará na memória deles por muito tempo”, destaca Inês.

A culminância do projeto será apresentada para a comunidade no final do mês de abril.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretário reconhece equívoco e devolve “prêmio” aos cofres públicos

Publicado

Gustavo Duarte

O Secretário interino de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, tomou conhecimento nesta quinta-feira (18), por meio da Procuradoria do Município, que a Portaria/SMS 06/2019, assinada por ele, na qual garantia o direito ao recebimento do chamado “prêmio saúde” não está em conformidade com o cargo de titular da Pasta, conforme constatada na Lei Orgânica do Município de Cuiabá.

“Quero aqui de coração aberto e consciência limpa dizer que ao ocorrer o erro pelo setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, respaldado por um entendimento jurídico, não houve dolo ou má-fé de minha parte. Tomarei as providências administrativas necessárias para que isso não volte a acontecer. Determinei imediatamente a suspensão do prêmio em minha folha de pagamento e estou devolvendo aos cofres públicos o valor correspondente aos quatro meses que recebi irregularmente o benefício”, afirmou Possas.

“Peço desculpas primeiramente à população cuiabana pela falha cometida e ao prefeito Emanuel Pinheiro que sempre me depositou total confiança e autonomia em meus atos”, finalizou o secretário.

Veja Também  Pinheiro entrega mais 245 títulos definitivos de posse aos moradores da região Norte de Cuiabá

Prêmio Saúde

O Prêmio Saúde foi instituído pelo artigo 54 da Lei Complementar Municipal nº 094 de 03 de julho de 2003. O benefício é um incentivo financeiro ao servidor/gestor e que tem como meta a melhoria do índice de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde.

Veja anexo o documento do RH.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana