conecte-se conosco

Mato Grosso

Governo entrega mil coletes balísticos e armas ao sistema penitenciário

Avatar

Publicado

Durante a Caravana da Transformação de Cáceres, nesta sexta-feira (02.03), o governador Pedro Taques fez a entrega de aproximadamente mil coletes balísticos, 58 kits de agentes químicos, 200 pistolas 0.40, 120 espingardas de calibre 12 (letais e menos letais) e pelo menos 150 mil munições ao sistema penitenciário de Mato Grosso. Também anunciou que até julho os 2,4 mil agentes contarão com uniforme padronizado.

Além disso, haverá reforço no efetivo com as primeiras 160 nomeações, dos mil aprovados no concurso, até o final de abril e início imediato da qualificação. As demais nomeações serão feitas de forma escalonada. “Esse grupo é de extrema importância para o sistema de segurança, pois são eles que mantêm aquelas pessoas inaptas de convivência social lá dentro das unidades penais e, com isso, contribuem para a segurança do cidadão aqui fora”, avaliou Taques.

Mato Grosso possui 55 unidades penais e uma população carcerária de aproximadamente 11,5 mil pessoas, cerca de 5% mulheres e 95% homens. Para fazer frente a um déficit que atualmente é de cerca de 5 mil vagas, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, também falou da entrega nos próximos meses mais duas unidades, em Várzea Grande, para 1.008 mil vagas, e em Peixoto de Azevedo, para 250 vagas.

“Também conseguimos aprovar no Departamento Nacional Penitenciário esta semana o projeto arquitetônico para a construção da nova unidade de Alta Floresta, com mais 250 vagas. Todas as entregas atendem um cronograma determinado de aquisições que visam melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e também a gestão do sistema que hoje, apesar de todas os desafios, está entre os melhores do país. Há que se enfatizar a importância dos servidores em todos os avanços alcançados”, acrescentou o gestor da pasta.

Para a cadeia pública de Cáceres, onde estão hoje 440 presos, os investimentos são muito bem-vindos. O diretor Welton Ribeiro explicou que para quem está fazendo o trabalho na ponta e lidando com muitos presos de alta periculosidade e com situações complexas, como escolta, possibilidade de rebeliões, os coletes, armas e agentes químicos são essenciais. “Porque eles nos trazem mais proteção individual e são muito úteis no contato direto com o recuperando. Numa possível situação de motim, as armas menos que letal ajudam a para inibir qualquer tipo de ameaça”.

Valorização do servidor 

A cadeia pública feminina de Cáceres, onde estão 42 reeducandas, também recebeu o kit composto por agentes químicos, coletes balísticos e três carabinas calibre 12. Na avaliação da diretora Franciskely Moreira, as melhorias no sistema têm sido contínuas, incluindo ainda no ano passado a entrega de 29 viaturas e outras 18 que estão em processo de aquisição pela Sejudh.

O secretário Fausto Freitas e sua equipe visitaram diversas unidades penais da região, entre elas as cadeias públicas de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga, onde foram entregues os materiais adquiridos pela Sejudh. Ainda durante a caravana deverão ser entregues os kits e armamentos também às unidades de Rio Branco, Pontes e Lacerda, Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Emanoel Alves Flores, secretário adjunto de Administração Penitenciária, ressaltou a importância do reconhecimento dos profissionais penitenciários, em especial do agente, como parte do sistema de segurança do estado de Mato Grosso, mantendo sempre com prioridades as demandas da área.

“Esse pacote de aquisições e investimentos que somam mais de R$ 44 milhões do Funpen visa prioritariamente valorizar o servidor. Nós entendemos os anseios das categorias, mas é importante frisar que nada se faz de uma única vez”. Freitas acrescentou que a dedicação da equipe do sistema penitenciário tem sido imprescindível. “Esse comprometimento é importante, porque temos uma gestão feita por servidores de carreira, algo que representa uma conquista à categoria e ao próprio sistema. Temos que fazer dar certo “.

Em Mirassol D’Oeste, o diretor em exercício Nilton Silva, e o titular Lindomar de Almeida, mostraram as melhorias na unidade nos últimos dois anos, com reformas, ampliações e implantação de equipamentos de segurança que transformaram a fachada do local. Ao todo, a cadeia abriga 141 presos, mas tem capacidade para 120.

“Tudo foi feito na própria unidade, pelos próprios recuperandos, também temos 17 deles em trabalhos extra muro prestando serviços à prefeitura e ao cidadão”, explicaram os dois. “Somos hoje, depois de Cáceres, a unidade com maior demanda e precisamos de um reforço em número de agentes, mas, infelizmente não tivemos nenhum candidato aprovado para o município no concurso, contamos com o apoio da secretaria para nos ajudar nisso”.

Em Quatro Marcos, a diretora Janaína Savoine salientou que por meio de parcerias com a comunidade e a prefeitura municipal conseguiu adquirir reservatórios de água para a unidade penal e resolver o problema antigo da fossa sanitária, que eram demandas antigas. Com um número de 120 recuperandos, a maioria presos por tráfico de entorpecente e formação de quadrilha, ela disse que o reforço em segurança tem sido importante.

“Estamos atendendo também o município vizinho de Jauru, por isso a doação da viatura no ano passado nos ajudou a melhorar nossos serviços. Apesar das dificuldades enfrentadas, nós acreditamos que o sistema avançou e pode avançar mais. Estamos colaborando com ideias criativas e parcerias”, frisou a diretora. O mesmo avaliou o diretor da unidade de Araputanga, Paulo Cesar Neves, que cuida hoje de 78 recuperandos. “A aproximação da secretaria estadual com as unidades menores é muito importante neste processo”.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Domingo (24): Mato Grosso registra 1.464 casos e 40 óbitos por Covid-19

Avatar

Publicado


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.05), 1.464 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 40 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas três mortes envolveram dois residentes de Cuiabá e um de Cotriguaçu.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (489), Várzea Grande (124), Rondonópolis (112), Primavera do Leste (71), Tangará da Serra (66), Barra do Garças (65), Lucas do Rio Verde (46), Sorriso (37), Confresa (35), Sinop (34), Rosário Oeste (34), Jaciara (25), Peixoto de Azevedo (21), Cáceres (19), Nova Mutum (18), Pontes e Lacerda (17), Alta Floresta (16), Querência (15),  Mirassol D’Oeste (10), Tapurah (9), Chapada dos Guimarães (9), Campo Verde (9), Vila Rica (7), Jangada (7), Campo Novo do Parecis (7), Aripuanã (7), Alto Araguaia (7), São Pedro da Cipa (6), São José dos Quatro Marcos (6), Sapezal (5), Pontal do Araguaia (5), Nova Ubiratã (5), Juína (5), Ribeirão Cascalheira (4), Matupá (4), Guarantã do Norte (4), Curvelândia (4), Acorizal (4), Rio Branco (3), Poconé (3), Nova Lacerda (3), Nossa Senhora do Livramento (3), Ipiranga do Norte (3), Conquista  D’Oeste (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Santo Antônio de Leverger (2), Rondolândia (2), Poxoréo (2), Pedra Preta (2), Juscimeira (2), Jauru (2), Dom Aquino (2), Cotriguaçu (2), Colíder (2), Canarana (2), Bom Jesus do Araguaia (2), União do Sul (1), Terra Nova do Norte (1), São José do Xingu (1), São José do Povo (1), São Felix do Araguaia (1), Santa Rita do Trivelato (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Novo Mundo (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nobres (1), Marcelândia (1), Luciara (1), Lambari D’Oeste (1), Juara (1), Campos de Júlio (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Alto Boa Vista (1), e residentes de outros Estados (28).

Nas últimas 24 horas, surgiram 101 novas confirmações em Acorizal (1), Alta Floresta (3), Barra do Garças (3), Campo Verde (1), Chapada dos Guimarães (2), Cuiabá (64), Primavera do Leste (8), Rondonópolis (5), Rosário Oeste (1), Sorriso (3), Tangará da Serra (6) e Várzea Grande (4).

Dos 1.464 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 844 estão em isolamento domiciliar e 460 estão recuperados. Há ainda 120 pacientes hospitalizados, sendo 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 62 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 265 leitos de UTI e 874 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado. 

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,3% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,7% masculino; além disso, 427 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 5.068 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 195 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Até o último sábado (23), o Governo Federal confirmou 347.398 casos da Covid-19 no Brasil e 22.013 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 21.048 mortes e 330.890 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Até o fechamento deste material, não foram atualizados os números deste domingo (24).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

SES é notificada sobre três novas mortes por Covid-19 em MT

Avatar

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu na manhã deste domingo (24.05), a notificação de três novas mortes por Covid-19 em Mato Grosso. No total, já são 40 óbitos no Estado. Duas mortes foram notificadas pelo município de Cuiabá, que já registra 425 casos confirmados de coronavírus; o terceiro óbito envolve um residente de Cotriguaçu, que estava internado em Várzea Grande.

De acordo com os Boletins da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso envolveram residentes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã, Rondonópolis, Cuiabá, Barra do Garças, Mirassol D’ Oeste, Sinop, Rio de Janeiro, Nova Mutum, Várzea Grande, Vale de São Domingos, Querência, Ponte Branca, Chapada dos Guimarães, Andradina (SP), Alto Boa Vista, São Pedro da Cipa, Juína e Curvelândia.

As informações oficiais sobre os óbitos constarão no Boletim Informativo deste domingo (24), divulgado a partir das 17h.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana