conecte-se conosco


Várzea Grande

Encontro da UNDIME discute metas para a Educação e critica fim das vinculações

Publicado

Com a defesa da permanência das vinculações de percentuais das Receitas Correntes Líquidas – RCL para a Educação em 25%, os secretários e profissionais da Educação de Mato Grosso sob o comando do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande Silvio Fidélis, que também preside a seccional da União Nacional dos Dirigentes de Educação de Mato Grosso (Undime) – abriu nesta quinta-feira (11), o 14º Fórum Estadual Ordinário.

Nesta edição o fórum estará abordando “A gestão municipal e os desafios frente às inovações nas estruturas organizacionais e nas políticas públicas da educação”.

A questão em defesa da permanência das vinculações que hoje atendem as áreas da Educação e Saúde, foi levantada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga e agradou aos presentes, pois uma das mais enfáticas defesas do ministro da Economia, Paulo Guedes do Governo Bolsonaro é pelo fim das vinculações.

O objetivo do encontro é fortalecer a atuação de profissionais da educação frente à gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O evento que conta com a participação de dirigentes, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias municipais, será realizado em duas etapas. Neste primeiro dia haverá palestras e oficinas. Já nesta sexta-feira (12), além das palestras e oficinas, será realizada ainda a eleição para a nova diretoria da Undime-MT.

O secretário de Educação, Silvio Fidelis destacou a importância do Fórum e a mobilização de todos os dirigentes municipais na construção e na defesa de uma educação pública com qualidade social. “O nosso trabalho e a nossa luta são fatores determinantes na busca de melhoria e no enfrentamento das dificuldades que temos no dia a dia. Por isso esse é um momento de estarmos unidos, para que possamos traçar um caminho de resultados. Sabemos que temos mudanças e transformações enquanto no governo municipal, estadual e federal, mas os municípios é que tem a carga maior. Queremos melhorias para o setor, dentre eles, uma assessoria pedagógica forte e um movimento de transporte escolar que possa ter a sua organização, por isso temos que estar unidos para essa discussão, e este Fórum também é um ponto de partida”.

Veja Também  ESCOLA MILITAR TIRADENTES

Silvio Fidelis lembra que estamos em um país democrático, na busca de alternativas, e da importância de estarmos consciente das nossas obrigações e, principalmente, das nossas decisões.  Ele agradeceu a participação de todos representantes da Undime, e da parceria da Prefeitura de Várzea Grande, que juntamente Undine-MT organizaram o evento.  “A Undime de Mato Grosso precisa estar sempre no caminho da discussão, no caminho de alternativas, por que queremos acima de tudo fazer uma Educação diferenciada”.  

O promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Miguel Shessarenko Júnior, disse que o fórum é um momento importante para que possamos discutir, na conjuntura que estamos, as dificuldades enfrentadas em relação a instabilidade das políticas educacionais, em todas as esferas, principalmente as incertezas em relação aos financiamentos e a continuidade de diversas políticas. “Temos uma série de desafios a serem ultrapassados neste momento, mas temos também a disposição para defender e buscar a melhor qualidade no ensino público. As pessoas que estão aqui para fazer essas discussões nestes dois dias é importante que olhem com todo o carinho para que as questões das dificuldades, mas pra além disso as possibilidades de avançarmos com a política pública educacional, a valorização dos profissionais e trabalhadores da educação e, principalmente, para avançarmos na questão que aflige a maioria dos municípios que é a falta de autonomia dos gestores educacionais em definir a questão financeira.   

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Angêlica Klemaschewsk, assegurou que o Governo Estadual tem feito um esforço significativo para atender a toda a demanda da educação, principalmente no que se refere a questão do percentual que é pago ao transporte escolar. “Essa é uma pauta que esta em discussão no dia de hoje, onde uma comissão técnica já esta fazendo um estudo, e tão logo seja concluída, todos serão informados. O nosso sonho é que toda a criança tenha a garantia do acesso bem dado, da permanência do aluno com alimentação decente, com laboratórios de informáticas e o sucesso com professores capacitados para desenvolver uma boa aula, com programa de boa avaliação. A Educação não existe para outras finalidades, o foco precisa ser sem sombra de dúvidas, a agenda da aprendizagem, e é essa a bandeira que eu, enquanto secretária de educação vou levantar”, assegurou.

Veja Também  Projeto Educacional encerra ciclo de visitas no gabinete da prefeita

Já o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima, destacou que a Undime de Mato Grosso é uma Undime de vanguarda, e esta sempre a frente das discussões. “Esse evento fortalece ainda mais a discussões em torno das políticas públicas educacionais, principalmente, de vários municípios de Mato Grosso, localizadas bem distantes da capital e que onde a questão geográfica é apenas um detalhe. Os problemas passam por vários fatores, mas o desejo de uma educação de qualidade é de todos os envolvidos possam neste fórum avançar nas discussões e, ao mesmo tempo, criar idéias que possam contribuir na melhoria da educação”.

De forma unânime, todos os representantes da Undime manifestaram o desejo de que o secretário de Educação de Várzea Grande Silvio Fidélis, continue a presidir a seccional de Mato Grosso. A eleição para a nova diretoria, acontece nesta sexta-feira (12), no encerramento do fórum.

Por: Katia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

ESCOLA MILITAR TIRADENTES

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso estão formalizando uma parceria que poderá resultar em duas ações concretas, a construção de uma unidade da Escola Militar Tiradentes entre o Governo do Estado, Polícia Militar e Município de Várzea Grande e a desafetação de quatro ruas que hoje já se encontram nas áreas da Academia Militar Costa Verde e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O CFAP é um estabelecimento de ensino de nível médio da Corporação, de regime especial, destinado a formar, aperfeiçoar e especializar praças da PM, com o objetivo de desenvolver e aprimorar os atributos morais e profissionais indispensáveis ao desempenho das atividades policiais militares. O Centro está subordinado à Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (Deip).

Reuniram-se com a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o Coronel Wesney Sodré, Comandante Geral Adjunto; Coronel Ronelson Barros, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa; Tenente Coronel Agilson Azizes, Diretor Adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa e o Tenente Coronel Wellington Prado, Comandante da Academia Militar Costa Verde, aonde está instalado o CFAP.

Veja Também  Várzea Grande aplica R$ 5,1 milhões em reformas de 23 unidades escolares e aquisição de uniformes 

“Vamos providenciar a desafetação destas ruas que são importantes para a Academia Militar Costa Verde e iniciar entendimentos visando transformar uma parceria para construção de uma unidade escolar estadual e municipal que funcionará como uma extensão da Escola Militar Tiradentes”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos para quem, agregar valores através da Polícia Militar é fundamental na formação de jovens do amanhã.

Os vereadores Joãozito de Barros e Neni Chimarrão, participaram da reunião sinalizando que irão trabalhar para que o quanto antes essas duas propostas sejam colocadas em prática.

Também estiveram no evento, os secretários de Governo, Kalil Baracat de Arruda, e de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Castro Pinto, que receberam da prefeita a incumbência de acelerar tanto a desafetação das ruas solicitadas, bem como a formalização de um convênio com o Governo do Estado para que uma unidade da Escola Militar Tiradentes seja instalada em Várzea Grande.

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Competições da 2ª Copa Industrial de Futebol Amador de Várzea Grande vão até maio

Publicado

As disputas da 2ª Copa Industrial de Futebol Amador de Várzea Grande tiveram início no dia 14 de abril e vão até o mês de maio, com a grande final prevista para o dia 11 de maio no miniestádio do bairro Manaíra.

De acordo com o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, equipes de 40 bairros estão disputando a segunda edição do campeonato com 47 jogos previstos, envolvendo cerca de 800 atletas. Os jogos estão ocorrendo durante os finais de semana nos miniestádios municipais dos bairros Manaíra, Jardim dos Estados, Souza Lima, Mapim e Vila Olímpica Carrapicho.

Para Jadir, o campeonato tem como foco promover o intercâmbio social e esportivo entre os desportistas e população geral dos bairros de Várzea Grande, oportunizando a prática do futebol amador, com o intuito de despertar hábitos saudáveis na comunidade.

“A primeira edição da Copa Industrial foi marcada por disputas de alto nível, empolgando as torcidas e lotando os locais onde foram realizados os jogos e este ano o campeonato está mostrando mais competitividade ainda”, relatou.

Outro fator determinante para o sucesso do campeonato, segundo Jadir, é a melhoria efetiva nas estruturas dos miniestádios dos bairros. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem investido na construção, reforma e manutenção dos centros esportivos, garantido a prática esportiva no município. Na segunda-feira, 15, foi realizada a cerimônia para a assinatura das ordens de serviço para diversas obras em unidades escolares, incluindo a reforma do Ginásio Poliesportivo Jorge Mussa.

Veja Também  Projeto Educacional encerra ciclo de visitas no gabinete da prefeita

Jadir lembrou ainda que as obras do Ginásio Fiotão já estão na reta final e a comunidade esportiva já está comemorando o novo espaço totalmente reformulado para receber grandes eventos esportivos previstos ainda para este ano.

A 2ª Copa Industrial de Futebol Amador de Várzea Grande está movimentando cerca de 35 técnicos e profissionais de Educação Física da Superintendência de Esporte, além de corpo de arbitragem profissional convocado para atuar nas partidas.

As próximas partidas irão ocorrer no sábado, dia 27, no miniestádio do Jardim dos Estados, com o jogo União Eldorado versus Leagre Flamengo com início às 14:15h e Bandeiras versus JF Sport se enfrentando a partir das 16h.

No mesmo dia 27, no miniestádio do bairro Manaíra, as equipes Mangabeiras e Vila Nova Bonsucesso jogam às 14:15 e às 16h, as equipes Atlético Souza Lima e Veteranos Água Vermelha se enfrentam em mais uma rodada dos jogos.  

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana