conecte-se conosco


Mato Grosso

PJC fortalece Diretoria de Inteligência para combater crime organizado

Publicado

A Polícia Judiciária Civil intensificará o combate às várias modalidades do crime organizado em todo Estado de Mato Grosso. Seu planejamento estratégico para 2019 prevê a expansão do assessoramente oferecido pela Diretoria de Inteligência (DI). As mudanças começaram a ser implementadas em fevereiro, quando a DI incorporou o Núcleo de Inteligência de Cuiabá.

De acordo com o diretor Juliano Silva de Carvalho, o objetivo é ampliar as investigações na Baixada Cuiabana, alcançando um ciclo completo do processo de elucidação, especialmente, em relação a crimes mais complexos, como por exemplo, a lavagem de dinheiro.

“Com a incorporação desse núcleo de inteligência, todos os delegados que compõem a região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, e cujas unidades não possuem um núcleo de inteligência próprio, terão assessoramento da Diretoria de Inteligência no desenvolvimento de seus trabalhos. A expertise da DI em ações complexas trará avanços para as unidades solicitantes, não apenas em demandas de análise, mas também as operacionais”.

Para as cidades do interior de Mato Grosso, a Diretoria de Inteligência também planeja uma série de ações durante o ano de 2019. “Serão retomadas as visitas e capacitações nas unidades regionais. Queremos manter o diálogo mais próximo com os núcleos de inteligência do interior. Pretendemos fazer reuniões regionais e também um grande encontro estadual com todos os integrantes dos núcleos de inteligência para alinhar objetivos, linguagens e planejamentos”, pontua o diretor.

Inteligência

Veja Também  Sargento da PM conquista título no Mundial Arnold Classic Brasil

A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil é o órgão responsável por centralizar informações de produtividade e criminalidade, utilizados para planejamento estratégico. A DI também recepciona procedimentos (checagens, investigação social) encaminhados por instituições de segurança de outros Estados e até mesmo de organismos internacionais.

Um exemplo de parceria internacional resultou no curso de repressão à Lavagem de Dinheiro no Combate ao Tráfico de Entorpecentes, que será ministrado pela Inteligência da Polícia Francesa, dos dias 11 a 15 de fevereiro, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso, em Cuiabá.

Diretor

À frente da Diretoria de inteligência, desde outubro de 2017, Juliano Silva Carvalho possui pós-graduação em Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra (ESG), do Rio de Janeiro (2012); Curso de Administrador do Sistema Guardião Web / Ferramenta de Interceptação Legal (Santa Catarina), Curso de Técnicas de Investigação Criminal pelo FBI e Embaixada Americana no Brasil, conclusão em 2013, Brasília – DF, e outros cursos básicos na área de inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal.

Veja Também  "Estão sendo agraciados por mérito e pelo trabalho feito nas ruas", afirma governador

Atuou como coordenador na Diretoria de Inteligência da PJC (2013 a 2014), foi titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes – DRE (2015 a 2016) e também titular na Polinter (2017).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Homem que entregava drogas em domicilio é preso em Cáceres

Publicado

Policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cáceres prenderam K.F.S (22)  com três porções cocaína. O homem estava parado em uma motocicleta no bairro Cavalhada e confessou que vende drogas por meio de entregas a domicilio.

A droga estava em um dos bolsos da calça do suspeito e em uma mochila os policiais também apreenderam uma máquina portátil de cartão de crédito. O suspeito disse que vendia os pinos de cocaína a R$ 10 cada e que compra o entorpecente para revender de um traficante no bairro Marajoara.

As informações sobre o fornecedor da droga foram repassadas à Polícia Civil. A motocicleta utilizada para fazer a entrega das drogas foi apreendida e suspeito foi preso por tráfico de drogas. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Também  "Estão sendo agraciados por mérito e pelo trabalho feito nas ruas", afirma governador
Continue lendo

Mato Grosso

Torcedores fazem festa na grande final do campeonato mato-grossense

Publicado

As arquibancadas da Arena Pantanal foram palco de festa e lazer para cerca de 4 mil torcedores presentes na partida decisiva do estadual que consagrou o Cuiabá Esporte Clube como campeão mato-grossense de futebol.

Prestes a completar 90 anos em maio e pela primeira vez no estádio, dona Maria Auxiliadora de Almeida era uma das torcedoras que esbanjava alegria na celebração do futebol. “Estou achando maravilhoso, não sabia que a Arena era tão bonita, se soubesse já teria vindo há muito tempo”.

Dona Maria Auxiliadora, de quase 90 anos, e sua nora Meire, comemoram um dos gols do Cuiabá –  Foto: Mayke Toscano / Secom-MT  

“Legítimo representante da cidade verde, da terra do sol. És guerreiro, és gigante, na arte do futebol”. O hino entoado diversas vezes pela torcida na tarde de domingo (21), retrata a força e eficiência do Cuiabá que, invicto durante toda a competição, garantiu o seu tricampeonato ao empatar com o CEOV na Arena Pantanal.

Por ter vencido o Operário por 2 a 0 no primeiro jogo da final, o time da Capital entrou em campo com vantagem. Com os dois gols marcados nesse último duelo, o placar agregado ficou de 4 a 2 para o Dourado.

Torcida do Cuiabá faz a festa na Arena Pantanal no domingo e se prepara a torcer pelo clube na série B do Brasileirão  – Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Sob a gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) desde janeiro deste ano, a Arena Pantanal tem recebido os cuidados necessários para que os problemas acumulados no decorrer dos anos fossem minimizados e o espaço pudesse ficar em condições de funcionamento.  

Veja Também  Gefron apreende mais de 10 kg de maconha e veículos durante o feriadão

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a final do campeonato mato-grossense encerrou com êxito um ciclo de trabalho da gestão. “Desde o dia 02 de janeiro, trabalhamos para solucionar os problemas que existiam. Conseguindo laudos, reformamos e ajustamos algumas necessidades para que a Arena estivesse em condições mais adequadas. Esse último confronto do Estadual consagra todo o trabalho que foi feito por nossa equipe até agora”, comemora Jefferson.

Com presença assídua no estádio desde a Copa do Mundo da Fifa em 2014, o torcedor cuiabanista Jonas Assumpção, elogia as melhorias da Arena Pantanal. “Sempre venho aos jogos com meus filhos, adoramos futebol e acho que aqui é um espaço seguro para trazê-los. Já teve uma época que estava meio suja mas agora está bem melhor”.

Jonas Assumpção e seus filhos Gabriel e Caio, de 10 e 05 anos, na torcida pelo Cuiabá E. C. no domingo

No setor norte destinado à torcida do Operário Varzea-grandense (CEOV), a esperança de vitória também embalou os cantos por lá. O presidente da torcida Furacão Tricolor Hermes Bispo da Silva, ou Piçado como é mais conhecido, resume o sentimento dos operarianos. “Enquanto existir 1% de chance, precisamos ter 99% de esperança. E está sendo uma bonita festa, mas queria que fosse do Operário. De qualquer forma, a equipe está de parabéns por ter chegado até aqui. Valeu a pena torcer”, celebra Hermes.

Veja Também  Trio suspeito de fazer idosos reféns em assalto é preso em Várzea Grande

Piçado, junto de sua esposa e filho, na torcida do CEOV

Série B do Brasileirão

No dia 04 de maio, a Arena Pantanal começa a receber os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019. O Cuiabá Esporte Clube realizará 19 partidas no estádio como mandante. 

“Teremos 19 oportunidades para mostrar Mato Grosso e nossa Arena Pantanal a todo o país. Mesmo com as dificuldades pelas quais o Estado está passando, vamos trabalhar muito para o estádio esteja nas melhores condições possíveis. Queremos que a população venha torcer pelo Cuiabá e usufrua desse patrimônio”, expressa o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

O Cuiabá estreia no torneio nacional no dia 27 de abril, em Criciúma, enfrentando o time local. No dia 04 de maio, às 19h, o duelo será contra o Operário Ferroviário, do Paraná, na Arena Pantanal.

 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana