conecte-se conosco


Esportes

Capitães do grupo do Peru pedem que a Fifa libere Guerrero para jogar a Copa

Avatar

Publicado


Paolo Guerrero e advogados alegaram à Fifa que substância flagrada em seu organismo é proveniente de chá de coca
Site oficial

Paolo Guerrero e advogados alegaram à Fifa que substância flagrada em seu organismo é proveniente de chá de coca

batalha do atacante Paolo Guerrero pelo direito de disputar a Copa do Mundo
da Rússia junto à seleção do Peru ganhou um reforço nesta segunda-feira (21). De acordo com a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro), os capitães das seleções da França, da Dinamarca e da Austrália – que integram o grupo do Peru no Mundial – enviaram carta à Fifa pedindo a liberação do centroavante.

De acordo com o sindicato mundial de jogadores, a carta foi assinada pelo goleiro francês Hugo Lloris, pelo zagueiro dinamarquês Simon Kjaer e pelo capitão australiano Mile Jedinak. O apelo se soma a uma série de esforços que a FIFPro, a Federação Peruana de Futebol (FPF) e torcedores estão promovendo junto à Fifa
para tentar reverter a punição imposta pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) a Guerrero.

O próprio atacante viajou à Zurique, na Suíça, para participar de uma reunião com o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, nessa terça-feira (22). O presidente da FPF, Edwin Oviedo, também participará da conversa em busca do perdão ao atleta, flagrado em exame antidoping com substância proibida em seu organismo, no ano passado.

Leia também: Japonês vira alvo de torcedores ao ser confundido com corte que puniu Guerrero

Punição a Guerrero

A substância apontada pelos exames realizados após a partida entre Peru e Argentina, ocorrida no dia 5 de outubro do ano passado pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi a benzoilecgonina, um metabólico da cocaína. O atleta e seus advogados alegam que a substância é proveniente de uma folha de coca utilizada em um chá tomado em vários países da América do Sul.

O centroavante foi suspenso do futebol por um ano e começou a cumprir a sanção no dia 3 de novembro. Em dezembro, no entanto, o Tribunal de Apelação da Fifa
decidiu reduzir a pena para seis meses e Guerrero pôde retornar aos gramados neste mês de maio. O caminho para  Paolo Guerrero representar seu país no mundial da Rússia parecia livre, até que, na semana passada, o Tribunal Arbitral do Esporte decidiu ampliar a punição ao atacante para 14 meses.

Leia também: Paolo Guerrero se pronuncia após punição: “Estão me roubando a Copa do Mundo”

Comentários Facebook

Esportes

Técnico da seleção francesa vê incoerência em jogos durante pandemia

Avatar

Publicado


.

O técnico da seleção francesa de futebol, o ex-jogador Didier Deschamps, diz que vê incoerência no retorno de partidas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o que demanda a adoção de várias restrições para jogadores e público.

“Uma partida de futebol normal ocorre sem restrições e permite uma troca entre jogadores e público. Acompanhei a Bundesliga [Campeonato Alemão] desde o reinício das partidas na Alemanha. Certamente parece futebol. Não vou falar sobre o ritmo ou a intensidade das partidas. Mas algumas imagens me parecem muito incoerentes […]. Vejo jogadores atuando com todos os elementos específicos do futebol: contatos e confrontos. E então vemos no banco, reservas usando máscaras a dois metros de distância um do outro. Honestamente, eu não entendo”, declarou o treinador em entrevista ao jornal francês Le Parisien.

Na conversa, Deschamps também afirmou que percebe uma motivação econômica por trás do reinício, no atual momento, das competições na Europa: “A vida recomeça com muitas restrições em todas as áreas. No futebol, a retomada de alguns campeonatos obviamente responde, antes de tudo, a um problema econômico. Veja as decisões tomadas na Espanha e na Inglaterra. Esses dois países estão planejando a retomada da La Liga [Campeonato Espanhol] e da Premier League [Campeonato Inglês], mas decidiram não retomar o campeonato feminino, o que gera muito menos receita. Isso diz tudo”.

Além disso, o treinador diz que percebe que, no atual contexto, os profissionais de saúde passam a ser alvo de um tipo de admiração que muitas vezes é voltado apenas para grandes estrelas, como os jogadores de futebol, o que ele acha um movimento positivo: “Você sempre tem que mostrar grande humildade, sabendo como permanecer no seu lugar. Um treinador ou jogador tem um papel social a desempenhar, ele pode dar um sorriso, provocar e compartilhar emoções com o público, mas ele nunca terá a importância de um médico, enfermeiro ou equipe hospitalar […]. Eles, através de um gesto, uma intervenção, podem, eu insisto, salvar vidas. Eles têm o poder de agir de maneira benéfica na vida de cada ser humano”.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Federação Paulista de Basquete cria protocolo para volta às quadras

Avatar

Publicado


.

Quando a quarentena terminar em São Paulo, a bola laranja poderá voltar a quicar progressivamente nas quadras. A Federação Paulista de Basquete (FPB) publicou um protocolo com orientaçãoes e medidas de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19) para que os jogos da modalidade possam retornar com segurança, quando isso for autorizado por autoridades públicas. As recomedações de proteção são voltadas a atletas, profissionais da modalidade e torcedores.

O protocolo, publicado ontem (26) no site da entidade, estabelece uma série de condições para as competições possam ser realizadas nos ginásios dos clubes. Entre elas, o documento limita a presença de público à 30% da capacidade do ginásio. Os assentos individuais deverão estar demarcados com uma distância segura (não especificada) entre eles, evitando assim a probabilidade de transmissão do novo coronavírus.

Já os jogadores, árbitros e outros profissionais envolvidos na partida terão de usar máscaras. Caberá ainda ao clube mandatário providenciar álcool gel 70% para que fique à disposição dos oficiais de mesa e de quadra. 

O Campeonato Paulista de Basquete costuma começar em agosto e é considerada a liga regional mais importante do país, tanto a disputa masculina, quanto a feminina. O protocolo da FPB não menciona datas e deixa claro que as orientações “não substituem nem sobrepõem as recomendações médicas e sanitárias estadual ou municipais”.

Ontem (26) o governo do estado de  São Paulo prorrogou a quarentena até 15 de junho – inicialmente terminaria no próximo domingo (31 -, porém foi anunciado também que haverá flexibilização e volta da atividade econômica nas regiões menos afetadas pela pandemia.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana