conecte-se conosco


Policial

Investigadora troca experiências sobre enfrentamento da violência contra a mulher com Polícia de Londres

Publicado

Policial

Assessoria | PJC-MT

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Embaixada Britânica em Brasília e o Instituto Avon se reuniram em uma missão muito especial: levar para Londres as representantes das experiências selecionadas pelo Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de práticas inovadoras no enfrentamento da violência contra a mulher.

A investigadora de polícia, Andréa Cristiane Oliveira Costa Guirra, presidente da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia (509 e 512 km a Leste), foi uma das convidadas para trocar experiências com a Polícia de Londres, Capital da Inglaterra, entre os dias 17 e 24 de fevereiro.

A semana de intercâmbio, coordenada pelo Fórum de Segurança Pública e organizada psicologa do FBSP e pela professora da Universidade de Bradford/ Reino Unido, Fiona Macaulay, incluiu visitas à New Scotland Yard, oportunidade em que os participantes conheceram e trocaram experiências com Polícia Metropolitana de Londres na investigação, prevenção e repressão a crimes como estupro, violência doméstica, abuso sexual, exploração sexual de crianças, etc.

O encontro contou também com a presença da Polícia Federal na Embaixada Brasileira em Londres, proporcionando conversas com importantes pesquisadores da área de violência doméstica, violência sexual e polícia em três universidades: London Metropolitan University, London School of Economics e University College London.

As experiências brasileiras foram apresentadas na LSE – London School of Economics, pela Investigadora Andréa Guirra, major Denice Santiado, delegada Eugência Villa, Sargento. Djair Rosário e Cabo Cirqueira.

“Foram muitas trocas e posso dizer que a polícia londrina ficou impressionada com as boas práticas brasileiras. Fiquei orgulhosa desse grupo e feliz pelo reconhecimento que tiveram das pessoas que estavam ali: estudantes, pesquisadores e também um policial aposentado da Metropolitan Police”, recordou a investigadora.

Para a presidente da Rede de Frente, passar uma semana em Londres conhecendo o trabalho da New Scotland Yard que está no top 5 das melhores policias do mundo, ao lado de professores e pesquisadores que tratam da violência contra a mulher e assuntos afins foi uma experiência única.

“A semana foi intensa, contribuindo muito para minha vida como pessoa e como profissional. Volto transformada! Convivi com pessoas maravilhosas, que lutam diariamente pelo fim da violência, mesmo com todos os problemas. Entendi e aprendi um pouco como trabalham policiais que vivem outra realidade, mas que encontram desafios, assim como nós”, destacou Andréa.

Selo FBSP

No dia 8 de março, a Rede de Enfrentamento recebeu o Selo FBSP de Práticas Inovadores em 2017. A entrega do prêmio foi realizada em uma cerimônia, no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo (SP).

O convite para trocar experiências com a Polícia de Londres aconteceu durante um workshop especial para policiais e guardas municipais, promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com apoio da Embaixada Britânica. Andréa e outras duas representantes de práticas inovadoras sobre violência doméstica contra mulher, que ganharam o Selo, foram convidadas para para a viage.

Comentários Facebook

Policial

Réu pela morte da ex-convivente tem prisão cumprida pela Polícia Civil

Publicado


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Um homem de 53 anos, réu pelo feminicídio da ex-convivente, ocorrido em 2018 na cidade de Castanheira, noroeste do estado, foi preso nesta segunda-feira (18.10) pela Polícia Civil, em Nova Lacerda. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe do delegado Ricardo Marques Sarto.

O réu foi preso em sua residência, localizada no centro da cidade, e estava aguardando o julgamento em prisão domiciliar.
Contudo, a decisão foi revogada e um novo mandado foi expedido pela 3a Vara Criminal da Comarca de Juína, onde tramita o processo do feminicídio. Agora, ele aguardará o júri em regime fechado.

A vítima, Rosana Borges das Neves, 31 anos, foi morta pelo réu que invadiu a residência de familiares dela, em Castanheira, e a atingiu com vários disparos de arma de fogo. Conforme o registro da ocorrência, a vítima ainda gritou por socorro e tentou fugir do autor do crime, mas foi atingida pelas costas.

Após os trâmites legais de formalização do mandado de prisão na Delegacia de Comodoro, o preso foi encaminhado à unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Suspeito de tentativa de homicídio, que age como disciplina de facção, é preso pela Polícia Civil

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT 

A Polícia Civil cumpriu nesta segunda-feira (18.10), em Paranatinga, um mandado de prisão preventiva contra um rapaz de 21 anos investigado por tentativa de homicídio qualificado, ocorrida na última semana, na cidade.

O suspeito foi identificado como “disciplina” de uma facção criminosa e é investigado pela prática de diversos crimes realizados em Paranatinga, como tortura, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

No último dia 12 de outubro, a vítima de 22 anos estava em uma residência quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

A equipe da Delegacia de Paranatinga realizou diligências e chegou à identificação do autor do crime. Com a documentação reunida sobre a ação criminosa, o delegado Hugo Abdon representou pelo pedido de prisão preventiva, deferido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Paranatinga.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso