conecte-se conosco


Nacional

Sobe para 165 o número de mortos em Brumadinho; 160 ainda estão desaparecidos

Publicado


Os trabalhos em Brumadinho começaram às 8h; 11 aeronaves foram utilizadas, além de 35 máquinas e 19 cães farejadores
Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
Os trabalhos em Brumadinho começaram às 8h; 11 aeronaves foram utilizadas, além de 35 máquinas e 19 cães farejadores

Com a ajuda de 19 cães farejadores, as buscas por vítimas do rompimento da barragem 1 da Mina do Corrégo do Feijão, em Brumadinho (MG), entraram no 17º dia neste domingo (10). Até o momento, 165 mortes foram confirmadas e 165 pessoas continuam desaparecidas.

Leia também: Em 2018, governo de MG aprovou obras que colocavam Brumadinho em risco

Os trabalhos em Brumadinho
começaram às 8h. Onze aeronaves foram utilizadas, além de 35 máquinas. O efetivo, segundo o Corpo de Bombeiros mineiro, soma 352 militares, sendo 150 de Minas Gerais e 129 de outros estados, 64 da Força Nacional e nove voluntários.

Por ora, os trabalhos se concentram na usina ITM, na área administrativa, que engloba refeitório, casa e estacionamento. Buscas também estão sendo feitas na área da ferrovia, em áreas de acúmulo de rejeito e no Rio Paraopeba
. Ao todo, ainda de acordo com os bombeiros, são 35 equipes em campo.

A área de buscas foi dividida em quase 200 “micropontos”. Segundo o tenente-coronel Eduardo Ângelo, do Corpo de Bombeiros, o objetivo é possibilitar o maior alcance possível dos trabalhos. “Nossa expectativa é que, dentro em breve, a gente consiga varrer toda área à medida que a gente for encerrando as quadrículas [micropontos]”, explicou

Veja Também  Egípcio acusado de terrorismo presta esclarecimentos ao FBI em São Paulo

A tragédia


Após a tragédia de Brumadinho, dois engenheiros e três funcionários da Vale foram presos; os cinco, porém, já estão soltos
Isac Nóbrega/Presidência da República
Após a tragédia de Brumadinho, dois engenheiros e três funcionários da Vale foram presos; os cinco, porém, já estão soltos

No início da tarde de 25 de janeiro, a barragem 1 da Mina do Corrégo do Feijão, que pertence à Vale e está localizada em Brumadinho, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu. O município foi invadido pela lama e pelos rejeitos de minério, deixando centenas de mortos e feridos.

Muitas das vítimas são funcionários ou terceirizados da própria Vale
, que tinha um complexo administrativo no local. O refeitório da empresa ficava muito perto da barragem rompida e foi totalmente soterrado.

Integrantes do Governo Federal já admitiram que não será possível resgatar os corpos de todas as vítimas da tragédia. “Este é um episódio de muita gravidade. Algumas pessoas, triste e lamentavelmente, não serão recuperadas”, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após reunião do comitê de crise montado para acompanhar a situação.

Leia também: Inhotim reabre neste sábado e promete ajudar na recuperação de Brumadinho

Veja Também  Moradores da favela da Maré pedem que Justiça interceda nas operações policiais

Após a tragédia de  Brumadinho
, dois engenheiros que atestaram a segurança da barragem, além de três funcionários da Vale, foram presos. Os cinco já foram soltos. O governo afirmou que “tomará medidas” para impedir tragédias parecidas e falou em aumentar a fiscalização. Ainda em recuperação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) viajou à cidade mineira antes de ser internado.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook

Nacional

Professor repreende aluno por usar drogas e leva paulada no rosto

Publicado

source
Professor apanhando de aluno arrow-options
EPTV / REPRODUCAO
Professor prestou boletim de ocorrência após apanhar com pedaço de pau de aluno

Um professor da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Consentino, no bairro de Vila Sônia, em Piracicaba (SP), levou uma paulada de aluno após repreendê-lo por utilizar drogas. O caso aconteceu durante o horário escolar. 

O aluno teria se irritado após ser expulso de sala de aula por outra professora. “Ele forçou o portão, chegou a arrancar o portão do trinco mesmo com cadeado, pulou o muro, foi até a casa dele, trocou de roupa, de camiseta e voltou com um pedaço de madeira”, afirmou o professor , que não quis se identificar, ao canal EPTV. 

Leia também: Atingido por bala perdida, estudante morre a caminho da escola no Rio

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o estudante discutindo com o professor e falando que “cheira e usa crack ” com o próprio dinheiro. Em seguida, ele dá uma paulada no homem. 

Apesar de se defender com o braço, o docente foi atingido no pescoço e ficou com um corte. Ele prestou um Boletim de Ocorrência e, segundo a escola, os pais do estudante foram acionados. 

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Também  Partido Novo cobra taxas de até R$ 4 mil de candidatos para 2020
Continue lendo

Nacional

Novo modelo de RG começa a ser emitido em São Paulo nesta terça-feira

Publicado

source
Novo modelo de RG arrow-options
IIRGD
Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo


O Estado de São Paulo passará a emitir, a partir desta terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG). Os novos parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018 que padroniza as novas cédulas de identidade. O prazo para que os estados atendam a determinação é março de 2020.

Leia também: Dono de RG usado por doleiro ficou surpreso ao saber do uso de seus dados

Além de incluir novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação, o novo RG  visa trazer benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

O documento também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. A partir de agora a carteira de identidade poderá incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Veja Também  Moradores da favela da Maré pedem que Justiça interceda nas operações policiais

A emissão dos novos  RG  estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana