conecte-se conosco


Cuiabá

Mitos e ritos africanos marcam espetáculo do grupo cultural Liberdade

Publicado

Luiz Alves

Em uma noite de muita cultura, a Prefeitura de Cuiabá trouxe à Capital o grupo Liberdade. Ao som do batuque dos tambores africanos, com uma mistura de mitos e ritos dos afrodescendentes, o Liberdade encantou os cuiabanos com o espetáculo “Quilombo da liberdade, origens”, na noite deste sábado (9), no Museu do Rio.

No palco, ao ar livre, os artistas de Brasília trouxeram a capoeira regional e da Angola, danças de puxada rede, de bastão e maculelê para a apresentação. A mistura dos elementos foi aplaudida por quem ali passou e parou para prestigiar a arte expressa pelos belos movimentos corporais.

Para a pedagoga Silvia Stering, a iniciativa do Município foi muito importante, pois resgata as raízes da cidade, que tem herança africana, como todo o Brasil, em um ano em que ela completa seu tricentenário.

“Cuiabá tem sua tradição e a cultura africana está arraigada nela. Trazer essas apresentações é promover um encontro de culturas e também uma forma de educar os mais jovens, que em sua maioria, não tem esse rico conhecimento”, ressaltou Silvia.

Responsável pela vinda do grupo a Cuiabá, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, destacou a luta da gestão atual em promover o resgate da cultura no Município.

Veja Também  Calçada danificada no Centro Político Administrativo é reconstruída

“Mais um momento de arte oferecido ao cidadão cuiabano, totalmente gratuito, e com essa riqueza de elementos, que nos fazem lembrar nossa história. E para termos acesso a esse ensinamento, essa aula de conhecimento, o prefeito Emanuel Pinheiro vem colocando todos os esforços possíveis nos projetos que envolvam o âmbito cultural”, frisou o secretário.

Com mais de 20 anos de história, o grupo liberdade já percorreu várias regiões brasileiras. O espetáculo “Quilombo da liberdade, raízes” já foi apresentado em nove escolas pertencentes a duas cidades satélites do Distrito Federal – Gama e Ceilândia – assistido por mais de oito mil pessoas. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil espectadores.

Idealizador do projeto, Roberto Oliveira, o mestre Cobra, agradeceu pela oportunidade e a expressou ressaltando a beleza da Capital e a alegria dos cuiabanos. “O grupo está muito feliz pela receptividade como foi acolhido. Cuiabá tem muito da arte que representamos. É uma cidade calorosa, que carrega em suas raízes uma bela história, cheia de cores, dança, música e amor. Isso agrega ao nosso trabalho, pois esse é o objetivo maior: em cada lugar que passarmos, levarmos um pouquinho de conhecimento, “finalizou o mestre.

Veja Também  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para atribuição nesta terça-feira (19)

O grupo faz sua última apresentação neste domingo (10), às 12h, na comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

Cuiabá

Pinheiro assina hoje ordem de serviço para início das obras no Cais do Porto

Publicado

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá dá, nesta quarta-feira (20), mais um passo importante dentro do projeto de requalificação do Cais do Porto. Em solenidade marcada para as 17h, na Avenida Beira Rio (antigo Cais), o prefeito Emanuel Pinheiro assina a ordem de serviço para o início dos trabalhos na estrutura.

A obra tem prazo de 270 dias e é parte integrante do pacote de ações em celebração aos 300 Anos da Capital. A construção foi viabilizada graças à articulação realizada pelo chefe do Executivo municipal junto ao Ministério do Turismo, garantindo a chegada de recursos. No total, serão investidos R$ 2.416.756,96 e todo acompanhamento da execução será feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Desativado há anos, a estrutura já existente será totalmente aproveitada, dando uso eficiente à edificação subutilizada. O local é composto por três níveis, sendo um mirante no piso superior e deck no inferior. Além também da construção do pavimento térreo, área de convívio com dois ambientes para atividades culturais, bem como área de suporte administrativo, copa e sanitários.

Veja Também  Prefeitura e Fórum de Capoeira realizam o maior evento capoeirista do Centro-Oeste

Serviço

Assunto: Assinatura da ordem de serviço para início das obras no Cais do Porto

Local: Avenida Beira Rio (antigo Cais)

Horário: 17h

Data: 20 de fevereiro, quarta-feira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Calçada danificada no Centro Político Administrativo é reconstruída

Publicado

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá finalizou nesta terça-feira (19) o reparo em um ponto da calçada da Avenida Des. Milton Figueiredo Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo. No local, próximo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), o Município executou a reconstrução de todo calçamento, após o surgimento de uma grande cratera.

O trabalho foi iniciado no último sábado (16) e executado com mão de obra própria da Prefeitura. Durante o período de quatro dias, uma equipe de operários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atuou nas etapas de recomposição e estabilização do solo, concretagem e acabamento em toda extensão danificada.

“Ao tomar ciência dessa situação, que estava colocando em risco pedestres que trafegam por essa região, o prefeito Emanuel Pinheiro imediatamente determinou que tomássemos as devidas providências para solucioná-la. Agora, as pessoas que passam por essa avenida podem fazer isso de forma segura, sem precisar dividir espaço com veículos”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

Por conta do volume acima da média de chuvas que tem caído sobre a Capital nos últimos meses, dezenas de pontos da cidade têm apresentados problemas dessa natureza. Para sanar a demanda, o Executivo colocou em plano de contenção de erosões, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Em pouco mais de três meses, o trabalho de reconstrução já foi executado no entroncamento entre as Ruas Três e D, do próprio Centro Político Administrativo, no bairro Coophamil, na via de ligação do bairro Rodoviária Parque com a Miguel Sutil, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Jurumirim e também na Rua Brilhante do bairro Alvorada.

Veja Também  Prefeitura e Fórum de Capoeira realizam o maior evento capoeirista do Centro-Oeste
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana