conecte-se conosco


Nacional

EUA e Rússia disputam apoio na ONU para resolver situação da Venezuela

Publicado


Os EUA pedem que a Venezuela facilite o acesso de ajuda humanitária internacional e realize novas eleições presidenciais
Reprodução/Flickr
Os EUA pedem que a Venezuela facilite o acesso de ajuda humanitária internacional e realize novas eleições presidenciais

Os Estados Unidos apresentaram uma projeto com medidas para resolver a situação na Venezuela ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os norte-americanos pedem que o país de Nicolás Maduro facilite o acesso de ajuda humanitária internacional e realize novas eleições presidenciais. Em resposta, a Rússia propôs outra resolução.

Leia também: Trump confirma reunião com Kim Jong-Un para o final de fevereiro

Na última sexta-feira (8), Moscou enviou aos membros do Conselho um “texto alternativo” ao apresentado por Washington, segundo diplomatas. A proposta russa expressaria preocupação com “tentativas de intervenção em questões que estão essencialmente sob jurisdição doméstica” e “ameaças de uso da força contra a integridade territorial e a independência política” da Venezuela
.

O projeto apresentado pelos EUA, ao contrário, expressa “pleno apoio” do Conselho de Segurança à Assembleia Nacional Venezuelana, controlada pela oposição, definindo-a como a “única instituição democraticamente eleita no país”. Manifestando “preocupação com a violência e o uso excessivo da força contra manifestantes pacíficos”, o texto também pede um processo político que conduza a eleições presidenciais “livres, justas e credíveis”.

O projeto norte-americano ressalta a necessidade de evitar uma “deterioração adicional da situação humanitária” na Venezuela, assolada por grave crise econômica
e política, e de facilitar a entrega de ajuda aos que necessitam.

Veja Também  Egípcio procurado pelos EUA desafia FBI de ter provas contra ele

A Rússia, que apoia Nicolás Maduro na Venezuela, deve utilizar seu direito de veto para barrar o projeto dos EUA na ONU
Divulgação/Kremlin
A Rússia, que apoia Nicolás Maduro na Venezuela, deve utilizar seu direito de veto para barrar o projeto dos EUA na ONU

Washington ainda não indicou uma data para que o texto seja votado. Fontes diplomáticas afirmam que a Rússia – que endossa a presidência de  Nicolás Maduro
 e acusa os EUA de apoiarem um golpe de estado no país – utilizará seu direito de veto para barrar a resolução.

Para ser aprovada, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU precisa de nove votos entre seus 15 membros e não pode ser vetada por nenhum dos cinco integrantes permanentes do grupo: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.

Moscou e Washington estão em lados opostos na atual disputa pelo poder na Venezuela. Enquanto os EUA declaram apoio ao presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó
, que se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro, a Rússia segue apoiando Maduro.

Leia também: Esquerda terá que engolir queda de Maduro, diz Ernesto Araújo

Veja Também  Trump anuncia que manterá seu vice para eleição presidencial de 2020

Além dos EUA, mais de 40 países já declararam apoio ao oposicionista Guaidó, entre eles Brasil, Alemanha e uma série de outras nações sul-americanas. Maduro ainda conta com o apoio não apenas de Moscou, mas também das Forças Armadas venezuelanas e da China, entre outros aliados.


*Com informações da Agência Brasil e da Deutsche Welle

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook

Nacional

Professor repreende aluno por usar drogas e leva paulada no rosto

Publicado

source
Professor apanhando de aluno arrow-options
EPTV / REPRODUCAO
Professor prestou boletim de ocorrência após apanhar com pedaço de pau de aluno

Um professor da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Consentino, no bairro de Vila Sônia, em Piracicaba (SP), levou uma paulada de aluno após repreendê-lo por utilizar drogas. O caso aconteceu durante o horário escolar. 

O aluno teria se irritado após ser expulso de sala de aula por outra professora. “Ele forçou o portão, chegou a arrancar o portão do trinco mesmo com cadeado, pulou o muro, foi até a casa dele, trocou de roupa, de camiseta e voltou com um pedaço de madeira”, afirmou o professor , que não quis se identificar, ao canal EPTV. 

Leia também: Atingido por bala perdida, estudante morre a caminho da escola no Rio

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o estudante discutindo com o professor e falando que “cheira e usa crack ” com o próprio dinheiro. Em seguida, ele dá uma paulada no homem. 

Apesar de se defender com o braço, o docente foi atingido no pescoço e ficou com um corte. Ele prestou um Boletim de Ocorrência e, segundo a escola, os pais do estudante foram acionados. 

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Também  Justiça cassa mandato do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) e da vice
Continue lendo

Nacional

Novo modelo de RG começa a ser emitido em São Paulo nesta terça-feira

Publicado

source
Novo modelo de RG arrow-options
IIRGD
Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo


O Estado de São Paulo passará a emitir, a partir desta terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG). Os novos parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018 que padroniza as novas cédulas de identidade. O prazo para que os estados atendam a determinação é março de 2020.

Leia também: Dono de RG usado por doleiro ficou surpreso ao saber do uso de seus dados

Além de incluir novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação, o novo RG  visa trazer benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

O documento também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. A partir de agora a carteira de identidade poderá incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Veja Também  Fernandinho Beira-Mar analisa Jesus Cristo e critica capitalismo em seu TCC

A emissão dos novos  RG  estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana