conecte-se conosco


Destaque

Mutirão de cirurgias e transferências desafogam PS de Cuiabá, diz secretaria

Publicado

Destaque

Cerca de 90% dos 170 pacientes que aguardavam por cirurgias instalados no corredor entre a sala de sutura e a sala vermelha do Pronto Socorro de Cuiabá deixaram o hospital após passarem por triagem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que não eram casos de urgência e emergência retornaram para as unidades ou municípios de origem, mas com a cirurgia já agendada no PS.

Conforme a pasta, foram contratados sete médicos triagistas e duas assistentes sociais para avaliar cada caso e fazer a classificação de risco dos pacientes, a fim de desafogar a unidade que, até então, atuava com 60% acima da sua capacidade normal.

Na última semana, 25 pacientes – que representam 15% do total de pacientes internados no corredor – voltaram para casa, onde devem continuar tomando a medicação prescrita e darão continuidade aos respectivos tratamentos na unidade de saúde mais próxima da residência deles.

Já 51 pacientes ortopédicos com indicação de cirurgia foram desospitalizados com os exames pré-operatórios realizados e as cirurgias agendadas, segundo a diretora técnica de gestão do hospital, Zamara Ribeiro.

Veja Também  Mato Grosso vacinará 32 mil com 1º lote; índios e profissionais de saúde são maioria

Ainda de acordo com Ribeiro, outros 51 pacientes receberam alta do Pronto Socorro e não têm mais necessidade de voltar para o hospital, sendo que muitos dlees voltaram para os municípios de origem. Outros 25 pacientes foram transferidos para outros hospitais, como o São Benedito e os filantrópicos, que dão apoio ao Pronto Socorro.

Entre os pacientes que ainda permanecem hospitalizados, Zamara Ribeiro afirma que tratam-se de pacientes da cirurgia geral e vascular que ainda aguardam a realização de exames.
Mutirões de cirurgias ortopédicas foram realizados no PS de Cuiabá nos meses de novembro e dezembro deste ano. Na ocasião, a prefeitura informou que um levantamento prévio apontou que a maioria dos pacientes que aguardava cirurgia nos corredores procurava por tratamento de ortopedia.

Comentários Facebook

Destaque

Bebê é encontrado em caixa de sapato ao lado de lixeira

Avatar

Publicado

Na manhã desta segunda-feira (18), um bebê foi encontrado abandonado de fralda, dentro de uma caixa de tênis, ao lado de um contêiner de lixo, no bairro de Mussurunga 1.

A menina foi resgatada por pessoas que passavam pelo local e levada para a Unidade de Pronto Atendimento de São Cristóvão.

Segundo informações dos médicos que atenderam a criança, ela tinha cerca de quatro horas de vida, quando foi encontrada. A recém-nascida passa bem.
Reprodução das redes sociais

Comentários Facebook
Veja Também  Ex-policial militar com diversas condenações e foragido da Justiça é localizado e preso na Capital
Continue lendo

Destaque

Bebâdo filho ameaça arrancar cabeça da mãe em Cuiabá

Avatar

Publicado

Um jovem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar na noite de domingo (17) no bairro Jardim Paulicéia, em Cuiabá. Ele teria tentando matar a mãe, de 39 anos, com golpes de facão e enxada.

Na delegacia, ele seguiu com as ameaças e disse que arrancaria a cabeça da vítima com uma enxada e um facão.

Segundo boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada pelos familiares, por volta das 19h10. Eles relataram que o agressor estaria fora de controle e teria tentado matar a mãe.

Ao chegar no local, a vítima relatou aos militares que foi chamada pela nora para ir até a casa onde eles estavam. Lá, se deparou com o filho bastante alterado, aparentando estar bêbado. O suspeito a mandou ir embora de casa, mas ela se recusou.

Foi então que ele pegou um facão e disse que iria matá-la. A vítima foi golpeada com chutes e por pouco não foi atingida por golpes de facão, pois testemunhas conseguiram evitar o pior. Em seguida, o agressor pegou um pedaço de madeira e bateu na mãe, que ficou ferida no braço esquerdo.

Veja Também  Cemitérios, funerárias e crematórios querem prioridade na vacinação para trabalhadores do setor

Em rondas, os policiais encontraram o suspeito que foi encaminhado para a delegacia da mulher. Segundo informações dos militares, ele ameaçou os policiais e ainda disse que vai ‘arrancar a cabeça da mãe’.

A Polícia Civil investiga o caso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana