conecte-se conosco


Politica MT

Moretto articula reunião entre prefeitos e lideranças da região oeste de MT

Publicado

Foto: Marcos Lopes

Por Max Aguiar/ Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Valmir Moretto (PRB) acompanhou prefeitos e lideranças políticas da região oeste de Mato Grosso em intensas agendas na tarde de quarta-feira (6), nas secretarias de Infraestrutura e de Educação do estado. Com o intermédio do parlamentar, as visitas truxeram respostas positivas à população.

A comitiva integrada pelos chefes do Executivo de Nova Lacerda e Jauru e vereadores de Cáceres, iniciou as visitações pela pauta junto à Sinfra, liderada pelo secretário Marcelo Padeiro. Na oportunidade, a pedido de Moretto, Padeiro ouviu e colheu as principais demandas da população para as obras rodoviárias da região. A principal demanda trata da pavimentação da MT-343, que liga Cáceres a Barra do Bugres, passando pela comunidade de Vila Aparecida, próxima a Porto Estrela. Ao total,  segundo o projeto, são 24.6km que precisam ser asfaltados.  

Segundo o engenheiro da empresa HL Construtora, Rafael Ferreira, só está faltando a ordem de serviço ser liberada para que os trabalhos sejam concluídos. “Com a ajuda do deputado Moretto e a recepção do secretário Marcelo, creio que em menos de um  ano, após a ordem de serviço ser liberada, nós poderemos entregar a pavimentação da região”, comentou.

Após a primeira reunião, Padeiro e Moretto atenderam o prefeito de Jauru, Pedro Ferreira. Nessa oportunidade Ferreira destacou os problemas por conta dos buracos que tocam conta da malha viária da cidade, que tem 10 mil habitantes. O prefeito chegou a dizer que está prestes a decretar calamidade, pois desde o Governo passado o pedido é feito, mas ninguém dá uma resposta plausível aos munícipes.

“Estamos em busca de liberação de recursos para que possamos suprir essa necessidade. Hoje em dia não tem como trafegar de carro, pois a buraqueira lá é tamanha. Agradecemos ao deputado Valmir Moretto por nos ajudar nessa conversa com o secretário Padeiro, pois precisamos levar ao menos uma resposta pra população”, disse o gestor.

Veja Também  Espaço Cultural da ALMT recebe grupo Cinderela

Em resposta, Marcelo Padeiro disse que por conta do decreto de Calamidade Financeira feita pelo governador Mauro Mendes, não existe condições de fazer repasse no momento para a cidade, porém pediu que a equipe de Jauru protocolasse o pedido para que ao menos uma força tarefa faça um projeto de tapa buracos assim que o período de chuvas der uma trégua.

Em seguida foi a vez do prefeito de Nova Lacerda, Wilson José da Silva, repassar as demandas da cidade para o secretário de Infraestrutura. Na oportunidade, uma patrulha mecânica foi solicitada juntamente com o  serviço de recapeamento com lama asfáltica para todo o município, que também sofre com os problemas de buracos nas vias. Todos os pedidos foram intermediados pelo deputado Valmir Moretto, que também agradeceu a presteza do secretário Padeiro em receber a comitiva da região Oeste.

“Nosso trabalho como deputado é servir o povo. E mesmo sabendo das dificuldades do Estado, nós estamos enxergando a vontade de trabalhar dos secretários. Aqui na Sinfra, o secretário Padeiro mostrou isso pra nós, e por isso agradecemos o respeito dele com os prefeitos, vereadores e lideranças da região. Com muito trabalho e empenho, vamos ajudando a desenvolver nossos municípios”, concluiu Moretto.

Educação

Ainda na tarde quarta-feira (6), os prefeitos de Nova Lacerda e Jauru, acompanhados do deputado, foram até a Secretaria de Educação do Estado. Lá, o secretário-adjunto Executivo, Alan Rezende Porto, ouviu demandas como término de obras de escola, equipação do posto de transformação que abastece as escolas rurais e climatização das salas de aula.

Veja Também  ALMT promove debate sobre pesca na próxima semana em Santo Antônio

Por solicitação de Moretto, todos os pedidos foram protocolados na Seduc e o levantamento para saber quais projetos estão com recursos federais empenhados será feito neste mês. Assim feito, as obras poderão recomeçar e os pedidos poderão ser atendidos.

Para o diretor Roberto Conceição Nogueira, da Escola Hermes José da Silva, em Nova Lacerda, a atuação de Moretto, em liderar a comitiva em busca de melhorias na Educação, mostra o quanto o deputado está compelido para ajudar os munícipes da região oeste.

“Essa ajuda que o Moretto está nos dando é muito importante. Ele acompanhou nossa equipe em todas as reuniões, veio na Seduc, intermediou uma reunião e nós estamos torcendo que os trabalhos do Estado possam começar o quanto antes. Para nós, que somos lá da ponta, esse “cara a cara” com o secretário e um deputado é tamanha importância”, comentou o gestor escolar.

O secretário Alan Porto destacou a importância da reunião. “A gente está trabalhando em parceria com os deputados e prefeitos para que possamos ficar a par das condições das escolas. E eu vejo isso de forma positiva, pois assim poderemos tomar decisões que destravam trabalhos e ajuda a melhor a educação das cidades do interior, hoje nesse caso, as da região oeste. A população pode aguardar, que vamos trabalhar forte nesta região”, enfatizou.

O deputado Valmir Moretto resumiu as agendas como positivas e destacou que "as portas do gabinete estão sempre abertas para que a população possa buscar esse tipo de apoio nas secretarias estaduais". “O nosso patrão é povo. Os prefeitos, vereadores, lideranças que quiserem e precisar de nosso apoio, o gabinete está aberto para qualquer tipo solicitação. OEestado precisa melhorar e se cada um fizer seu papel, vamos fazer isso rápido e com perfeição”, finalizou o parlamentar. 

Fonte: ALMT
Comentários Facebook

Politica MT

Projeto de lei  quer obrigar bancos a irem até o beneficiário para realizar prova de vida

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

Todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma vez ao ano, devem comparecer a rede bancária para comprovar sua existência e continuar recebendo o pagamento da pensão ou aposentadoria. Caso contrário o benefício é bloqueado.

Porém, muitos não conseguem ir pela idade, saúde debilitada, ou por mobilidade física reduzida.

Em julho deste ano foi publicado no site do G1, do Paraná, a história de um idoso de 90 anos residente na zona rural, que por estar sem condições de andar, teve de ser carregado no colo pelo filho até o banco para realizar a “prova de vida” e  ter o pagamento da aposentadoria desbloqueado. 

Comovido com esse fato, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou na Assembleia  Legislativa de Mato Grosso, neste mês, o projeto de lei que obriga as instituições bancárias a destinarem colaboradores para comparecerem até o local onde se encontra o idoso, mas para isso os familiares ou responsável devem apresentar o atestado médico ao banco para comprovar a impossibilidade de locomoção da pessoa que precisa realizar a averiguação.

Veja Também  ALMT promove debate sobre pesca na próxima semana em Santo Antônio

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é ampliar a perspectiva de proteção do idoso ao acesso aos seus direitos mais básicos.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Politica MT

Espaço Cultural da ALMT recebe grupo Cinderela

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa recebe a exposição de artesanato do grupo Cinderela. O evento, que tem início hoje (19) e vai até a sexta-feira (23), acontece no saguão principal da sede do Parlamento. Doze expositores participam da mostra com produtos vão desde alimentos até artesanatos ligados à cultura regional.

“As feiras são o principal meio de divulgação dos trabalhos artesanais, são elas que levam os trabalhos até as pessoas”, explica a coordenadora do Grupo Cinderela, Verônica Cabral. “Por isso, dispor de espaços como o que a Assembleia viabiliza é muito importante para promover a cultura e a geração de renda para aqueles que trabalham artesanalmente”, destaca.

A artesã Angélica Milane participa pela primeira vez da exposição com artigos para animais de estimação produzidos com materiais reciclados. “Essa é uma proposta que envolve sustentabilidade e amor. Quem não gosta de fazer uma agrado para o seu pet? Ainda mais sabendo que os artigos são produzidos com materiais que já perderam a sua finalidade inicial e poderiam ser descartados, mas estão virando caminha ou brinquedo?”, diz com orgulho.

Outra novidade da edição deste ano são as tradicionais redes bordadas, uma tradição da cultura cuiabana, que trazem paisagens que retratam as belezas naturais do pantanal e do cerrado. “Eu digo sempre que esse trabalho é uma arte, pela forma como é feito, tudo manualmente e tem desenhos que são exclusivos. Chega-se a demorar sessenta dias para uma rede ficar pronta”, destaca o artesão Ernane Monteiro. Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Veja Também  ALMT promove debate sobre pesca na próxima semana em Santo Antônio

Realizado por intermédio do Instituto de Memória, a exposição do Grupo Cinderela já faz parte do calendário cultural da ALMT. Geralmente são realizadas duas edições ao ano.

Grupo Cinderela – Fundado há mais de dez anos, o grupo busca dar mais autonomia financeira para os artesãos que participam do projeto. Dentre os produtos comercializados estão artesanatos, artigos para casa, bijuterias e alimentos.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana