conecte-se conosco


Várzea Grande

Prefeitura e Rotary estreitam novas parcerias no segmento social

Publicado

Representantes dos clubes de Rotary de Várzea Grande acompanharam a Governadora (2018-2019) do Distrito 4440, Marly de Fátima Ferreira a uma visita de cortesia a prefeita Lucimar Sacre de Campos, nesta quinta-feira (07). A passagem da governadora Marly teve como objetivo tratar sobre as ações que estão sendo realizadas pelos clubes de serviço locais, além de estreitar as parcerias já existentes com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande. A governadora aproveitou a oportunidade para divulgar a Conferência Rotariana Distrital Águas do Rio Paraguai, evento que será realizado de 23 a 25 de maio em Cáceres.

Com o lema “O Rotary faz a diferença”, a governadora propôs um elo de comunicação entre os clubes e a Prefeitura, para que todos os esforços sejam voltados ao atendimento das necessidades da comunidade na melhoria da qualidade de vida da população de Várzea Grande. “Além de fazer uma visita de cortesia, nosso objetivo foi colocar a entidade à disposição da municipalidade. O lema do Rotary é dar de si antes de pensar em si, e é nesta linha que iremos seguir sempre”, frisou a governadora Marly de Fátima.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos agradeceu a visita e parabenizou o Rotary Clube pelos relevantes serviços prestados às comunidades. “O Rotary Clube é uma entidade muito atuante, onde voluntários somam esforços para melhorar a vida das pessoas, em especial, os mais necessitados. São ações nobres, dignas de todo reconhecimento e apreço”, salientou a prefeita.

Veja Também  Novas linhas e novos veículos irão melhorar o transporte coletivo

Na ocasião, discutiram também sobre a atuação do Rotary nas comunidades e novos projetos que visam aumentar o número de companheiros no município, incentivando jovens e famílias a participarem e garantindo a continuação futura do trabalho exercido pelo clube.

Por:

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

Várzea Grande

Prazo final para pagamento do alvará termina dia 25 

Publicado

Pela primeira vez, Várzea Grande antecipou o vencimento do Alvará que anualmente acontece em fevereiro para janeiro e na mesma proporção dobrou o percentual de desconto, ou seja, todos os anos, o Alvará dava 10% de desconto e vencia no segundo mês do ano.

Já em 2019, o vencimento foi antecipado para dia 25 de janeiro com 20% de desconto, ou seja, o dobro do praticado em anos anteriores, mas a Secretaria de Gestão Fazendária, manteve uma segunda data de vencimento, em 25 de fevereiro, próxima segunda-feira, mas com 10% de desconto.

“A intenção é estimular o contribuinte que planeja suas atividades e conceder um desconto maior para demonstrar que a administração pública municipal não quer apenas arrecadar, mas também, criar uma relação negocial melhor com os contribuintes. Vamos insistir em ampliar todos os descontos para aquele contribuinte que cumprem com os prazos estabelecidos, mas também não fecharemos as portas para o entendimento com aqueles que tiverem alguma dificuldade em cumprir com suas obrigações”, disse a secretário de Gestão Fazendária de Várzea Grande, Lucinéia Santos Ribeiro.

Veja Também  Prefeita acompanha momento cívico na escola municipal Paulo Freire

A secretária ponderou ainda que a intenção da administração municipal é receber os impostos, taxas e contribuições devidas para fazer frente as obras e ações que estão em execução na cidade. “O compromisso da prefeita Lucimar Sacre de Campos é destinar a quase totalidade das receitas públicas para obras e ações de interesse da população e isto é o que acontece, pois hoje são 167 obras em andamento em Várzea Grande com recursos municipais, federais e estaduais e a maior fatia dos recursos são do Tesouro Municipal”, disse Lucinéia Santos Ribeiro.

“A certeza que o contribuinte tem é de que estando em dias com suas obrigações, Várzea Grande vai trabalhar de forma mais decisiva para atender aos seus anseios com obras de saúde, educação, segurança e qualidade de vida, bem como, ações de atendimento e de solução dos problemas que afligem a todos”, pontuou a titular da pasta.

Lucinéia Santos Ribeiro lembrou que a Administração Pública Municipal em Várzea Grande, criou uma série de vantagens para o contribuinte, justamente por causa das dificuldades e da crise econômica, como um desconto com o dobro do que era praticado em anos anteriores de 20% que venceu no dia 25 de janeiro, manteve desconto de 10% para vencimento em 25 de fevereiro e também o parcelamento em até três vezes, mas sem descontos.

Veja Também  Novas linhas e novos veículos irão melhorar o transporte coletivo

“Nossa missão é melhorar o desempenho da arrecadação reduzindo a sonegação e demonstrando que os recursos públicos são bem aplicados, em prol da valorização da cidade e da qualidade de vida de toda a população, por isso criamos regras diferenciadas, descontos diferenciados e sempre estaremos abertos ao diálogo e principalmente ao entendimento, bastando que o contribuinte procure a administração municipal e acerte suas pendências para que Várzea Grande continue crescendo e se desenvolvendo”, disse a secretária Lucinéia Santos Ribeiro.

Por: Da Redação – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Programa Escola em Tempo Ampliado avança em 2019 e se torna referência em aprendizagem

Publicado

Com o início do ano letivo, estão sendo retomadas as atividades da Escola em Tempo Ampliado – ETA nas unidades da rede municipal de Ensino de Várzea Grande. Este ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer amplia de 12 para 17 o número de escolas participantes, beneficiando mais 300 alunos que serão atendidos pelo Programa idealizado e implementado em 2015 por iniciativa da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Através do Programa ETA, a Secretaria de Educação tem alcançado resultados positivos nas ações pedagógicas, culturais, de inserção social, provocando mudanças no perfil dos estudantes, até na forma com que muitos alunos encaram o ambiente escolar, familiar e a comunidade onde vivem.

A melhoria no desempenho dos estudos, a utilização do tempo ocioso e o aproveitamento desse tempo para afastar o aluno de atividades que o levem a problemas de risco social, o contato com atividades de lazer, esporte e cultura, além da melhoria no relacionamento familiar e no desenvolvimento de sua autonomia estão entre os benefícios comprovados pela permanência do aluno na escola, como consta nos relatos de alunos, pais de alunos, professores, coordenadores e gestores das unidades escolares onde o projeto foi implantado.

As aulas de reforço escolar, letramento, oficinas de artesanato, informática, raciocínio lógico, dança, teatro e música, além das atividades esportivas, culturais e de manuseio com a terra, na criação e manutenção das hortas escolares são as ações promovidas que estão em constante avaliação do corpo técnico, composto por profissionais da Secretaria de Educação, destacado para o acompanhamento sistemático do Programa ETA nas escolas onde ele é desenvolvido.

“Através dos professores coordenadores do ETA, estamos nas escolas em tempo integral para garantir efetivamente o desenvolvimento do Programa e o acompanhamento de todas as ações realizadas com os alunos”, afirmou o secretário Silvio Fidelis.

Para o secretário, o sucesso do Programa Escola em Tempo Ampliado é resultado de um trabalho sério feito junto às escolas participantes e aos alunos, motivados pelas atividades oferecidas no contra turno escolar e pela vantagem de poder permanecer na escola durante todo o dia, além da possibilidade de aprimorar seus estudos e adquirir conhecimento em várias áreas.

O sucesso do ETA vem sendo reconhecido pelos próprios estudantes atendidos pelo Programa através de depoimentos espontâneos nas redes sociais e em documentários produzidos pelas próprias escolas como é o caso do vídeo produzido pelos profissionais da EMEB “Gonçalo Domingo de Campos” – CAIC. No vídeo, a aluna Maria Eduarda Bessa, de 11 anos, estudante do 5º anos, diz que a oficina de Letramento a ajudou a aprimorar sua leitura e na de Informática pôde aprender trabalhar textos no computador.

Veja Também  EM BUSCA DE FORTALECER AS COMUNIDADES

A aluna Ingridy Maria Romeiro, do 6º ano, disse que antes de participar do ETA tinha dúvidas sobre sua carreira. “Após assistir a uma apresentação teatral, decidi que quero seguir a carreira de atriz”, disse. Já Wagner Figueiredo Gonçalves, de 12 anos, também aluno do CAIC, o Programa fez com que ele aprendesse a gostar de ler e também o ensinou a perder a timidez na hora de se apresentar em público, através das aulas de teatro. “Com ajuda da professora Anne, consegui me apresentar em uma peça sobre a violência infantil e outra no FETRAN”, comemorou.

Cursando o 7º ano no CAIC, a aluna Ana Clara Martins, de 12 anos, disse que a oficina que mais gosta de participar é a de Informática. “Lá aprendi a digitar, fazer capas dos meus trabalhos e isso me ajudou muito nos estudos. Espero que o ETA mude a vida de outras pessoas como mudou a minha”, comentou.

“Antes de fazer o ETA eu era muito bagunceiro, desobedecia minha mãe e não fazia nada. Depois que entrei no Programa melhorei muito. Entrei na oficina de música e já estou fazendo muitas apresentações. Agradeço muito aos professores e a coordenadora”, relatou Daniel Aparecido Pereira, estudante do 8º ano do CAIC.

Mãe de aluno participante do Programa na EMEB “Faustino Antonio da Silva”, Elaine Silva de Oliveira falou na escola sobre o ETA: “Em minha opinião, esse Programa Escola em Tempo Ampliado faz a criança ter mais interesse em estudar, ter mais educação com as pessoas que aqui trabalham, respeitando os mais velhos e amando o próximo. Meu filho Wender Rodrigues, aluno do 7º ano, melhorou muito depois que começou a fazer parte do ETA. Acho muito importante pois, em vez de ficar só em casa, ele fica o dia inteiro na escola aprendendo com os professores, tendo aula de música, reforço em português, matemática e na aula de informática que é sua preferida. Parabéns a todos que aqui trabalham e que estão sempre preocupados com a educação de nossos filhos.

Gislaine Faustino da Silva, mãe do aluno Gabriel, do 4º ano, relatou que ficou feliz porque tinha que acabar os estudos. “O ETA veio para tirar as crianças da rua, da frente da televisão, jogando ou fazendo coisas erradas, pois nem todos os pais têm tempo para ficar cuidando de seus filhos. Esse programa é maravilhoso, meu filho gosta muito, não quer ficar nenhum dia sem ir para a escola, nem mesmo quando está doente. Ele é uma criança imperativa, quando o coloquei no programa ETA, pensei que ele não iria ficar por muito tempo, só tenho a agradecer aos professores por serem profissionais e amigos dos alunos. Meu filho mudou muito de comportamento, ficou mais atencioso, todos os dias quando chega da escola ele gosta de contar o que fez no ETA, eu o observo o quanto esse programa tem feito bem pra ele. Agradeço todos os professores pela paciência e compreensão que tem com meu filho.”

Veja Também  Prazo final para pagamento do alvará termina dia 25 

O professor articulador da EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos”, José Diaz avalia que “o programa ETA é de grande importância, pois se trata de algo diferenciado vindo ao encontro do aprendizado dos alunos, é uma ferramenta de grande valia. Hoje a escola se sente viva, pois descobrimos através deste programa que temos grandes artistas que antes não víamos. O interesse pelo aprendizado cresceu, vemos diariamente o avanço que eles têm nos estudos, são alunos diferentes, hoje com mais responsabilidade que antes. Estamos felizes e agradecemos imensamente a nossa prefeita Lucimar por ter implantado em nossa escola esse projeto, não podíamos deixar de falar que através do projeto ETA já fomos contemplados com vários troféus em apresentações musicais (fanfarra), dança (corpo coreográfico), teatro e também em notas em avaliação bimestral de alunos em Escola Destaque. Temos uma gestão que abraça o projeto, é uma equipe coesa, que não mede esforços e os resultados estão aí para todos ver o sucesso. Só temos que agradecer”, pontuou.

Desde sua implantação na rede municipal de Várzea Grande, o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA já atendeu mais de 1.000 alunos e em 2019 passa a atender também as EMEB’s “Professora Marilce Benedita de Arruda”, “Emanuel Benedito de Arruda”, “Aristides Pompeo de Campos” e “Honorato Pedroso de Barros”.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana