conecte-se conosco


Policial

Operação Bairro Seguro termina com 161 pessoas presas

Publicado

Policial

Maricelle Lima Vieira | Sesp/MT 

Cento e sessenta e uma pessoas foram presas em ações integradas e simultâneas nos 141 municípios de Mato Grosso, durante a operação Bairro Seguro. A Sesp, por meio das forças de segurança, intensificou as ações preventivas e repressivas durante o fim de semana de Páscoa, de sábado (28.04) até a meia noite de domingo (29.04).

A operação ofensiva à criminalidade cumpriu 107 mandados de busca e apreensão, 90 mandados de prisão, 75 flagrantes, mais de 18 quilos de droga foram apreendidos, além de 14 armas de fogo retiradas de circulação e 12 veículos localizados e recuperados.

Na ação integrada também foram realizadas 95 orientações, fiscalizações e inspeções técnicas em estabelecimentos comerciais dos municípios. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou a importância da ação integrada, que reuniu esforços da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

“As forças têm participado e interagido cada vez mais. A troca de informações é constante, o que favorece o sucesso de operações como esta que lançamos. Os resultados são grandiosos e significativos para a segurança pública do Estado e para toda população.

O gestor ainda acrescenta que a operação Bairro Seguro é fruto de um planejamento integrado em todos os níveis de ação: estratégico, tático e operacional, atendendo demandas que estavam reprimidas.

“Tivemos vários pedidos das comunidades para que intensificássemos o policiamento, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. Alinhamos as demandas comunitárias com as questões técnicas das análises criminais da Secretaria”.

O subchefe de Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel Henrique Correa da Silva Santos, destaca que a operação está consolidada e bons resultado com foco no preventivo e repressivo.

“A Polícia Militar tem participado de forma efetiva e intensa colocando o máximo de policiais nas ruas nos 141 municípios. Consegue fazer a repressão e prevenção de forma abrangente o que traz para a sociedade, principalmente os municípios mais carentes, uma sensação de segurança mais efetiva”.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli, frisa que os trabalhos integrados da PJC com as demais forças de segurança contribuem diretamente para o êxito das ações repressivas em todo Estado.

Bairro Seguro

A ação integrada contou com 1.385 profissionais envolvidos diretamente nesta etapa. Cerca de 350 viaturas foram destacadas, com apoio das aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Entre as ações deflagradas, estão: os 605 bloqueios aleatórios, 796 bloqueios com várias viaturas e 872 pontos de estacionamentos com o emprego de uma viatura. Além das abordagens de 4.059 veículos e 7.066 pessoas.

Desenvolvida com o apoio de lideranças comunitárias, a estratégia da operação “Bairro Seguro” vem sendo colocada em prática desde 2015, com resultados positivos para a redução de homicídios e crimes patrimoniais.

 

Comentários Facebook

Policial

Filho que mantinha idosa de 93 anos sob condições insalubres é autuado em flagrante por maus tratos e cárcere privado

Publicado


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Um idoso de 60 anos foi autuado em flagrante pela Polícia Civil, na quarta-feira (01.12), pelos crimes de maus tratos e cárcere privado contra a mãe dele, de 93 anos. O suspeito foi encaminhado ao Plantão 24h de Atendimento a Vítima de Violência Doméstica e Sexual, em Cuiabá, após a mãe ser encontrada em estado bastante debilitado de saúde e sem cuidados.

Vizinhos da idosa denunciaram e a Polícia Militar chegou à residência, no bairro Morada do Ouro, onde foi necessário arrombar a porta para retirar a vítima, que estava em condições insalubres e bastante debilitada.

A idosa foi encontrada em um sofá, sem qualquer cuidado higiênico e sem receber alimentos. O Samu foi acionado para fazer o atendimento e encaminhou a vítima a uma unidade de saúde. Conforme relatório informado ao Plantão de Vítimas de Violência, a idosa apresenta um quadro de desnutrição e desidratação, além de apresentar ferimentos pelo corpo.

O local estava em condições insalubres e na geladeira só havia água e uma marmita com restos de comida azeda.

Quando a idosa estava sendo removida pela ambulância do Samu, o suspeito chegou à residência agressivo e gritando com a mãe, quando então detido e encaminhado ao Plantão 24h da Polícia Civil. Ele foi autuado em flagrante por maus tratos e cárcere privado.

Os crimes serão investigados pela Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PMMT e Sesc realizam evento com atrações musicais e feira gastronômica no 1º Batalhão na Capital

Publicado


Para celebrar o mês do Natal, a Polícia Militar em parceria com a Fecomércio e o Sesc Arsenal realizaram, na noite de quarta-feira (01.12), o evento ‘Natal dos Sentimentos’ no 1º Batalhão Daniel de Queiroz, na Capital.  

Atrações musicais e a tradicional feira gastronômica do Sesc Arsenal proporcionaram uma noite agradável à população que participou do acendimento das luzes natalinas do Batalhão Centenário da PMMT.  

Para o comandante–geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, a festividade é uma ótima oportunidade de celebrar a chegada das festas de fim junto com a sociedade e ainda mais proporcionar entretimento dentro da unidade policial.

“É um prazer imenso trazer a população para dentro dos nossos quartéis, ainda mais com essa forte parceria com o Sesc Arsenal de Mato Grosso e a Fecomércio. As famílias que aqui vieram puderam cantar com o nosso Corpo Musical e se divertir, além de provar a feira culinária de comidas típicas”, disse o coronel.  

No palco da festa ‘Natal dos Sentimentos’, o Corpo Musical da PMMT levou alegria junto com artistas como Pescuma, Henrique e Claudinho, Johnny Everson e Ministério de Música Vida e Voz. O morador do bairro Planalto, José Batista de Souza, participou da festa junto com a mulher e os dois filhos.

A diretora de Programas Sociais da Fecomércio/Sesc, Ellen Camargo, conta que a parceria entre o Sesc e a instituição militar busca gerar mais cidadania para a população. “Já estamos juntos há mais de dois anos com o projeto ‘Ouça na Janela’, do Corpo Musical da PMMT. E agora, fizemos este lindo evento junto com a nossa tradicional feira gastronômica”, comemora a diretora.  

  

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso