conecte-se conosco


Cuiabá

Em comemoração ao Dia Mundial da Água alunos da rede municipal de ensino visitam uma nascente preservada

Avatar

Publicado

Cerca de 75 alunos da EMEB Coronel Octayde Jorge, localizada no bairro Tancredo Neves, tiveram uma aula diferente no Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22). O grupo fez uma visita a uma nasceste que está inserida na sub-bacia do córrego Gumitá, localizada no bairro Morada do Ouro.

A caravana saiu da escola logo cedo, às 07h da manhã. Durante o passeio a ideia de preservação da água e do meio ambiente foi abordada pelos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Esperamos que daqui há alguns anos esses alunos tenham a percepção de que as ações de educação ambiental tem basicamente o objetivo de orientar e alertar sobre a necessidade de proteção dessas poucas áreas existentes, chamando à atenção para a sensibilização da causa levando em consideração a escassez de água em regiões da capital”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

Dada a importância da água para nosso planeta e para a nossa vida, o Dia Mundial da Água é uma data comemorativa muito importante para educação infantil.
“É um momento de extrema importância, no qual estamos trabalhando a questão da preservação do meio ambiente mostrando aos alunos na prática as nascentes dos rios e como as elas vão desaguando.  Além disso, abordamos com eles como podemos contribuir e continuar conservando a água potável, ainda mais porque ela está tão próxima de nós”, explicou a diretora da EMEB, Dalila Arantes.

A previsão é de que sejam plantadas cerca de 3.500 novas árvores só nesta área ainda neste primeiro semestre.

“Essa ação é uma grande parceria com o Ministério Público, onde estamos fazendo um trabalho de recuperação dessas nascentes, eliminando esgoto, recuperando a vegetação natural dando vida ao que anteriormente estava morrendo e dando lugar a lindo parque com espaço para caminhada, academia ao ar livre, pista de ciclismo, iluminação, formando um conjunto de ações cujo objetivo principal é preservar a nascente e recuperar a vegetação natural que nela existia”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Ao final do passeio cada aluno foi presenteado com um Kit do Instituto Ação Verde, com saquinho de lixo e caneca.

Comentários Facebook

Cuiabá

Arsec esclarece sobre decisão que suspende reajuste de água e esgoto

Avatar

Publicado


.

A ARSEC – Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá –  comunica que o reajuste na tarifa de água e esgoto, previsto para iniciar no dia 17 de abril, foi suspenso pelo Poder Executivo Municipal por 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

A decisão de suspender o reajuste da tarifa para o período 2020/2021 contou com o apoio e colaboração técnica da ARSEC, restando fundamentada em questões de ordem econômica, resultantes dos reflexos do isolamento necessário ao combate à pandemia do coronavírus.

A ARSEC destaca que o reajuste anual tarifário é procedimento previsto em lei e contrato, iniciado no final do ano de 2019 e concluído antes do início da pandemia do COVID-19, com ampla transparência, participação e divulgação dos resultados. 

Fomos todos surpreendidos com o início do surto do coronavírus em Cuiabá, fato este coincidiu com o período de divulgação obrigatória pela Concessionária da vigência da nova tarifa.

Buscando alinhar e racionalizar as medidas até então adotadas para o combate da pandemia, o Poder Executivo Municipal, atento e sensível à situação, entendeu por bem suspender o reajuste da tarifa de água e esgoto, no que foi amplamente apoiado pela ARSEC, recebendo o respaldo técnico desta Agência para tanto.

A ARSEC reafirma sua missão de garantir a prestação adequada dos serviços públicos de água e esgoto em Cuiabá, ciente da importância do saneamento, ainda mais em momentos de crise na saúde, e se sensibiliza com a população neste momento de dificuldade enfrentada por todos, ciente de que as medidas que vem sendo adotadas pelo Poder Executivo visam resguardar a vida e o bem estar do cidadão cuiabano.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura efetua pagamento dos salários no último dia útil do mês de março

Avatar

Publicado


.

Os servidores municipais da Prefeitura de Cuiabá terão os salários referentes ao mês de março depositados na nesta terça-feira (31).  A confirmação é do prefeito Emanuel Pinheiro que assevera manter o compromisso de gestão que será honrado até o último dia do mandato.

 “Por mais um mês consecutivo estou honrado e sempre vou honrar com o pagamento dos salários do funcionalismo público. Dia 31 de março, último dia útil do mês, o salário estará na conta dos mais de 18.500 servidores da nossa capital”, declarou Pinheiro.

A  regularidade salarial do funcionalismo público tem sido uma preocupação da gestão e reflete a valorização do trabalhador pelos serviços prestados ao cidadão. “Nós estaremos pagando, amanhã, dia 31. Mais uma vez, honro, com  meu compromisso. No último dia útil, injetando R$ 47 milhões e levando tranquilidade a servidores, seus familiares e  fomentando o comércio”. 

Ele relebra ainda que outro fato importante a ser lembrado é que, além do salário dos funcionários públicos em atividade, temos mantido em dia, há dois anos, o pagamento dos aposentados e pensionistas pela Cuiabá-Prev.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana