conecte-se conosco


Várzea Grande

Exposição Via Sacra abre oficialmente Semana Santa em Várzea Grande

Publicado

A população de Várzea Grande terá uma programação especial na Semana Santa, à exposição que celebra a Via Sacra, considerado o maior evento do cristianismo, e que relembra a vida, paixão e morte de Jesus Cristo. Montada na Rua 24 de outubro, ao lado da Casa de Artes, a exposição foi inaugurada na noite deste domingo (14), pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, juntamente com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, segue aberta para visitação até o dia 21 de abril.  

“Essa é a primeira vez que recebemos em nossa cidade a exposição da Via Sacra, que retrata todas as estações que marcam o sofrimento do filho de Deus em seus últimos momentos na terra, é uma belíssima obra que nos emociona e, ao mesmo tempo, nos faz refletir sobre nossas ações e nossas atitudes. É um período especial, de esperança e de renovação. Preparamos uma programação que envolve atividades para todas as idades pra que toda a família possa participar. É um local que estará aberto à visitação e toda a população está convidada”, disse a prefeita.

O irmão Bruno Villas, da Associação Católica  Arautos do Evangelho, destacou sobre  importância da semana santa na vida dos cristãos, e que esse é um momento de reflexão, e antecede a celebração da Páscoa, também é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. Ele na ocasião agradeceu a iniciativa da Prefeitura Municipal em poder trazer para Várzea Grande essa exposição que reúne quadros cenográficos com ilustrações que representam as estações da via sacra.”A Associação católica evangeliza por meio da arte, e música. Esta exposição é um meio de despertar e remeter , na população várzea-grandense,o momento bíblico da morte e paixão de Jesus Cristo.Um momento santo para a comunidade católica”, disse ele

Veja Também  Ação de limpeza urbana já atendeu 100 bairros neste primeiro semestre

O secretário Silvio Fidelis disse que a Via Sacra estará, a partir de hoje (15), aberta a população que poderá conferir a exposição das 18h às 22h. “ É um evento que com certeza vai emocionar aqueles que vierem visitar o local. A exposição é uma iniciativa da coordenadoria de cultura é um presente para a população várzea-grandense nesta semana santa. “Essa exposição é uma produção da JC Multieventos e já foi apresentada em várias capitais do país”.  

Encantada, a dona de casa, Joanita Ventura, 88 anos, moradora do bairro São Mateus, percorreu o pavilhão da Via Sacra atentamente, e em cada estação, parou alguns minutos para o momento de oração. “Tudo aqui esta perfeito, as esculturas são belas e remetem a um momento de sofrimento passado por Jesus. É um evento religioso que marca a vida de todos os católicos. Estou encantada com todo o que eu vi neste local”.  

Luiza Amaral, moradora do bairro Costa Verde, disse que a exposição esta bem bonita e que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está de parabéns pela iniciativa, em trazer para o município, uma obra de arte que retrata a passagem e o martírio de Jesus na terra. “Para nós que somos católicos, esse é um evento marcante e deve ser prestigiado”.

Veja Também  Reconhecendo o apoio público

Já Cristina Dória, moradora do bairro Jardim Imperial, também elogiou o evento e disse que a exposição deve ser realizada todos os anos. “É um evento católico que enche os olhos e acalenta a alma”, completou.    

A abertura da exposição contou com a apresentação artística do grupo musical do Arautos do Evangelho, e da Banda Municipal.

Por:

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

Publicado

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande capacitou e treinou servidores da Superintendência da Atenção Básica sobre os programas inseridos no Sistema da Área Técnica de Alimentação em Nutrição. Mais de 13 servidores entre gerentes e responsáveis técnicos estiveram presentes no evento, que foi idealizado pelo Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana em parceria com o município de Várzea Grande. O evento ocorreu no auditório do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande.

As atividades buscam reestruturar e integrar as informações a fim de qualificar a assistência da Atenção Básica em relação aos programas inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) executado pelo município em parceria com o Estado e o Governo Federal. 

Um dos principais programas abordados no evento foi o Programa Bolsa Família, que contribui para o combate à pobreza e a desigualdade da população. Ele foi criado em 2003 e possui três eixos principais: Complemento de renda, acesso à direitos e articulação em outras ações. Esse é um dos programas mais procurados e que possui maior número de cadastrados, o que aumenta também a dificuldade na execução em caráter de funcionalidade. 

Veja Também  Reconhecendo o apoio público

Os programas Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e Crescer Saudável consistem em ações que são articuladas na Rede de Atenção à Saúde do SUS a fim de garantir a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, informações contínuas sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.   

O Programa Mulher Trabalhadora que Amamenta e o Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil consiste em fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao alimento materno e a alimentação complementar saudável. Esses programas foram discutidos e abordados passo a passo, desde, como ser inseridos, condições para aderir e processo de execução e finalização de trabalhos. O Programa Saúde nas Escolas (PSE) também integra o foco das ações, é um trabalho que vem se destacando e ganhando parcerias via gestão municipal. 

A Superintendente da Atenção Básica, Celina Bernardes explica que a Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações deve ser intersetorial e participativa, por isso a importância da capacitação para que os servidores estejam aptos a realizar todas as exigências contidas nos projetos a fim de manter a execução do beneficio para a população de Várzea Grande.

Veja Também  “Amigas Empreendedoras” participam de concurso de gastronomia

“Estamos realizando essa capacitação como primeira fase, durante a manhã os servidores tiveram acesso ao cadastro dos programas de forma teórica, no período vespertino avançamos para a prática. No prazo de 60 dias essa capacitação volta a ser realizada trazendo uma proposta diferenciada para os servidores na questão da importância de desenvolver esses programas para a população a fim promover uma saúde de qualidade e preventiva”, explica a gestora.     

A capacitação faz parte das ações do Programa de Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN) estabelece incentivo de custeio para estruturação e ação de alimentação e nutrição pelas secretarias Estaduais e Municipais de Saúde com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Ação de limpeza urbana já atendeu 100 bairros neste primeiro semestre

Publicado

A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, apresenta relatório de atividades e serviços realizados neste primeiro semestre de 2019, de limpeza urbana e iluminação pública.

Segundo o relatório a limpeza pública, considerado um dos setores que mais utiliza mão de obra, conseguiu manter a meta programada no planejamento estratégico da pasta para os primeiros seis meses do ano em atender 100 bairros com a execução dos serviços.

Nem mesmo finalizou o semestre já atingimos a meta fechada de atender 100 comunidades com os serviços de limpeza urbana, que compreende capinagem, roçagem, retirada de entulhos, varrição e poda de árvores, limpeza de meios fios,  sem atrapalhar o cronograma de rotina de trabalho definido para cada região da cidade.

“Conseguimos manter a meta, agora vamos focar na segunda etapa que prevê a realização dos serviços em mais 100 bairros do município”, informou o secretário de Serviços Públicos, Breno Gomes, lembrando que além dos bairros a região central e as avenidas estão inseridas em todas as etapas de trabalho, consideradas prioritárias para a pasta.

Para o gestor uma das maiores questões que aflige o setor de limpeza pública é com relação aos bolsões de lixo, que geralmente causam transtornos as comunidades, e que exige do poder público um trabalho redobrado.

Veja Também  Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre programa de alimentação e nutrição

“Em seis meses foram recolhidos em vários bairros de Várzea Grande, dentre eles a região do Cristo Rei, Chapéu do Sol e São Mateus, mais de 135 mil toneladas de entulhos, sendo que a secretaria teve de realizar o trabalho mais de uma vez em cada bairro. Não se faz limpeza pública sem a efetiva participação de todos os moradores, no cumprimento de suas obrigações. É comum pessoas fazerem reformas em suas casas e amontoarem restos de material de construções em locais não apropriados, sendo inviável a coleta desses resíduos pelo caminhão de lixo. O proprietário que fizer obra deve contratar serviço particular de retirada de restos de construção, porém muitos não fazem, ai vai se formando bolsões de lixo, sendo a prática criminosa de despejo de entulhos em áreas verdes, ou até mesmo em terrenos baldios. A solução para este problema exige um esforço conjunto entre a população na conscientização e a Prefeitura Municipal na sua responsabilidade em manter a cidade limpa, promovendo assim bem estar a todos e mais qualidade de vida”, comentou Breno Gomes.

No setor de iluminação pública, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana atenderam neste período 66 bairros e em várias regiões da cidade, onde foram implantados mais 30 postes de energia, colocação de 100 braços de postes, 3 mil trocas de lâmpadas, além da implantação 1000 metros de cabos de energia.

Veja Também  Reconhecendo o apoio público

O setor de Mobilidade Urbana também avançou neste semestre, com a colocação de placas e sinalização viária. Segundo o relatório 18 cruzamentos dentro da região urbana da cidade receberam novas sinalizações, além da manutenção de 21 cruzamentos localizados em vias públicas de bairros como Ipase e região central; 42 placas de sinalizações foram restauradas e 36 placas novas implantadas. Quanto à sinalização horizontal em vias públicas foram executados mais 800 metros em várias comunidades.  

“Estamos mantendo o nosso compromisso em dar a cidade de Várzea Grande um novo visual e acima de tudo, segurança com os serviços de iluminação pública e sinalização do trânsito. Já avançamos com a prestação de serviços neste primeiro semestre do ano e muito ainda temos para executar dentro do Plano de Trabalho Anual. O planejamento das atividades a serem executadas neste segundo semestre já foi definido e já estamos em campo no cumprimento de nossas metas estabelecidas e entregar a população serviços de qualidade.”, assegurou o secretário Breno Gomes.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana