conecte-se conosco


Internacional

Manifestantes bloqueiam Via Dutra em protesto contra reforma da Previdência

Avatar

Publicado

Frentes sindicais bloquearam Via Dutra com pneus queimados em Guarulhos, na Grande SP
Reprodução/Twitter – @sandraselmader

Frentes sindicais bloquearam Via Dutra com pneus queimados em Guarulhos, na Grande SP

Frentes sindicais promovem na manhã desta segunda-feira (19) uma série de protestos contra a  proposta de reforma da Previdência que tramita na Câmara dos Deputados.

Em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, um grupo de manifestantes contrários à reforma da Previdência incendiou pneus e bloqueou a Via Dutra, rodovia que liga a capital paulista ao Rio de Janeiro, na altura do quilômetro 212, no sentido São Paulo. O fogo já foi apagado e a pista foi liberada, mas os efeitos do bloqueio ainda se refletem no congestionamento na rodovia, que somava 14 quilômetros de lentidão pouco antes das 10h desta manhã.

Ainda em Guarulhos, os serviços de transportes foram afetados devido á paralisação de motoristas e cobradores de ônibus nas primeiras horas do dia. De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das responsáveis pelos atos desta manhã, os ônibus não saíram das garagens de ao menos quatro empresas no início desta manhã. 

No ABC Paulista, as saídas dos terminais metropolitanos de São Bernardo do Campo e de Santo André foram bloqueadas por grevistas, impedindo a circulação de trólebus da empresa Metra. Também em São Bernardo, os funcionários da fábrica da Ford cruzaram os braços e não trabalham nesta segunda-feira.

Leia também: Prisão domiciliar para detentas grávidas será julgada esta semana pelo STF

Greve dos bancários e impacto no trânsito

Como parte da agenda de protestos contra a reforma, bancários de todo o País decidiram entrar em greve e as agências estão fechadas nesta segunda-feira. Ainda não há balanço sobre o alcance da paralisação dos trabalhadores.

Os vários protestos que ocorrem na região metropolitana de São Paulo impactaram no trânsito da capital paulista nesta segunda-feira. Os registros da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontaram congestionamento acima da média para o dia e horário por volta das 9h. Às 10h, a cidade somava ao menos 73 quilômetros de lentidão.

Além da reforma da Previdência, que propõe um pacote de alterações nas regras para o acesso à aposentadoria, as centrais sindicais que organizam os protestos desta segunda-feira também criticam o decreto de intervenção militar no Rio de Janeiro

Comentários Facebook

Internacional

EUA incluem entidades e indivíduos na lista de sanções por apoiar Irã

Avatar

Publicado

O governo americano disse que acrescentou companhias com sede na China, em Hong Kong e Dubai, além de dois indivíduos, à sua lista de sanções por apoiar o Irã.

O Departamento do Tesouro anunciou, nessa quinta-feira (23), que adotou a medida contra quatro empresas de petróleo e petroquímicas. Duas delas têm sede em Hong Kong e as outras, em Xangai e Dubai.

Segundo o departamento, as firmas ajudaram a Companhia Nacional de Petróleo do Irã a exportar o produto e derivados aos Emirados Árabes Unidos e à China. O valor de exportação equivale, ao todo, a milhões de dólares.

Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, anuncia sanções contra a Coreia do Norte

O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin – REUTERS/Jonathan Ernst

O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou, em comunicado, que os setores petroquímico e de petróleo constituem fontes primárias de fundos para as atividades terroristas do governo iraniano em todo o mundo.

Uma medida similar foi adotada pelo Departamento de Estado americano, que anunciou na quinta-feira, a inclusão de novas entidades à sua lista de sanções. Uma empresa na China continental e duas firmas baseadas em Hong Kong, além de dois indivíduos, foram acrescentados à lista. Uma das companhias com sede em Hong Kong também está na relação do Departamento do Tesouro.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse, no Twitter,  que “a pressão máxima sobre o regime iraniano irá continuar até que seu comportamento mude”. Ele alertou que entidades ou indivíduos que apoiam atividades iranianas serão alvo de sanções.

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Japão intensifica medidas para controlar contágio com vírus

Avatar

Publicado

O ministro dos Transportes do Japão disse que vai intensificar as medidas contra um possível surto deste mais recente tipo de coronavírus. Kazuyoshi Akaba prometeu que um esforço máximo será feito para lidar com o esperado aumento no número de turistas da China durante os feriados do Ano Novo Chinês.

O governo está exigindo que companhias aéreas e navios de cruzeiro distribuam um cartão de informações sanitárias a todos os passageiros provenientes da China. O cartão encaminha passageiros aos funcionários da quarentena caso eles tenham estado em Wuhan, tenham sintomas, ou estejam tomando analgésicos.

Hotéis e outros estabelecimentos do setor serão incentivados a monitorar seus hóspedes e exigir que eles procurem um médico se tiverem sintomas como febre ou tosse.

O ministério dos transportes informou que cinco companhias aéreas chinesas manterão suspensos seus voos diretos entre o Japão e a cidade de Wuhan até março.

Edição:
Fonte: EBC
Comentários Facebook
Continue lendo

Destaques

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana