conecte-se conosco


Politica MT

Moretto articula reunião entre prefeitos e lideranças da região oeste de MT

Publicado

Foto: Marcos Lopes

Por Max Aguiar/ Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Valmir Moretto (PRB) acompanhou prefeitos e lideranças políticas da região oeste de Mato Grosso em intensas agendas na tarde de quarta-feira (6), nas secretarias de Infraestrutura e de Educação do estado. Com o intermédio do parlamentar, as visitas truxeram respostas positivas à população.

A comitiva integrada pelos chefes do Executivo de Nova Lacerda e Jauru e vereadores de Cáceres, iniciou as visitações pela pauta junto à Sinfra, liderada pelo secretário Marcelo Padeiro. Na oportunidade, a pedido de Moretto, Padeiro ouviu e colheu as principais demandas da população para as obras rodoviárias da região. A principal demanda trata da pavimentação da MT-343, que liga Cáceres a Barra do Bugres, passando pela comunidade de Vila Aparecida, próxima a Porto Estrela. Ao total,  segundo o projeto, são 24.6km que precisam ser asfaltados.  

Segundo o engenheiro da empresa HL Construtora, Rafael Ferreira, só está faltando a ordem de serviço ser liberada para que os trabalhos sejam concluídos. “Com a ajuda do deputado Moretto e a recepção do secretário Marcelo, creio que em menos de um  ano, após a ordem de serviço ser liberada, nós poderemos entregar a pavimentação da região”, comentou.

Após a primeira reunião, Padeiro e Moretto atenderam o prefeito de Jauru, Pedro Ferreira. Nessa oportunidade Ferreira destacou os problemas por conta dos buracos que tocam conta da malha viária da cidade, que tem 10 mil habitantes. O prefeito chegou a dizer que está prestes a decretar calamidade, pois desde o Governo passado o pedido é feito, mas ninguém dá uma resposta plausível aos munícipes.

“Estamos em busca de liberação de recursos para que possamos suprir essa necessidade. Hoje em dia não tem como trafegar de carro, pois a buraqueira lá é tamanha. Agradecemos ao deputado Valmir Moretto por nos ajudar nessa conversa com o secretário Padeiro, pois precisamos levar ao menos uma resposta pra população”, disse o gestor.

Veja Também  Famílias que vivem próxima a barragem em Bom Jesus do Araguaia estão expostas a risco

Em resposta, Marcelo Padeiro disse que por conta do decreto de Calamidade Financeira feita pelo governador Mauro Mendes, não existe condições de fazer repasse no momento para a cidade, porém pediu que a equipe de Jauru protocolasse o pedido para que ao menos uma força tarefa faça um projeto de tapa buracos assim que o período de chuvas der uma trégua.

Em seguida foi a vez do prefeito de Nova Lacerda, Wilson José da Silva, repassar as demandas da cidade para o secretário de Infraestrutura. Na oportunidade, uma patrulha mecânica foi solicitada juntamente com o  serviço de recapeamento com lama asfáltica para todo o município, que também sofre com os problemas de buracos nas vias. Todos os pedidos foram intermediados pelo deputado Valmir Moretto, que também agradeceu a presteza do secretário Padeiro em receber a comitiva da região Oeste.

“Nosso trabalho como deputado é servir o povo. E mesmo sabendo das dificuldades do Estado, nós estamos enxergando a vontade de trabalhar dos secretários. Aqui na Sinfra, o secretário Padeiro mostrou isso pra nós, e por isso agradecemos o respeito dele com os prefeitos, vereadores e lideranças da região. Com muito trabalho e empenho, vamos ajudando a desenvolver nossos municípios”, concluiu Moretto.

Educação

Ainda na tarde quarta-feira (6), os prefeitos de Nova Lacerda e Jauru, acompanhados do deputado, foram até a Secretaria de Educação do Estado. Lá, o secretário-adjunto Executivo, Alan Rezende Porto, ouviu demandas como término de obras de escola, equipação do posto de transformação que abastece as escolas rurais e climatização das salas de aula.

Veja Também  Max Russi solicita postos policiais em distrito e bairro de Sorriso

Por solicitação de Moretto, todos os pedidos foram protocolados na Seduc e o levantamento para saber quais projetos estão com recursos federais empenhados será feito neste mês. Assim feito, as obras poderão recomeçar e os pedidos poderão ser atendidos.

Para o diretor Roberto Conceição Nogueira, da Escola Hermes José da Silva, em Nova Lacerda, a atuação de Moretto, em liderar a comitiva em busca de melhorias na Educação, mostra o quanto o deputado está compelido para ajudar os munícipes da região oeste.

“Essa ajuda que o Moretto está nos dando é muito importante. Ele acompanhou nossa equipe em todas as reuniões, veio na Seduc, intermediou uma reunião e nós estamos torcendo que os trabalhos do Estado possam começar o quanto antes. Para nós, que somos lá da ponta, esse “cara a cara” com o secretário e um deputado é tamanha importância”, comentou o gestor escolar.

O secretário Alan Porto destacou a importância da reunião. “A gente está trabalhando em parceria com os deputados e prefeitos para que possamos ficar a par das condições das escolas. E eu vejo isso de forma positiva, pois assim poderemos tomar decisões que destravam trabalhos e ajuda a melhor a educação das cidades do interior, hoje nesse caso, as da região oeste. A população pode aguardar, que vamos trabalhar forte nesta região”, enfatizou.

O deputado Valmir Moretto resumiu as agendas como positivas e destacou que "as portas do gabinete estão sempre abertas para que a população possa buscar esse tipo de apoio nas secretarias estaduais". “O nosso patrão é povo. Os prefeitos, vereadores, lideranças que quiserem e precisar de nosso apoio, o gabinete está aberto para qualquer tipo solicitação. OEestado precisa melhorar e se cada um fizer seu papel, vamos fazer isso rápido e com perfeição”, finalizou o parlamentar. 

Fonte: ALMT
Comentários Facebook

Politica MT

Max Russi solicita postos policiais em distrito e bairro de Sorriso

Publicado

Cobranças foram levadas ao deputado por vereador de Sorriso

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Crimes ocorridos no Distrito de Primavera e no Bairro do Sol, em Sorriso, são constantemente denunciados por moradores. Atendendo a essas reivindicações, o vereador Maurício Gomes buscou soluções, junto ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Max Russi (PSB). As demandas foram apresentadas pelo parlamentar em sessão plenária, durante a semana. As indicações propõe ao governo do estado, a urgente necessidade da construção de postos policiais da Polícia Militar, em ambas as localidades.

Em relação ao distrito, localizado as margens da BR-163 e a 40 quilômetros do município, a comunidade alega que o principal motivo, para tantas ocorrências, seria o intenso movimento da rodovia, utilizada constantemente como rota de fuga para criminosos.

“Os índices de criminalidade estão em crescimento constante, o que faz com que a população conviva com o medo e a insegurança. A construção de um posto policial traria um pouco de paz a esses moradores”, justificou o vereador.

No caso do Rota do Sol, tem sido constantes os casos de roubos e furtos. Maurício acredita que, com a construção de unidade de policial, a criminalidade será bastante amenizada.

Veja Também  Famílias que vivem próxima a barragem em Bom Jesus do Araguaia estão expostas a risco

“São 14 mil moradores do Rota do Sol, assim como os outros milhares de moradores de bairros vizinhos como, por exemplo, os bairros: Jardim Amazônia, Portal Kaiabi, Jardim Tropical, Jardim Califórnia, Jardim América, Jardim Itália, Residencial Topázio e Jardim Aurora, serão beneficiados com a construção de um posto policial”, argumentou.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Politica MT

Presidente Janaina Riva dá posse a Toninho de Souza na ALMT

Publicado

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB) deu posse ao vereador por Cuiabá, Toninho de Souza, nesta segunda-feira (22), na ALMT. Ele assumiu a vaga do deputado Eduardo Botelho (DEM), que se licenciou para cuidar de assuntos particulares. Diversas autoridades, familiares e amigos prestigiaram a cerimônia realizada na sala de reuniões da Presidência.

A presidente destacou que o Parlamento ganha mais um grande representante popular. “Fazia tempo que não via uma posse assim tão prestigiada. Mas, isso se deve a humildade e capacidade do Toninho, que representa a Baixada Cuiabana, luta em diversas frentes, como da saúde, é incansável e vem com gás novo”, disse Janaína, ao agradecer o deputado Botelho. Segundo a parlamentar, essa é a primeira vez um presidente se licencia oportunizando o rodízio na ALMT. “Fica aqui a nossa admiração pelo gesto de Botelho comigo e com você Toninho”, afirmou a parlamentar, que se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento mato-grossense.

Acompanhado da esposa, Eliane de Lara Ferreira de Souza, da filha, Elys Virgínia, e da mãe, Maria Judite, Toninho falou sobre a realização do sonho de ser deputado, após três mandatos de vereador por Cuiabá. “A emoção é muito grande para quem veio da roça, em condições sofríveis, realizar sonho de ser comunicador, vereador e, agora, ser deputado estadual é mais que uma realização profissional, é obra de Deus. É com essa missão divina que vamos continuar trabalhando para o estado, para o cidadão. Essa é a nossa vocação”, disse Toninho, ao garantir que priorizará o setor da saúde, inclusive, a questão de reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O parlamentar disse que também quer audiências públicas para debater, junto com a bancada federal, melhorias para a agricultura familiar e para a segurança pública.

Para Toninho de Souza, sua posse ocorre num momento especial, em que a Casa de Leis é comandada por uma mulher. “Com muita honra e mérito a Janaina assume essa posição. Ela tem luz própria, é bem articulada, inteligente e essa votação expressiva dela na última eleição foi, principalmente, em razão desse grande trabalho. Não tenho dúvidas de que ela vai se destacar pela sua expertise, inteligência e habilidade política". 

Veja Também  Max Russi solicita postos policiais em distrito e bairro de Sorriso

Na oportunidade, o senador Wellington Fagundes ressaltou a importância do trabalho em parceria com a bancada federal para ajudar os municípios, especialmente, na área da saúde. Ele articulou a visita do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Cuiabá, nesta segunda-feira. Às 17 horas, na Assembleia Legislativa, o ministro se reúne com a Comissão de Saúde do Legislativo e diretores de hospitais filantrópicos de Mato Grosso.

O presidente do bairro Sol Nascente, Marcos Vinicius Vieira, lembrou a atuação de Toninho de Souza em benefício dos moradores. “Ele sempre realizou trabalhos sociais e por isso admiramos o apresentador, o vereador e agora deputado estadual Toninho de Souza”, finalizou.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana