conecte-se conosco


Nacional

Em 2018, governo de MG aprovou obras da Vale que colocavam Brumadinho em risco

Publicado


Bombeiros trabalham na busca por vítimas da tragédia de Brumadinho (MG); por enquanto, foram confirmadas 157 mortes
Divulgação/Corpo de Bombeiros MG
Bombeiros trabalham na busca por vítimas da tragédia de Brumadinho (MG); por enquanto, foram confirmadas 157 mortes

O governo de Minas Gerais aprovou, pouco menos de um mês antes da tragédia provocada pelo rompimento da barregam da Vale em Brumadinho, ações da mineradora em um projeto de expansão das minas do Córrego do Feijão, onde ocorreu o desastre. A obras autorizadas colocavam a região em risco. 

Leia também: Inhotim reabriu neste sábado e prometeu ajudar na recuperação de Brumadinho

De acordo com uma reportagem da Globo News
, transmitida na manhã deste domingo (10), em dezembro do ano passado, a Vale obteve autorização do governo mineiro para fazer explosões e usar equipamento pesado nas minas de Brumadinho
. As obras previstas, no entanto, contrariavam algumas das recomendações de segurança de um relatório de julho.

No documento, elaborado pela consultora Tüv Süd a pedido da própria Vale
, ficou atestada a estabilidade da estrutura, mas com ressalvas: a estabilidade do alteamento estava no limite de segurança das normas brasileiras.

Leia também: Polícia Militar de Minas Gerais detém seis pessoas por estelionato, roubo e atrapalharem buscas em Brumadinho

Veja Também  Favorito à PGR foi condenado pelo TCU por aposentadoria irregular

Por conta disso, o estudo recomendava à Vale que tomasse providências para aumentar a segurança e evitar a liquefação, uma das possíveis causas do rompimento da barragem
. O documento ainda recomendava que não fossem feitas explosões nas redondezas da mina e que não fossem usados equipamentos pesados na estrutura – justamente o que foi, em dezembro, aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semad) de Minas Gerais.

Embora a Vale não tenha revelado se tais obras haviam sido iniciadas, elas estavam permitidas pelo governo de Minas Gerais
, em dezembro, em detrimento de um laudo técnico assinado por uma consultora em julho. 

O rompimento da barragem de Brumadinho 
deixou, até agora, um total de 157 mortos e 182 desaparecidos
, passando a ser a maior tragédia humana já ocorrida no Brasil, com envolvimento de mineradoras. Atualmente, os bombeiros fazem buscas em cerca de 45 pontos da região atingida pela lama, com especial atenção para o ITM, os vestiários e o entorno do estacionamento, onde as equipes se concentram mais. 

* Com informações da Agência Brasil.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook

Nacional

Professor repreende aluno por usar drogas e leva paulada no rosto

Publicado

source
Professor apanhando de aluno arrow-options
EPTV / REPRODUCAO
Professor prestou boletim de ocorrência após apanhar com pedaço de pau de aluno

Um professor da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Consentino, no bairro de Vila Sônia, em Piracicaba (SP), levou uma paulada de aluno após repreendê-lo por utilizar drogas. O caso aconteceu durante o horário escolar. 

O aluno teria se irritado após ser expulso de sala de aula por outra professora. “Ele forçou o portão, chegou a arrancar o portão do trinco mesmo com cadeado, pulou o muro, foi até a casa dele, trocou de roupa, de camiseta e voltou com um pedaço de madeira”, afirmou o professor , que não quis se identificar, ao canal EPTV. 

Leia também: Atingido por bala perdida, estudante morre a caminho da escola no Rio

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o estudante discutindo com o professor e falando que “cheira e usa crack ” com o próprio dinheiro. Em seguida, ele dá uma paulada no homem. 

Apesar de se defender com o braço, o docente foi atingido no pescoço e ficou com um corte. Ele prestou um Boletim de Ocorrência e, segundo a escola, os pais do estudante foram acionados. 

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Também  Problema de orçamento do CNPq está “sendo resolvido”, diz ministro
Continue lendo

Nacional

Novo modelo de RG começa a ser emitido em São Paulo nesta terça-feira

Publicado

source
Novo modelo de RG arrow-options
IIRGD
Novo modelo de RG começa a ser emitido no Estado de São Paulo


O Estado de São Paulo passará a emitir, a partir desta terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG). Os novos parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018 que padroniza as novas cédulas de identidade. O prazo para que os estados atendam a determinação é março de 2020.

Leia também: Dono de RG usado por doleiro ficou surpreso ao saber do uso de seus dados

Além de incluir novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação, o novo RG  visa trazer benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

O documento também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. A partir de agora a carteira de identidade poderá incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Veja Também  Garçom é assassinado por cliente após demorar muito para preparar lanche

A emissão dos novos  RG  estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana