conecte-se conosco


Policial

Sesp reúne gestores e reforça integração e parcerias em Sinop

Publicado

Policial

Victor Cabral | Sesp-MT

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública realizou reunião com os gestores da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Sinop para debater ações estratégicas no município. Durante o encontro foram apresentados, por exemplo, os dados estatísticos dos índices criminais das cidades que compõem a Risp 3.

A quantidade de roubo (quando há violência ou ameaça) em Sinop, por exemplo, reduziu em 2017, quando comparada a 2016. Ano passado foram registrados 968 roubos e em 2016 foram 1.080. Ou seja, menos 112 casos. Outro exemplo é o município de Cláudia, que reduziu de 12 para três os casos de roubos, no mesmo comparativo.

O coordenador do GGI, major PM Rafael Dias, explica que as ações planejadas pela regional são repassadas para a Sesp, que promove apoio na realização de operações. “A proposição de ações de forma integrada na gestão estratégica reflete positivamente na atividade fim das instituições”, enfatiza o major.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, encontros com os representantes regionais das forças são importantes para fortalecer as ações desempenhadas. “Reuniões como esta fazem o sistema de segurança pública se tornar mais eficiente. O diálogo é importante e sempre estarmos abertos para conversar”, pontuou.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Jonildo Assis, fez referência ao sucesso da operação de carnaval em Sinop. Assis destacou a redução dos crimes durante o período de festa. “E isso foi possível por conta das ações integradas entre as forças de segurança pública”, enfatizou o secretário adjunto.

A integração nas atividades foi endossada pelo diretor-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli. “É um trabalho sem vaidade, apenas com o objetivo de reduzir os índices criminais”.

Quem também enalteceu o trabalho realizado diariamente em parceria foi o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Marcos Cunha. “Com a integração chegamos a resultados positivos. Trabalhamos de forma institucional para a sociedade”. O comandante regional do Corpo de Bombeiros em Sinop, Hector Péricles, foi categórico ao dizer: “como cidadão, não como bombeiro, posso afirmar que a sensação de segurança em Sinop e região é perceptível”.

O diretor-geral da Politec, Reginaldo Rossi, pontuou que Sinop é um grande polo da instituição. Ele disse que a Politec vai estar presente em uma unidade do Ganha Tempo em Sinop. “Nós queremos reduzir, cada vez mais, o tempo para entrega de documentos”.

Com a primeira base aérea instalada no interior de Mato Grosso, localizada em Sorriso, cidade vizinha a Sinop, o coordenador do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), Juliano Chiroli, frisou que toda região será atendida. “Esta base é um avanço para região”.

Comentários Facebook

Policial

Réu pela morte da ex-convivente tem prisão cumprida pela Polícia Civil

Publicado


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Um homem de 53 anos, réu pelo feminicídio da ex-convivente, ocorrido em 2018 na cidade de Castanheira, noroeste do estado, foi preso nesta segunda-feira (18.10) pela Polícia Civil, em Nova Lacerda. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe do delegado Ricardo Marques Sarto.

O réu foi preso em sua residência, localizada no centro da cidade, e estava aguardando o julgamento em prisão domiciliar.
Contudo, a decisão foi revogada e um novo mandado foi expedido pela 3a Vara Criminal da Comarca de Juína, onde tramita o processo do feminicídio. Agora, ele aguardará o júri em regime fechado.

A vítima, Rosana Borges das Neves, 31 anos, foi morta pelo réu que invadiu a residência de familiares dela, em Castanheira, e a atingiu com vários disparos de arma de fogo. Conforme o registro da ocorrência, a vítima ainda gritou por socorro e tentou fugir do autor do crime, mas foi atingida pelas costas.

Após os trâmites legais de formalização do mandado de prisão na Delegacia de Comodoro, o preso foi encaminhado à unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Suspeito de tentativa de homicídio, que age como disciplina de facção, é preso pela Polícia Civil

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT 

A Polícia Civil cumpriu nesta segunda-feira (18.10), em Paranatinga, um mandado de prisão preventiva contra um rapaz de 21 anos investigado por tentativa de homicídio qualificado, ocorrida na última semana, na cidade.

O suspeito foi identificado como “disciplina” de uma facção criminosa e é investigado pela prática de diversos crimes realizados em Paranatinga, como tortura, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

No último dia 12 de outubro, a vítima de 22 anos estava em uma residência quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

A equipe da Delegacia de Paranatinga realizou diligências e chegou à identificação do autor do crime. Com a documentação reunida sobre a ação criminosa, o delegado Hugo Abdon representou pelo pedido de prisão preventiva, deferido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Paranatinga.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso