Policial
DRE prende mulher por comércio ilícito de drogas na região do Porto
Assessoria | PJC-MT
Buscando intensificar o combate ao tráfico de drogas na região metropolitana de Cuiabá, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecente (DRE), da Polícia Judiciária Civil, efetuou a prisão de uma mulher na tarde de segunda-feira (11.02).
Marcela Arruda dos Santos, 33, foi surpreendida pelos policiais civis, que realizavam levantamentos de informações no bairro Porto. Em poder da mesma foi apreendida porção de pasta base de cocaína e certa quantia em dinheiro trocado, caracterizando o comércio de entorpecente.
Diante dos fatos, a suspeita que possui passagens criminais por tráfico, foi conduzida à DRE, onde tentou se apresentar com outro nome. Depois de ser interrogada, Marcela foi autuada por tráfico de drogas e será apresentada para audiência de custódia no Fórum da Capital.
Fonte: PJC MT

Policial
Submetralhadora de facção criminosa é apreendida em Rondonópolis
Assessoria | PJC-MT (atualizada às 15h27)
![]() |
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (212 km ao Sul) de Rondonópolis (212 km ao Sul) apreendeu nesta terça-feira (19.02), uma submetralhadora 9mm, munições calibres 9mm e 40, e uma espingarda calibre 22. Ambas as armas estavam com supressor de ruído.
As armas e munições estavam na posse de pai e filhal (Nelson Martins e Ingrid Andrade Martins), que foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e permitido. O pai seria o dono da espingarda e a filha estaria ocultando a submetralhadora, a pedido de terceiro. A arma foi encontrada enterrada no quintal da casa localizada na região da Vila Operária.
A apreensão é resultado do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, ocorrido em dois locais distintos na cidade de Rondonópolis. No segundo endereço foram apreendidos R$ 4.730 e duas motocicletas.
O delegado Santiago Rozeno informou que as armas, possivelmente, pertencem a membros de facção criminosa. “Hoje cumprimos dois mandados de busca e apreensão dentro investigações que destinam a combater o crime de organização criminosa”, afirmou.
A ação contou com a participação do Sistema Penitenciário, que efetuou buscas em celas da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
Fonte: PJC MT
Policial
Videomonitoramento flagra ações criminosas e prende suspeitos
Em Cuiabá e Várzea Grande, são 102 câmeras instaladas em pontos estratégicos das regiões central e periférica. Além de atos criminosos, também são registradas boas ações.
Hérica Teixeira | Assessoria/Sesp-MT
Em janeiro de 2019, o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) captou 169 ocorrências nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande. Deste número, 60% foram flagrantes delitos de tentativa de roubo e furto, ameaça, direção perigosa e tráfico de drogas. Os dados são do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também registra boas ações.
Uma das tentativas de furto frustrada aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), na Travessa João Dias, esquina com a Rua 13 de Junho, no centro de Cuiabá. Mesmo com a movimentação da via pública, um homem segurando um capacete abria o baú das motos estacionadas e depois tentava ligar algumas motocicletas. Neste momento, o operador do Ciosp aproximou a imagem e solicitou apoio policial, que prendeu o homem. Veja o vídeo.
Durante toda a ação, o operador das câmeras de videomonitoramento e o policial que atendeu a ocorrência mantiveram diálogo via rádio até o encerramento da operação.
Em Cuiabá e Várzea Grande são 102 câmeras instaladas em pontos estratégicos da região central e na periferia. Atualmente, seis operadores e quatro supervisores se revezam em turnos – manhã, tarde e noite – no monitoramento das imagens. Cada operador monitora de 10 a 12 câmeras.
“Os operadores estão aptos para identificar atitudes suspeitas e realocar as imagens para flagrar delitos criminais. Quando este tipo de imagem é captada, o operador comunica o supervisor e imediatamente a força policial é acionada”, destacou o gerente técnico do Ciosp, sargento BM Leandro Alves.
Prevenção e repressão
O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira, disse que a meta da atual gestão é ampliar o videomonitoramento. Para o gestor, as câmeras auxiliam na prevenção e repressão.
“Vamos buscar parceria para garantir a ampliação, pois é um método de trabalho que traz benefícios para a segurança pública. A atuação impede a prática do delito criminal e também reprime”, avaliou.
As câmeras auxiliam nas investigações policiais das Delegacias, Juizados e do Ministério Público. Um acidente flagrado no dia 16 de janeiro de 2019, na Avenida Isaac Póvoas, mostra o momento do choque entre dois veículos, conforme vídeo.
“As imagens são sempre importantes para esclarecer a dinâmica dos acidentes, estabelecer a velocidade dos veículos, eliminando assim, eventuais dúvidas relacionadas ao evento. Na investigação, as imagens auxiliam na identificação de veículos envolvidos, quando há fuga do local, possibilitando a responsabilização do condutor”, enfatizou o titular da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral.
Diariamente, o Ciosp recebe cerca de cinco processos das instituições solicitando imagens para apuração de delitos criminais.
Boa ação
Cuidado e ajuda ao próximo também são imagens que fazem parte do dia a dia dos operadores do viodeomonitoramento.
Na quinta-feira (14), um veículo teve problemas mecânicos em uma das vias da Avenida Miguel Sutil. O carro ficou na rua, o que dificultava o livre tráfego na região. Ao perceber a situação, motoristas que passavam pelo local pararam e ajudaram o condutor a colocar o carro em local seguro. Veja o vídeo.
Outras boas ações também já foram flagradas pelas câmeras, a exemplo de doação de alimentos a moradores de ruas e ajuda a idosos.
Fonte: PJC MT
-
FALSO ENFERMEIRO14/02/2019 - 10:35
Urgente: Falso Enfermeiro é preso atendendo pacientes na UPA do Pascoal Ramos
-
Sem categoria18/02/2019 - 10:14
Urgente: Acidente deixa trânsito parado no centro de Cuiabá
-
Se deram mal18/02/2019 - 10:35
Bando é preso cometendo assalto em loja Subway de Várzea Grande
-
Tentativa homicídio16/02/2019 - 19:26
Mulher é presa após esfaquear marido no bairro Primavera
-
Tangará da Serra/MT19/02/2019 - 17:20
Urgente: Micro Ônibus escolar tomba com 10 crianças na estrada de Assentamento próximo a Tangará da Serra
-
Miss MT15/02/2019 - 08:48
Candidata de Rondonópolis é eleita Miss MT 2019 e será a representante do estado no Miss Brasil
-
SONHO DA CASA PRÓPRIA18/02/2019 - 17:22
SORTEIO DO RESIDENCIAL COLINAS DOURADAS SERÁ NESTE SÁBADO PELA LOTERIA FEDERAL
-
Pelas Costas19/02/2019 - 10:13
Imagens fortes: Engenheiro é morto a tiros pelas costas em Município de MT