conecte-se conosco


Nacional

Benefício a caminhoneiros deve retornar à população, mas haverá reflexo no bolso

Publicado


Entrevista coletiva sobre o fim da grave dos caminhoneiros foi concedida nesta quinta-feira no Palácio do Planalto
Valter Campanato/Agência Brasil 31.05.2018
Entrevista coletiva sobre o fim da grave dos caminhoneiros foi concedida nesta quinta-feira no Palácio do Planalto

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo espera ver os benefícios concedidos aos caminhoneiros na redução do preço do óleo diesel sendo devolvidos à população “de alguma maneira”.

Leia também: Empresário é preso nesta quinta por impedir fim da greve dos caminhoneiros

“O retorno que esperamos para a população é que o recálculo das planilhas em função do recálculo do custo dos fretes reflita também, de alguma maneira, o benefício
que os caminhoneiros
ganharam no movimento”, disse Etchegoywn. Por outro lado, o ministro afirma que haverá reflexos ao contribuinte

Segundo o ministro, o governo, no curso das negociações, cedeu “na medida do necessário”. Nem mais, nem menos. Ele acrescentou que a população, que em sua maioria apoiou a greve, “tem participação nas soluções”.

“Tivemos um apoio de 80% a 90% da população à manifestação. O governo não produz dinheiro, arrecada recursos. Obviamente, quem apoiava a greve e apoia as soluções teria sua cota de responsabilidade, de participação no financiamento disso. No final, somos nós, contribuintes. E isso inclui até mesmo os caminhoneiros”, enfatizou.

Veja Também  Porta-voz do MBL é suspeito de agredir cozinheira e chamá-la de “crioula”

Bloqueios restantes seriam criminosos

Ainda de acordo com o ministro, o governo entende que as mobilizações ainda existentes nas estradas não são parte da greve que vimos desde o início. O entendimento é que os atos acabaram há mais de dois dias, e o que resta são “bloqueios criminosos de grupos infiltrados nas estradas”.

Leia também: PF encontra ligação entre amigo de Temer e empresa investigada Rodrimar

“Vínhamos dizendo que lidamos com bloqueios criminosos de grupos infiltrados nas estradas. Os problemas causados continuarão mobilizando o governo para enfrentá-los”, acrescentou. Etchegoyen garantiu também que não há mais bloqueios e aglomerações nas rodovias e que o país está voltando à normalidade.

Mesmo com casos de vandalismo e a morte de um motorista durante a greve
, para o ministro, é preciso comemorar que o movimento dos caminhoneiros
tenha chegado ao fim sem nenhum ato de violência. “As forças federais e de segurança pública dos estados atuaram com energia, empregando o poder coercitivo do Estado, mas em qualquer momento temos que lamentar atos de violência”, disse. “O diálogo evitou que tivéssemos um país dividido por conta de confrontações desnecessárias.”

Veja Também  Estudante é baleada na perna dentro de colégio na Baixada Fluminense

*Com informações da Agência Brasil

Comentários Facebook

Nacional

Peixe do Nordeste pode ser consumido, segundo estudo do governo

Publicado

source
Nordeste arrow-options
Agência Pública
Depois do incidente, a pescadora Marinalva, de Pernambuco, percebeu que os camarões do mangue ficaram escuros

Um estudo encomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que os pescados do litoral nordestino afetado pelo derramamento de óleo está apto para o consumo humano. O estudo avaliou peixes e lagostas, mas não trouxe mais informações sobre demais frutos do mar.

O laudo da pesquisa aponta que amostras de Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte não contém níveis de contaminação por petróleo que sejam prejudiciais ao consumidor. 

Leia mais: Óleo chega a primeira praia na região Sudeste, diz Marinha

A nota divulgada pelo ministério aponta que a reavaliação dos pescados segue ativa e que resultados atualizados estarão à disposição da população. 

As coletas presentes no estudo foram realizadas nos dias 29 e 30 de outubro em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF). O teste buscou 37 diferentes compostos de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), referentes à contaminação por derivados de petróleo

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Também  Quadrilha que fraudou contratos do governo do Rio é alvo de operação policial
Continue lendo

Nacional

São Paulo tem previsão de chuva e máxima de 21ºC nesta terça-feira

Publicado

source
São Paulo arrow-options
Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 14.8.19
São Paulo

Esta terça-feira (12) em São Paulo será mais um dia com muita umidade e ausência do sol, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). 

A previsão do tempo indica mínima de 17ºC, com tempo nublado durante todo o dia. A máxima chega a 21ºC. Há expectativa de pancadas de chuva à noite e durante a madrugada e o índice de umidade do ar se mantém acima de 70%. 


Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Também  Estudante é baleada na perna dentro de colégio na Baixada Fluminense
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana