conecte-se conosco


Cuiabá

Mitos e ritos africanos marcam espetáculo do grupo cultural Liberdade

Publicado

Luiz Alves

Em uma noite de muita cultura, a Prefeitura de Cuiabá trouxe à Capital o grupo Liberdade. Ao som do batuque dos tambores africanos, com uma mistura de mitos e ritos dos afrodescendentes, o Liberdade encantou os cuiabanos com o espetáculo “Quilombo da liberdade, origens”, na noite deste sábado (9), no Museu do Rio.

No palco, ao ar livre, os artistas de Brasília trouxeram a capoeira regional e da Angola, danças de puxada rede, de bastão e maculelê para a apresentação. A mistura dos elementos foi aplaudida por quem ali passou e parou para prestigiar a arte expressa pelos belos movimentos corporais.

Para a pedagoga Silvia Stering, a iniciativa do Município foi muito importante, pois resgata as raízes da cidade, que tem herança africana, como todo o Brasil, em um ano em que ela completa seu tricentenário.

“Cuiabá tem sua tradição e a cultura africana está arraigada nela. Trazer essas apresentações é promover um encontro de culturas e também uma forma de educar os mais jovens, que em sua maioria, não tem esse rico conhecimento”, ressaltou Silvia.

Responsável pela vinda do grupo a Cuiabá, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, destacou a luta da gestão atual em promover o resgate da cultura no Município.

Veja Também  Prefeitura convoca 240 aprovados no seletivo do HMC para iniciar trabalho

“Mais um momento de arte oferecido ao cidadão cuiabano, totalmente gratuito, e com essa riqueza de elementos, que nos fazem lembrar nossa história. E para termos acesso a esse ensinamento, essa aula de conhecimento, o prefeito Emanuel Pinheiro vem colocando todos os esforços possíveis nos projetos que envolvam o âmbito cultural”, frisou o secretário.

Com mais de 20 anos de história, o grupo liberdade já percorreu várias regiões brasileiras. O espetáculo “Quilombo da liberdade, raízes” já foi apresentado em nove escolas pertencentes a duas cidades satélites do Distrito Federal – Gama e Ceilândia – assistido por mais de oito mil pessoas. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil espectadores.

Idealizador do projeto, Roberto Oliveira, o mestre Cobra, agradeceu pela oportunidade e a expressou ressaltando a beleza da Capital e a alegria dos cuiabanos. “O grupo está muito feliz pela receptividade como foi acolhido. Cuiabá tem muito da arte que representamos. É uma cidade calorosa, que carrega em suas raízes uma bela história, cheia de cores, dança, música e amor. Isso agrega ao nosso trabalho, pois esse é o objetivo maior: em cada lugar que passarmos, levarmos um pouquinho de conhecimento, “finalizou o mestre.

Veja Também  Segunda rodada da Copa Bom de Bola, Bom de Escola continua neste sábado (17)

O grupo faz sua última apresentação neste domingo (10), às 12h, na comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação para Professora de Educação Física

Publicado

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá publica edital de convocação de candidata aprovada no Processo Seletivo Simplificado da Educação para a função de Professor do Ensino Fundamental – Educação Fisica, Regional Norte.

A candidata convocada por esse edital deve comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta quarta-feira (21), às 14 horas. 

O Edital de Convocação se refere ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, nº 006/2018/GS/SME, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, para o ano letivo de 2019.

A candidata convocada para apresentação deve conferir a publicação do edital, pois não haverá 2ª chamada para a convocação. Assim, caso não compareça no dia e horário previstos, será eliminada, o que implicará na convocação do candidato classificado na sequência.

Para a atribuição, a candidata convocada deve levar os documentos pessoais. 

Veja anexo o edital de convocação:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Veja Também  Prefeitura atualiza Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Continue lendo

Cuiabá

Grupo de Idosos do Bela Vista participam de ação no Parque da Família

Publicado

Vicente Aquino

Os idosos do bairro Bela Vista participaram na última semana de uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, no Parque da Família, onde foram ofertados serviços de saúde como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de orientações jurídicas onde foram repassadas informações dos programas do Governo Federal voltadas especialmente para o público da melhor idade, e também esclarecimentos sobre a nova previdência. 

Mais de 60 idosos participaram da atividade, que tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida a esse público, além de orientar sobre seus direitos e deveres como cidadão. “Esses idosos fazem parte do grupo que participam de atividades oferecidas no Centro Comunitário. Como o local está em reforma, pensamos em realizar essas ações fora da Unidade para que os trabalhos não fiquem suspensos durante esse período”, informou o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedregal, Edilson Carvalho.

Dentre eles, os mais procurados foi em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre o cadastramento necessário, sendo essa uma das exigências para que as pessoas maiores de 65 anos possam receber o auxílio. Dona Maria Auxiliadora, 66 anos foi uma das pessoas que recebeu o atendimento e conseguiu fazer o cadastro para receber a ajuda de um salário mínimo. “Já tinha ouvido falar desse programa, mas não sabia que tinha direito de receber. Sou grata por receber as informações e agora poder contar com essa renda”, disse ela.

Veja Também  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito entrega revitalização de Praça no Novo Terceiro nesta segunda-feira (19)

O coordenador informou ainda que esse tipo de atividade será realizada pelo menos uma vez na semana. Para próxima quinta-feira (22), já está agendado, no Parque da Família, a partir das 15 horas, outra ação semelhante. “Dessa vez, serão ofertadas aulas de ginástica funcional, além da exposição dos trabalhos de pintura em tecido confeccionados pelo grupo formado pelo Programa Qualifica 300”, concluiu Edilson.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana