conecte-se conosco


Esportes

Futebol agita o Carnaval 2019 com diversos jogos pelo Brasil

Avatar

Publicado

Feriadão nacional terá confrontos estaduais pelo país, das regiões Norte a Sul, de sexta-feira à Quarta-Feira de Cinzas. CBF preparou lista com todas os duelos

Torcida 
Bangu 2x0 Boavista - 26 de janeiro de 2018, Estádio Moça Bonita - Campeonato Carioca, Taça Guanabara, 3ª rodada.

Créditos: JOÃO CARLOS GOMES/BANGU

De Norte a Sul do Brasil, o Carnaval é tempo de festa pelo país. Independentemente de onde você esteja, haverá uma celebração por perto – seja ela o Boi-Bumbá, danças ao som do frevo e do maracatu, os famosos trios elétricos de Salvador, marchinhas, ou até mesmo os blocos de rua e desfiles das escolas de samba.

Em meio a tantas festividades, o futebol perde um pouco de seu espaço, certo? Errado! Durante a semana de folia, a bola seguirá rolando em alguns dos principais torneios estaduais, além da Copa do Brasil e da Libertadores. Para ninguém perder nenhum confronto, a CBF preparou uma lista com todos os jogos entre os dias 1° e 6 de março (sexta-feira a Quarta-Feira de CInzas).

Confira a relação de jogos pelo país abaixo com mais detalhes:

Copa do Brasil

Sorteio da Copa do Brasil 2019

Copa do Brasil terá três confrontos na Quarta-Feira de Cinzas, todos válidos pela segunda fase
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Na Quarta-Feira de Cinzas, o torneio mais democrático do futebol nacional terá três confrontos, todos válidos pela segunda fase. Na Arena das Dunas, em Natal (RN), o Santa Cruz-RN recebe o Bahia às 19h15 (horário de Brasília). No mesmo dia, às 21h30 (Brasília), o Fluminense mede forças com o Ypiranga-RS no Maracanã, enquanto o Mixto-MT recebe a Chapecoense na Arena Pantanal.

A segunda fase da Copa do Brasil é eliminatória, mas tem um regulamento um pouco diferente da fase inicial. Se na primeira fase o empate favorecia os visitantes, nesta etapa o placar igual leva direto às disputas de pênaltis.

Libertadores

Seis clubes brasileiros atuam na competição Sul Americana durante a Folia

Seis clubes brasileiros atuam na competição Sul Americana durante a Folia
Créditos: Flickr Oficial da Conmebol

Seis clubes brasileiros têm confrontos marcados no torneio sul-americano durante o Carnaval. Na terça-feira (5), o Flamengo será a primeira equipe nacional a estrear na fase de grupos da Libertadores, diante do San José (Bolívia); a partida será às 19h15 (horário de Brasília). No mesmo dia, às 21h15 (Brasília), o Athletico Paranaense mede forças com o Tolima (Colômbia), fora de casa.

Na Quarta-Feira de Cinzas, são quatro jogos com times nacionais. O Internacional viaja ao Chile para encarar o Palestino (19h15 de Brasília), enquanto o Atlético-MG recebe o Cerro Porteño-PAR no mesmo horário. Já o Grêmio terá pela frente o Rosario Central-ARG às 21h30 (Brasília). O Palmeiras duela com o Junior Barranquilla-COL no mesmo horário.

Logo após o fim do Carnaval, o Cruzeiro fecha a rodada dos brasileiros na Libertadores na quinta-feira (7), às 19h de Brasília. O adversário dos mineiros será o Huracán (Argentina).

Estaduais

Região Norte:

A região tem um dos Carnavais mais tradicionais do país, marcado especialmente pelo Boi-Bumbá de Manaus (AM). Também chamada de Festa do Boi, a celebração acontece em paralelo ao aniversário da capital amazonense. Os festejos seguem por três dias e arrastam multidões ao Sambódromo da cidade, onde as pessoas vestem os turiris (abadás) e dançam ao som de músicas de forte influência indígena.

Acre: o Campeonato Acreano terá 6 jogos ao longo do Carnaval: dois no domingo, dois na segunda-feira e dois jogos na quarta-feira. No Domingo de Carnaval (3/3) Vasco- AC x Independência jogam às 15h30, Plácido de Castro x Rio Branco se enfrentam às 17h30, pela sexta rodada do torneio. Na segunda-feira de Carnaval, Andirá x São Francisco jogam às 18h e Humaitá duela contra o Náuas Esporte Clube às 20h. Os horários dos jogos são todos pelo horário local.

A quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, terá as semifinais do Campeonato Acreano. Um jogo irá acontecer às 18h e o outro às 20h, pelo horário local (20h e 22h de Brasília, respectivamente). As semifinais da primeira fase ainda não tiveram seus participantes definidos.

Amazonas: o Campeonato Amazonense terá quatro jogos de carnaval no sábado, dia 2 de Março. Além disso, todos os jogos começaram às 15h30 pelo horário local.  As partidas pela sétima rodada do torneio são: Rio Negro x Nacional, Manaus x Fast Clube, Princesa x Iranduba e Penarol x Sul América.

Rondônia: pelo Campeonato Rondoniense, os árbitros darão início às partidas às 20h, pelo horário local. Na sexta-feira de carnaval, 1º de Março,  Porto Velho x Ariquemes medem forças pela quinta rodada do torneio. Já no sábado de Carnaval, Barcelona x União Cacoalense se enfrentam no Estádio Aglair Tonelli.

Região Nordeste

Torcida do Ceará - Papai Noel - Natal

Líder da tabela, Ceará encara o Atlético-CE na Arena Castelão
Créditos: Divulgação/Ceará SC

Conhecida por sua rica variedade cultural, a região Nordeste tem duas festas de maior destaque no Carnaval: os trios elétricos de Salvador e as celebrações em Pernambuco. Na capital baiana, o axé dita o ritmo das multidões que seguem os trios em diversos circuitos (Pelourinho e Barra Ondina, entre outros) . Já em Pernambuco, a festa ganha notoriedade com o frevo e o maracatu, além dos bonecos gigantes da cidade de Olinda e o Galo da Madrugada em Recife.

Ceará: a segunda fase do Campeonato Acreano está chegando ao fim e o Carnaval não fará com que os clubes deixem de entrar em campo em busca da classificação. O Guarany de Sobral recebe o Ferroviário no sábado (2), às 16h, no Estádio do Junco. O Bugre Sobralense tenta chegar entre os quatro primeiros colocados, enquanto o Tricolor Coral quer a liderança. Na quarta-feira de cinzas (6) o Ceará defende a primeira colocação contra o Atlético-CE que, além de se manter entre os classificados para a próxima fase, quer tirar a ponta da tabela do Vozão. O duelo será realizado no Castelão, às 20h.

Rio Grande do Norte: o Campeonato Potiguar terá duas partidas agitando o sábado de Carnaval no Rio Grande do Norte. Às 15h, na Arena das Dunas, o Força e Luz enfrenta o Potiguar de Mossoró. Mais tarde, às 16h, o Santa Cruz de Natal vai até o Barretão para enfrentar o Globo.

Sergipe: no Campeonato Sergipano a oitava rodada vai pegar fogo. Duas partidas vão agitar o sábado de carnaval dos torcedores e os campos de Sergipe. No Roberto Silva, às 15h30, o Olímpico vai em busca da sua primeira vitória na competição, enquanto o Dorense quer o triunfo para continuar a busca pela ponta da tabela. Mais tarde, às 16h, o Frei Paulistano duela com o Guarany-SE no Estádio Titão. Ambas as equipes entram com o mesmo intuito: a busca pelas seis primeiras colocações e apenas a vitória na penúltima rodada deixa viva a esperança de ambos.

Região Centro-Oeste

Torcida do Goiás

Goiás mede forças com Grêmio Anápolis, no Estádio Hailé Pinheiro
Créditos: Flickr Oficial do Goiás Esporte Clube

O carnaval da região Centro-Oeste é marcado principalmente pela música sertaneja, mas mesmo assim a festa carnavalesca ganha espaço na região. O carnaval de Corumbá é um dos mais famosos, e por ser próximo da fronteira com a Bolívia, os desfile de blocos e escolas de samba atraem diversos foliões que moram do outro lado da fronteira. Um dos blocos mais tradicionais são: o  bloco Cibalena e o já consolidado arrastão da Corte de Momo.

Goiás: o Goianão é um dos campeonatos com mais jogos na semana carnavalesca. No sábado, 2 de Março, Itumbiara x Novo Horizonte, Aparecidense x Goiânia, CRAC x Vila Nova, Goiás x Grêmio Anápolis e Anapolina x Atlético-GO disputam a nona rodada do campeonato às 16 horas, pelo horário de Brasília. Na quarta-feira de cinzas, Iporá x Goianésia entram em campo às 20h30.

Mato Grosso do Sul: o Campeonato Sul-Mato-grossense terá cinco jogos na semana do Carnaval, todos no sábado, 2 de março. Às 15h (Brasília), serão três confrontos entre Novoperário x Comercial-MS, Chapadão x Sete de Dourados e Operário-AC x Operário-MS. Já às 16h, Corumbaense x URSO e Costa Rica-MS x Aquidauanense medem forças. Todas as partidas são válidas pela nona rodada da fase de grupos do torneio estadual.

Região Sudeste

Fluminense x Bangu - 22/02/2019

Fluminense recebe o Resende nesta sexta-feira (1°), no Maracanã
Créditos: Lucas Mercon

Na região Sudeste o Carnaval é uma grande festa. A Marquês de Sapucaí e o Sambódromo de Anhembi são palcos para os diversos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, os desfiles são grandes tradições nos estados. Nas ruas, o carnaval atrai milhares de foliões para pular nos blocos de carnaval. Em Minas Gerais, o Carnaval da cidade de Ouro Preto é o mais famoso,  com diversas festas feitas por repúblicas universitárias, sendo considerado o Carnaval Universitário. Também são realizados shows ao vivo em dois palcos na cidade e o tradicional desfile das escolas de samba.

São Paulo: sete jogos agitam a semana carnavalesca no Campeonato Paulista. Na sexta-feira, serão dois jogos: São Caetano x Mirassol e Guarani x Ferroviária. O sábado (2) é o dia mais cheio, com as partidas RB Brasil x Novorizontino, São Bento x Corinthians e Santos x Oeste. No domingo, o calendário tem Bragantino x São Paulo. Por fim, Ponte Preta x Botafogo-SP será na segunda-feira. Todos os jogos são pela nona rodada.

Rio de Janeiro: Fluminense x Resende e Madureira x Bangu inauguram a rodada carnavalesca na sexta-feira. No sábado, dando sequência à segunda rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), o Vasco recebe o Boavista, além dos confrontos Americano x Cabofriense e Volta Redonda x Botafogo.

Região Sul

Chapecoense recebe o Metropolitano durante a semana do Carnaval 2019

Chapecoense irá receber o Metropolitano durante semana do Carnaval 2019
Créditos: Sirli Freitas/Chapecoense

Na região Sul, a fantasia é a grande marca. Diversos foliões capricham nas fantasias para curtir os desfile de escola de samba, concurso de marchinhas, blocos de rua, bailes nos clubes e até mesmo festas de música eletrônica em algumas praias, como acontece em Florianópolis.

Santa Catarina: o Catarinense é um dos torneios com o maior número de jogos durante o Carnaval 2019, com seis partidas, sendo cinco válidas pela 11ª rodada. No sábado (2), teremos Criciúma x Marcílio Dias, Chapecoense x Metropolitano e Atlético Tubarão x Figueirense. Já no domingo (3), os confrontos marcados são Avaí x Joinville e Brusque x Hercílio Luz. Por fim, na Quarta-Feira de Cinzas, Marcílio Dias e Figueirense medem forças (partida adiada da nona rodada).

Demais estados

Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul:​ nenhum jogo durante o Carnaval (de sexta-feira à Quarta-Feira de Cinzas).

Amapá, Roraima e Tocantins: os campeonatos dos estados em questão ainda não começaram. O Amapaense terá início no dia 4 de abril. Já as disputas no Roraimense e no Tocantinense serão a partir dos dias 9 e 31 de março, respectivamente.

Comentários Facebook
Veja Também  Coluna: Érika, o malbec que harmoniza com grandes ambições

Esportes

Grand Finals: Calderano perde nas quartas e se despede do torneio

Avatar

Publicado

source

Sexto melhor do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano deu adeus ao ITTF Word Tour Grand Finals na madrugada de hoje (14), ao ser derrotado por 4 sets a 1 pelo chinês Fan Zhendong, atual número dois no ranking. A partida, válida pelas quartas de final, foi disputada na cidade de Zhengzhou (China). Com o resultado, Calderano encerrou sua participação no torneio entre os oito primeiros colocados. Somente chineses avançaram às semifinais do individual masculino: Zhendong vai duelar com Lin Gaoyuan (4º no ranking mundial), e o número um Xu Xin terá pela frente Ma Long (3º).

Partida

Calderano começou o duelo impondo seu ritmo de jogo: chegou a abrir vantagem de 9 a 4 no primeiro set, mas se desconcentrou e permitiu a recuperação de Zhendong. O chinês conseguiu empatar e ainda virou o placar, vencendo por 12/10.  Animado, o chinês não deu chances para Calderano na parcial seguinte, e voltou a ganhar, desta vez por 11/5. No início do terceiro set o brasileiro emplacou 2 a 0 de vantagem, mas logo permitiu a virada do chinês, que seguiu liderando o placar até fechar em 11/7.  A reação de Calderano veio no quarto set: com ataque precisos, o brasileiro neutralizou o chinês, fechando na frente, por 11/5, pela primeira vez na partida.  No entanto, no quinto set, Zhendong reassumiu o controle do jogo, fechou a parcial em 11/9, selando a vitória por 4 sets a 1.

Veja Também  Coluna: Érika, o malbec que harmoniza com grandes ambições

O Grand Finals foi o último compromisso internacional de Calderno, já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No final de janeiro de 2020, ele já tem agendada participação no Aberto Platinum da Alemanha, na cidade de Magdeburg.  

 

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Vôlei russo fora dos Jogos Olímpicos?

Avatar

Publicado

source

Nesta semana a Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês) decidiu banir a Rússia das principais competições esportivas pelos próximos quatro anos. O motivo seria uma suposta manipulação nos dados fornecidos pelo laboratório antidopagem de Moscou à Wada. Se a sanção for confirmada, os russos estariam fora de eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a Copa do Mundo de Futebol de 2022 e os Mundiais de Vôlei, também em 2022. A decisão ainda pode ser revista pela Corte Arbitral do Esporte, mas não deixa de ser mais um duro golpe na já manchada reputação do esporte russo.

Caso a punição seja de fato aplicada, os torneios olímpicos (vôlei de quadra e de praia) perderiam uma potência. Nas areias, vem da Rússia a atual dupla campeã mundial de vôlei de praia, Viacheslav Krasilnikov e Oleg Stoyanovskiy. Nas quadras os russos formam uma das mais tradicionais escolas da modalidade. No masculino, se contarmos o período da extinta União Soviética, são quatro medalhas de ouro olímpicas, a última delas já como Rússia, com uma virada inacreditável sobre o Brasil nos Jogos de Londres, em 2012. As mulheres também colecionam quatro medalhas douradas, todas conquistadas ainda na época da URSS.

A resolução emitida pela Wada abre a possibilidade para que atletas russos, que consigam provar que estão limpos de doping, possam participar de competições sob uma bandeira neutra. Ainda é cedo para dizer, mas é possível que tenhamos as equipes russas nos Jogos Olímpicos competindo com uniformes neutros, sem direito a hino nem a bandeira hasteada. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não se pronunciou sobre o caso.

Veja Também  Martine e Kahena são vice-campeãs no Mundial de Vela, na Austrália

A medida é extrema e polêmica. Barrar os russos da Olimpíada seria comprar uma briga com um dos principais mercados de vôlei no mundo. Pela tradição e força na história da modalidade, não creio que a FIVB vá bancar a exclusão, do torneio olímpico do Japão, de nomes como o da excepcional Nataliya Goncharova e do experiente levantador Sergey Grankin.

O talentoso, e problemático, Ngapeth

O francês Earvin Ngapeth é um dos grandes nomes do vôlei masculino na atualidade. Basta procurar no Youtube algum dos inúmeros vídeos que mostram suas jogadas inusitadas e habilidosas, além de uma personalidade irreverente e um tanto explosiva. Nos últimos anos o ponteiro ajudou na evolução da França, que se tornou um time com grande potencial (mesmo decepcionando em Jogos Olímpicos e em Mundiais). Pois o mesmo talento que Ngapeth exibe dentro das quadras, ele tem para se meter em encrencas. A última delas foi nesta semana aqui no Brasil.

Zenit Kazan's Earvin Ngapeth spikes over the block

Francês Earvin Ngapeth (esquerda) em ação pelo Zenit Kazan – Divulgação/FIVB

Depois de participar do Mundial de Clubes de Vôlei, em Betim, defendendo o Zenit Kazan, da Rússia, o jogador francês foi parar atrás das grades. Ele estava em uma boate na noite de domingo e deu um tapa nas nádegas de uma mulher dentro do recinto. Imagens divulgadas pelo portal de notícias G1 mostram de forma clara a atitude lamentável do atleta. A mulher abusada prestou queixa e o jogador foi preso por importunação sexual. Na terça, ele pagou fiança de R$ 50 mil. Agora, vai responder ao processo em liberdade. Em nota divulgada por seu advogado, o jogador se disse profundamente arrependido, pediu desculpas à mulher assediada e disse que a confundiu com uma conhecida. Após ser solto, Ngapeth chegou à Bélgica a tempo de participar da estreia do Zenit Kazan na Champions League de vôlei na última quarta.

Veja Também  Coluna: Érika, o malbec que harmoniza com grandes ambições

Este não foi o primeiro caso policial envolvendo o ponteiro. Em 2015 (ano em que a França foi campeã da extinta Liga Mundial), Ngapeth foi detido pela polícia francesa e posteriormente condenado a três meses de prisão ao ser acusado de bater no condutor de um trem. O jogador pagou multa e não precisou cumprir a pena. No mesmo ano, ele atropelou três pedestres em uma estrada de Modena, na Itália, e não parou para prestar socorro. Um ano antes, em 2014, Ngapeth já havia sido detido após brigar em uma boate. Isso sem contar os casos de indisciplina dentro da seleção francesa.

Ngapeth é um jogador experiente, extremamente talentoso e ainda pode ajudar a França a voltar a figurar no pódio das principais competições do mundo. Mas é preciso que se esforce para não ser mais lembrado nas páginas policiais do que nas esportivas.

Edição: Fábio Lisboa
Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana